Estou contente por ter encontrado este fórum, pois preciso mesmo de uma ajudinha eheh.
Estou a fazer um projecto sobre energia solar e queria fazer uma demonstração com cálculos na apresentação do projecto. Estava a ir muito bem quando encontrei algumas dúvidas:
Sei que o circuito equivalente de uma célula solar é algo deste género:

Uma fonte de corrente, um díodo e 2 resistências em série.
1 ªdúvida - A primeira resistência que aparece é Rs, chamada de resistência de shunt. Porquê resistência de shunt? Qual é a diferença entre a outra resistência ?!
Agora, as especificações técninas de um módulo solar que encontrei num folheto de uma loja de electrónica:
Módulo Solar 12v 1,25w p/ exterior:
Pm=1,26w (já sei como e calcula esta potência máxima)
Tensão nominal = 12v (não sei bem qual a diferença entre tensão e tensão nominal)
Corrente mínima = 60mA
Corrente máxima = 60A
(só por curiosidade, este módulo custa 35,17€. é caro?)
Portanto, o que eu gostava de saber, era como aplicar estes cálculos, tendo em conta as especificações dadas de um certo módulo, no circuito equivalente dá célula solar. Eu encontrei umas fórmulas na wikipedia, mas são muito complexas e não era bem isso que eu andava à procura.
Alguém me ajuda a fazer uma análise do circuito equivalente do módulo tendo em conta as especificações técninas dadas por um vendedor de módulos solares? Precisava mesmo de perceber a electrónica por de trás destes módulos....

Obrigado, desde já!
Cumprimentos,
Mendonça.