Boas
Pedro Mihuel Escreveu:Muito obrigado Mário.
Eu como técnico de manutenção responsável por 4 edifícios de escritórios em Lisboa, faço de tudo, desde a porra de urinóis, como substituição de empanques em redes de incêndio armada , termografias, etc...
A empresa sub-contrata para fazer manutenção a postos de transformação.
O que eu gostava/precisava de saber é que cursos existem que sejam realmente úteis, como por exemplo o TRIESP,Tim III ou gases florados. Que são certificações com procura, facilitam emprego e no caso do TIMIII e gases florados são bem caros.
Que cursos a lei obriga a ter para fazer manutenção a PTs e RIAs(rede de incêndio armada)?
Outros cursos que achem que são uteis, mas que sejam certificados por entidades responsáveis ou reguladoras. Porque cursos há muito...verdadeiramente importantes são muito menos.
Pedes cursos ou formações, para mim são diferentes.
Cursos, vais aprender desde o inicio para quem não tem conhecimentos (ou muito ligeiros).
Formação, vais aprender e recapitular o que sabes e os que vais adquirir na formação.
Dizes que fazes termografia, Ok. Como fazes e que conhecimentos tens sobre termografia, fazes com qualificação e quantificação?, fizeste formação reconhecida pela DGERT é que cá, ela diz se é válida ou não. Com a Infrared Training Center (ITC) ficas com certificado internacional reconhecido mundialmente, há 3 níveis, e só podes fazer um de cada vez, e não podes fazer seguidos ((há tempos (anos) a respeitar)).
Gases fluorados tens que saber, e depois fazes formação de preparação para ires a exame (inscriçao na APA). Se não tens conhecimentos médios, é difícil que sejas aprovado, mas não há impossíveis.
Tim III tens que saber, e depois fazes formação de preparação para ires a exame. O TIM não tem que "mexer" em gases, mas aparece no exame. Deves de fazer 1º o de gases e depois o TIM, onde vais ter inclusive caldeiras.
Preços rondam aquase sempre os 1.000€ para cada um. Na minha area rondam os 5.000€ por cada modelo ou tipo.
Se és o responsável pela manutenção dos edificios, quem é o responsável acima de ti, ou não há?.
Cump.
Mário