Disjuntor gerador dispara
Disjuntor gerador dispara
Boa tarde a todos:
Antes de mais, agradecer-vos por me terem aceite no fórum.
Sou um jovem empresário agrícola(aspirante a agricultor), tendo já instalado alguns hectares de frutos secos em Mirandela.
Neste momento, estou com um problema que não sei como resolver.
Instalei uma bomba submersível numa charca que se situação na cota mais baixa do terreno- o objectivo é levar a água da charca para um depósito que se situa na cota mais alta do terreno, que fica a 35metros da charca.
Comprei um gerador de 6.5kva/5500w/7.2A, que julgava ser suficiente para alimentar a bomba. Só que ao ligar o gerador à bomba o disjuntor dispara constantemente(ainda trabalha durante 10/15m).
Alguém aqui me poderia ajudar a resolver este problema?
Em anexo podem analisar as características da bomba.
Peço, desde já, desculpa pela ignorância nesta matéria!Ainda estou a aprender....
Antecipadamente grato,
Diego Lelis
Antes de mais, agradecer-vos por me terem aceite no fórum.
Sou um jovem empresário agrícola(aspirante a agricultor), tendo já instalado alguns hectares de frutos secos em Mirandela.
Neste momento, estou com um problema que não sei como resolver.
Instalei uma bomba submersível numa charca que se situação na cota mais baixa do terreno- o objectivo é levar a água da charca para um depósito que se situa na cota mais alta do terreno, que fica a 35metros da charca.
Comprei um gerador de 6.5kva/5500w/7.2A, que julgava ser suficiente para alimentar a bomba. Só que ao ligar o gerador à bomba o disjuntor dispara constantemente(ainda trabalha durante 10/15m).
Alguém aqui me poderia ajudar a resolver este problema?
Em anexo podem analisar as características da bomba.
Peço, desde já, desculpa pela ignorância nesta matéria!Ainda estou a aprender....
Antecipadamente grato,
Diego Lelis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Enviou: 12 vezes
- Agradecimento recebido: 83 vezes
- Contacto:
Re: Disjuntor gerador dispara
O gerador produz quase o mesmo que a bomba consome logo não é capaz de aguentar.
Devia ter analisado as características da bomba para calcular o tipo de gerador necessário.
Devia ter analisado as características da bomba para calcular o tipo de gerador necessário.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 405 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
boas. qual é a profundidade da charca ? qual a altura de elevação do deposito ? esses 35m são a distancia da charca ao deposito mas tem mais intersse a altura de empurro essa bomba parece-me que tem altura maxima de 60m essas
bombas empurram a grandes distancias. pode ser esse o motivo de disparar veja mais opiniões
bombas empurram a grandes distancias. pode ser esse o motivo de disparar veja mais opiniões
-
- Curioso
- Registado: 20 jul 2017, 11:26
- Enviou: 13 vezes
- Agradecimento recebido: 7 vezes
Segundo os dados fornecidos parece-me que o gerador não tem capacidade para alimentar essa bomba e daí que ,ao fim de algum tempo de funcionamento, o disjuntor dispare.
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Agradecimento recebido: 5 vezes
Também julgo que o gerador tem pouca potencia para essa bomba, mas também não diz se a bomba chega a puxar alguma água ou não e que cotas estamos a falar. É que primeiro tem que se fazer alguns cálculos para se definir o tipo de bomba e depois é que se calcula o gerador que tem de ter uma potencia superior à da bomba e se for de arranque directo essa diferença de potencia tem que ser ainda maior.
lcmmonteiro Escreveu: 15 ago 2018, 15:33 O gerador produz quase o mesmo que a bomba consome logo não é capaz de aguentar.
Boa tarde:
Duas pessoas amigas analisaram as características da bomba e recomendaram o tal gerador.
estou a ver que se equivocaram.
Boas:pedro caetano Escreveu: 15 ago 2018, 15:40 boas. qual é a profundidade da charca ? qual a altura de elevação do deposito ? esses 35m são a distancia da charca ao deposito mas tem mais intersse a altura de empurro essa bomba parece-me que tem altura maxima de 60m essas
A profundidade da charca é de 2.50m. altura do depósito 2.45m. Da charca ao depósito 35m altura/inclinação.
Obrigado
Sim, a bomba consegui meter água no depósito( durante 15/20m). A cota da charca até ao depósito é de 35 metros.jodsbrum Escreveu: 15 ago 2018, 16:32 Também julgo que o gerador tem pouca potencia para essa bomba, mas também não diz se a bomba chega a puxar alguma água ou não e que cotas estamos a falar. É que primeiro tem que se fazer alguns cálculos para se definir o tipo de bomba e depois é que se calcula o gerador que tem de ter uma potencia superior à da bomba e se for de arranque directo essa diferença de potencia tem que ser ainda maior.
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
1º Mede o consumo da bomba, se não tens como, chama um electricista que meça os amperes.
Cump.
Mário
1º Mede o consumo da bomba, se não tens como, chama um electricista que meça os amperes.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boa tarde, Mário:Mário Escreveu: 15 ago 2018, 17:33 Boas
Cump.
Mário
A bomba é de 7.7 amperes.
O gerador é de 7.3 amperes.
cumprimentos,
Diego
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Sim a chapa de características diz 7.7A, o que não quer dizer que os esteja a consumir.
Mas o gerador é pequeno.
Cump.
Mário
Sim a chapa de características diz 7.7A, o que não quer dizer que os esteja a consumir.
Mas o gerador é pequeno.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Enviou: 12 vezes
- Agradecimento recebido: 83 vezes
- Contacto:
O arranque da bomba é direto ou estrela-triângulo?
Se for direto precisa de um gerador 10KW - 12.5 KVA no minimo. Mas dando lhe alguma margem de segurança deve optar pelo modelo acima 12.5 KW - 15.6 KVA.
Se for estrela-triângulo precisa de um gerador 8 KW - 10 KVA no minimo. Seguindo o mesmo criterio de margem de segurança deve optar pelo modelo acima 10.8KW - 13.5KVA.
Esta é apenas a minha opinião tendo como base as informações prestadas.
Na selecção do gerador deve-se adicionar pelo menos mais 25% acima dos cálculos dos equipamentos em funcionamento. E, caso seja possível, pensar um pouco no futuro ficando já preparado para eventuais equipamentos adicionais que possa vir a instalar evitando a substituição do gerador por um de maior capacidade.
Se for direto precisa de um gerador 10KW - 12.5 KVA no minimo. Mas dando lhe alguma margem de segurança deve optar pelo modelo acima 12.5 KW - 15.6 KVA.
Se for estrela-triângulo precisa de um gerador 8 KW - 10 KVA no minimo. Seguindo o mesmo criterio de margem de segurança deve optar pelo modelo acima 10.8KW - 13.5KVA.
Esta é apenas a minha opinião tendo como base as informações prestadas.
Na selecção do gerador deve-se adicionar pelo menos mais 25% acima dos cálculos dos equipamentos em funcionamento. E, caso seja possível, pensar um pouco no futuro ficando já preparado para eventuais equipamentos adicionais que possa vir a instalar evitando a substituição do gerador por um de maior capacidade.