Olhando para os desenhos na lei e para tudo o que é escrito (excepto um parágrafo) parece-me que todo o volume exterior a uma banheira até 60cm dela é "Volume 2", e que o "Volume 0 e 1" ficam dentro da banheira.
No entanto logo ao inicio da secção 701.32 b) vem o seguinte escrito, que não consta de nenhum dos desenhos:
Ou seja, dá a sensação que para o caso em que há um chuveiro na extremidade duma ligação flexível o "Volume 1" sai fora da banheira até uma distância de 120cm da origem da tal ligação flexível.Para um chuveiro sem bacia de recepção, o volume 1 é limitado pela superfície de geratriz vertical de raio 0,60m à volta da cabeça do chuveiro. Quando não existir bacia de recepção ou quando o chuveiro estiver situado na extremidade de uma ligação flexível (bicha de chuveiro), a superfície limitadora deve ser medida a partir da origem da ligação flexível e o volume 1 deve ser limitado pela superfície vertical situada a 1,20 m desse ponto.
Como no mercado praticamente só existem chuveiros desse tipo: Mesmo quando se instala um chuveiro fixo vem sempre com um flexível junto a ele! Eu diria que os desenhos que estão no RTIEBT não são aplicáveis a 99% das situações... ou estou a ver mal a coisa?
Em anexo coloco um desenho com as duas interpretações possíveis. Qual é a correta, a de cima ou a de baixo? Alguém aqui tem experiência com inspeções e sabe disso?
Já agora, um interruptor colocado fora da casa de banho, embora próximo da entrada, penso que fica fora da secção referente a casas de banho desde que as condutas fiquem a mais de 5cm de profundidade da casa de banho, certo?