Cabo PT - QGBT
Cabo PT - QGBT
Boa tarde,
Estou a executar um projecto eléctrico (didático), e venho colocar a seguinte questão:
Dados:
O PT tem uma potência nominal de 150 KVA.
O QGBT fica a uma distância de 40m do PT.
O cabo ficará colocado em tubagem enterrada.
Estou a pensar utilizar cabo XAV ou XV.
Qual será a melhor selecção. Ou será que o cabo recomendável não é nenhum destes?
Cumprimentos
naes
Estou a executar um projecto eléctrico (didático), e venho colocar a seguinte questão:
Dados:
O PT tem uma potência nominal de 150 KVA.
O QGBT fica a uma distância de 40m do PT.
O cabo ficará colocado em tubagem enterrada.
Estou a pensar utilizar cabo XAV ou XV.
Qual será a melhor selecção. Ou será que o cabo recomendável não é nenhum destes?
Cumprimentos
naes
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: Cabo PT - QGBT
Qual é o modo de instalação do cabo?
O "XAV" é para canalizações enterradas o "XV" pode ser entubado
ou instalado em esteira.
O "XAV" é para canalizações enterradas o "XV" pode ser entubado
ou instalado em esteira.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
O cabo será entubado, e subterrado.
desta forma penso que será melhor utilizar o XV, certo?
cumprimentos
naes
desta forma penso que será melhor utilizar o XV, certo?
cumprimentos
naes
Bom dia,
Já determinei o consumo previsivel da instalação: 169 KVA, ao qual apliquei um coeficiente de simlutaniedade de 0.8, obtendo 135KVA.
Selecionei um PT aéreo de 150 KVA.
Agora estou com dúvidas nas seguintes questões:
Para determinar a corrente de serviço, qual a potência que utilizo? 135 ou 150KVA
A fórmula de cálculo da corrente de serviço está correcta? Is=S/(1.73x230)
Se a corrente de serviço fosse = a 370A, poderei aplicar um disjuntor geral de corte de 400A? Como é que é garantida a protecção do PT?
cumprimentos
naes
Já determinei o consumo previsivel da instalação: 169 KVA, ao qual apliquei um coeficiente de simlutaniedade de 0.8, obtendo 135KVA.
Para determinar a corrente de serviço, qual a potência que utilizo? 135 ou 150KVA
Se a corrente de serviço fosse = a 370A, poderei aplicar um disjuntor geral de corte de 400A? Como é que é garantida a protecção do PT?
cumprimentos
naes
-
- Quadro de Honra
Em relação á potência faz as contas com os 135kVA.naes Escreveu:Bom dia,
cumprimentos
naes
A fórmula da corrente de serviço está errada a instalação é trifásica por isso
Is=S/(1.73x400)*1000
O cabo utiliza o XAV.
-
- Quadro de Honra
Erro meu, faz as contas aos 150kVA!ohmico Escreveu:Boas,
Qual o motivo porque deve usar os 135 e não os 150KVA?
Desde já obrigado pela resposta
Mt obrigado.
Como a corrente de serviço será de 216 A, posso colocar um disjuntor de corte geral de 250A, certo?
E quanto à protecção do PT, como deverei proceder, será o disj. de corte geral que ficará responsável pela protecção?
cumprimentos
naes
Como a corrente de serviço será de 216 A, posso colocar um disjuntor de corte geral de 250A, certo?
E quanto à protecção do PT, como deverei proceder, será o disj. de corte geral que ficará responsável pela protecção?
cumprimentos
naes
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Been thanked: 3 times
boas
Normalmente para o dimensionamento do cabo de entrada consideras a potencia total do transformador que deve ser 160kVA e não 150 kVA.
Para 160kVA que dá uma corrente de 230,9A metes no quadro de entrada um interruptor de corte geral de 400A.
Regra geral In do interruptor de entrada deve ser 1,25xIs = 1,25x230,9=288,62A dai um interruptor de entrada de 400A ou 315A menos usual, mas por exemplo a Hager tem interruptores de 315A.
Espero ter ajudado.
Bom trabalho.
Um abraço.
Normalmente para o dimensionamento do cabo de entrada consideras a potencia total do transformador que deve ser 160kVA e não 150 kVA.
Para 160kVA que dá uma corrente de 230,9A metes no quadro de entrada um interruptor de corte geral de 400A.
