Volumes nas casas de banho

Responder
rnbc
Curioso
Curioso
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Has thanked: 5 times
Been thanked: 1 time

Volumes nas casas de banho

Mensagem por rnbc »

Surgiu-me uma dúvida na interpretação do RTIEBT relativamente aos vários volumes nas casas de banho, para o caso em que há banheiras.

Olhando para os desenhos na lei e para tudo o que é escrito (excepto um parágrafo) parece-me que todo o volume exterior a uma banheira até 60cm dela é "Volume 2", e que o "Volume 0 e 1" ficam dentro da banheira.

No entanto logo ao inicio da secção 701.32 b) vem o seguinte escrito, que não consta de nenhum dos desenhos:
Para um chuveiro sem bacia de recepção, o volume 1 é limitado pela superfície de geratriz vertical de raio 0,60m à volta da cabeça do chuveiro. Quando não existir bacia de recepção ou quando o chuveiro estiver situado na extremidade de uma ligação flexível (bicha de chuveiro), a superfície limitadora deve ser medida a partir da origem da ligação flexível e o volume 1 deve ser limitado pela superfície vertical situada a 1,20 m desse ponto.
Ou seja, dá a sensação que para o caso em que há um chuveiro na extremidade duma ligação flexível o "Volume 1" sai fora da banheira até uma distância de 120cm da origem da tal ligação flexível.

Como no mercado praticamente só existem chuveiros desse tipo: Mesmo quando se instala um chuveiro fixo vem sempre com um flexível junto a ele! Eu diria que os desenhos que estão no RTIEBT não são aplicáveis a 99% das situações... ou estou a ver mal a coisa?

Em anexo coloco um desenho com as duas interpretações possíveis. Qual é a correta, a de cima ou a de baixo? Alguém aqui tem experiência com inspeções e sabe disso?

Já agora, um interruptor colocado fora da casa de banho, embora próximo da entrada, penso que fica fora da secção referente a casas de banho desde que as condutas fiquem a mais de 5cm de profundidade da casa de banho, certo?
Anexos
Banheiras-RTIEBT.png
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Re: Volumes nas casas de banho

Mensagem por pedro caetano »

boas . o desenho de baixo é o que se enquadra cump
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por pedro caetano »

boas , o interruptor fica sempre no volume 3, ou melhor ainda no exterior do wc cump
rnbc
Curioso
Curioso
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Has thanked: 5 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por rnbc »

Pedro Caetano, então posso deduzir que onde se lê:
Quando não existir bacia de recepção ou quando o chuveiro estiver situado na extremidade de uma ligação flexível (...)
Houve alguma gralha no RTIEBT e deve ler-se:
Quando não existir bacia de recepção e quando o chuveiro estiver situado na extremidade de uma ligação flexível (...)
É assim?... Porque neste caso um "ou" é muito diferente de um "e"...

Basicamente no meu caso dada a disposição do resto do WC, com um lavatório ao lado da banheira, a diferença implicava colocar a banheira com o chuveiro virado para o lado da porta, em vez do que acontece no projeto atual. Não é nada que não se faça, mas ficam os canos de água e esgoto mais compridos... cumprir regulamentos às vezes é complicado! :D
Responder

Voltar para “Dúvidas”