Comutação com 4 interuptores
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 ago 2018, 00:19
Comutação com 4 interuptores
Dá pra fazer comutação com 4 interruptores para o mesmo circuito usando 2 intermediários, ou só com relé de pulso?
Última edição por Davidson Melo em 22 ago 2018, 22:54, editado 1 vez no total.
-
- Aprendiz
- Registado: 20 abr 2017, 16:19
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 26 times
Re: Cumulação com 4 interuptores
Boa tarde.
Para fazer a comutação de um ponto de luz, em 4 pontos diferentes, vai precisar de 2 comutadores de escada e de 2 inversores de grupo.
Pesquise aqui no grupo o esquema de ligações que já foi partilhado diversas vezes.
Para fazer a comutação de um ponto de luz, em 4 pontos diferentes, vai precisar de 2 comutadores de escada e de 2 inversores de grupo.
Pesquise aqui no grupo o esquema de ligações que já foi partilhado diversas vezes.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Cumulação com 4 interuptores
Pode fazer de duas formas, a que foi partilhada (2 escadas + 2 inversores) e (e não "ou só"...) usando botões de pressão associados a um telerruptor (ou relé de pulso, impulso, biestável, flip-flop, o que lhe quiser chamar...)Davidson Melo Escreveu: 22 ago 2018, 13:42 Dá pra fazer comutação com 4 interruptores para o mesmo circuito usando 2 intermediários, ou só com relé de pulso?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 ago 2018, 00:19
Re: Comutação com 4 interuptores
Ok era essa minha dúvida posso colocar dois intermediários então que aqui chama inversores né... Maravilha da fiz muito com 3 mas agora vou fazer vários com 4 interruptores e o problema do relé que precisa de 2 fases né? Ou estou enganado?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Comutação com 4 interuptores
BoasDavidson Melo Escreveu: 22 ago 2018, 23:02 Ok era essa minha dúvida posso colocar dois intermediários então que aqui chama inversores né... Maravilha da fiz muito com 3 mas agora vou fazer vários com 4 interruptores e o problema do relé que precisa de 2 fases né? Ou estou enganado?
Esqueça essa dos interruptores, pois trata-se de comutadores de escada e de inversores.
Vamos chamar as coisas pelos seus nomes para que todos aqui se entendam, e para que os menos conhecedores passem a ficar a saber o nome correto dos diversos equipamentos sobre os quais estamos a falar.
Cpts.
Energy
Energy