Regra geral In do interruptor de entrada deve ser 1,25xIs = 1,25x230,9=288,62A dai um interruptor de entrada de 400A ou 315A menos usual, mas por exemplo a Hager tem interruptores de 315A.
Espero ter ajudado.
Bom trabalho.
Um abraço.
Mt. Obrigada pela ajuda!
Mantenho uma dúvida, como é que é garantida a protecção do PT.
Obs: Alguem me pode indicar onde é que poderei consultar catálogos/folhas de caracteristicas de PT's aéreos?
cumprimentos
naes
Mantenho uma dúvida, como é que é garantida a protecção do PT.
Obs: Alguem me pode indicar onde é que poderei consultar catálogos/folhas de caracteristicas de PT's aéreos?
cumprimentos
naes
bruno_duarte Escreveu:boas
O colega Bruno tem razão no que diz, mas eu aconselho a que em vez de meteres interruptor de entrada, utilizes disjuntor de entrada e limites a corrente a 225A ( pode ser conseguido com um aparelho de 250A regulado a -10%).
Deste modo garantes a limitação de corrente, protegendo o transformador, evitando que a instalação puxe corrente até á sobrecarga do transformador. Os 225A continuam a garantir as necessidades dos 135KVA, por isso ficas mais salvaguardado.
Abraço,
PJP
Espero ter ajudado.
Bom trabalho.
Um abraço.
Parece-me uma boa solução:
Disjuntor a garantir o corte geral, e a proteger o consumo máximo a debitar pelo PT.
Obrigado.
Disjuntor a garantir o corte geral, e a proteger o consumo máximo a debitar pelo PT.
Obrigado.
Se me permites a pergunta, porquê um PT aéreo, sendo que está em desuso. É uma solução cada vez menos utilizada, porque não um PT de cabine baixa ?
Abraço,
PJP
Abraço,
PJP
naes Escreveu:Parece-me uma boa solução:
Obrigado.
Bom dia PJP,
Ainda tenho de analisar melhor o assunto do PT, e queria ler um pouco antes de entrar em mais detalhes.
Podes indicar-me quais as mais valias de um PT de cabine baixa? Sabes onde é que poderei ler um pouco mais sobre esse assunto?
cumprimentos
naes
Ainda tenho de analisar melhor o assunto do PT, e queria ler um pouco antes de entrar em mais detalhes.
Podes indicar-me quais as mais valias de um PT de cabine baixa? Sabes onde é que poderei ler um pouco mais sobre esse assunto?
cumprimentos
naes
Amigo,
Não é questão de maior valia...
É no fundo conforme disse anteriormente, que os PT's aéreos estão em desuso. Hoje só se utilizam em zonas rurais, de acesso condicionado e se a EDP local o AUTORIZAR.
A instalação de um PT aéreo está condicionada á aprovação da EDP. É normalmente uma solução de fim de linha, não faz o anel e logo condiciona um pouco a filosofia do que é hoje a rede de distribuição.
O PT de cabine baixa é composto por celas em SF6, modulares ( ou não ), com funções de entrada, saida ( anel ); corte geral com ou sem contagem, celas de ganho intercalar, celas de protecção ao transformador por fusiveis ou por disjuntor.
Por outro lado o Pt aéreo está se não me falha a memória condicionado á potência máxima de 250KVA.
Se quiseres envia-me o teu mail, que eu envio algum projecto meu com PT, para que te possa ajudar.
Cumprimentos,
PJP
Não é questão de maior valia...
É no fundo conforme disse anteriormente, que os PT's aéreos estão em desuso. Hoje só se utilizam em zonas rurais, de acesso condicionado e se a EDP local o AUTORIZAR.
A instalação de um PT aéreo está condicionada á aprovação da EDP. É normalmente uma solução de fim de linha, não faz o anel e logo condiciona um pouco a filosofia do que é hoje a rede de distribuição.
O PT de cabine baixa é composto por celas em SF6, modulares ( ou não ), com funções de entrada, saida ( anel ); corte geral com ou sem contagem, celas de ganho intercalar, celas de protecção ao transformador por fusiveis ou por disjuntor.
Por outro lado o Pt aéreo está se não me falha a memória condicionado á potência máxima de 250KVA.
Se quiseres envia-me o teu mail, que eu envio algum projecto meu com PT, para que te possa ajudar.
Cumprimentos,
PJP
naes Escreveu:Bom dia PJP,
cumprimentos
naes