Botão liga/desliga para lampada
Botão liga/desliga para lampada
Boa noite senhores,
Então tenho cá uma lambada de 3W, 85-260V e preciso instalar 3 botões liga/desliga no interior desta lampada, que sejam muito pequenos, já vi que espaço tenho e muito. A lampada tem 3 cores, são três leds, verde, vermelho e azul, quero controlar isto, pois no momento ao ligar a lampada os 3 leds ligam juntos. Então, metendo o botão liga/desliga em cada led da lampada, posso escolher a cor que quiser no momento. Penso que posso ficar apenas com uma cor ligada e desligar as outras duas (é possível isto?). Ok! Não percebo de eletricidade, mas quero aprender um mínimo, para coisas como neste caso.
Dúvida maior: Sobre as voltagens, este botão (link abaixo), que é dos menores que encontrei, serve para está situação? As condições do botão diz: DC 30V 1A AH, corrente continua como sabem. Minha lambada 3 leds, são 3W, os fios que dão aos leds são muito, muito, muito finos mesmo. Este botão serve para este caso? Se a resposta for não, podem dizer faz favor qual características deve ter os botões? voltagem, ampere e tudo que preciso saber. Fico muito agredecido.
https://www.ebay.com/itm/10-PCS-Latchin ... 2749.l2649
Cumps.
Então tenho cá uma lambada de 3W, 85-260V e preciso instalar 3 botões liga/desliga no interior desta lampada, que sejam muito pequenos, já vi que espaço tenho e muito. A lampada tem 3 cores, são três leds, verde, vermelho e azul, quero controlar isto, pois no momento ao ligar a lampada os 3 leds ligam juntos. Então, metendo o botão liga/desliga em cada led da lampada, posso escolher a cor que quiser no momento. Penso que posso ficar apenas com uma cor ligada e desligar as outras duas (é possível isto?). Ok! Não percebo de eletricidade, mas quero aprender um mínimo, para coisas como neste caso.
Dúvida maior: Sobre as voltagens, este botão (link abaixo), que é dos menores que encontrei, serve para está situação? As condições do botão diz: DC 30V 1A AH, corrente continua como sabem. Minha lambada 3 leds, são 3W, os fios que dão aos leds são muito, muito, muito finos mesmo. Este botão serve para este caso? Se a resposta for não, podem dizer faz favor qual características deve ter os botões? voltagem, ampere e tudo que preciso saber. Fico muito agredecido.
https://www.ebay.com/itm/10-PCS-Latchin ... 2749.l2649
Cumps.
Re: Botão liga/desliga para lampada
Em princípio, pelas características não deverás ter problemas. A forma de ligares os condutores ao interruptor é que poderá não ser a mais prática e obrigar-te a adaptares.
Confirma se a lâmpada tem 3 LEDs de cores diferentes ou se tem 1 LED RGB para reproduzir as várias cores.
Confirma se a lâmpada tem 3 LEDs de cores diferentes ou se tem 1 LED RGB para reproduzir as várias cores.
Obrigado joão.ptjoao.pt Escreveu: 01 mai 2018, 23:39 Em princípio, pelas características não deverás ter problemas. A forma de ligares os condutores ao interruptor é que poderá não ser a mais prática e obrigar-te a adaptares.
Sim, já confirmei, abri a lâmpada e são três leds separados mesmo. Já estive cá a ver e vou precisar apenas de uma extensão de fio para cada led, para levar até os interruptores/botões que estarão fixos na parte interna da lâmpada, há muito espaço, farei 3 buracos na lâmpada para apenas os botões dos interruptores ficarem para fora, e assim, poder fazer as escolhas facilmente de cada cor da lâmpada.
Cada led leva apenas um fio, pela que vi em tutorias, basta cortar este fio no meio e meter o interruptor/botão, assim dá-se a trabalhar a função liga/desliga do led. Parece muito fácil.
Então vou comprar agora estes botões que mostrei. Já tenho o ferro de solda e também comprei o estanho. No fio que cortar, soldo uma das pontas nesta base metálica, na parte inferior do botão e a outra ponta soldo nesta placa metálica na lateral no botão, que é menor, certo joão?
Obrigado!
Sim, tem só o cuidado de depois deixares isso isolado e sem pontas levantadas. Quanto a soldar a estanho, não sei se este vai agarrar bem nessa parte metálica, terás de experimentar.
Ok João.pt obrigado, vou testar quando chegar, é tão barato, fica guardado para outra ocasião se precisar, caso não dê, tento encontrar um botão que não seja para solta, mas este foi o menor botão que encontrei.joao.pt Escreveu: 02 mai 2018, 12:41 Sim, tem só o cuidado de depois deixares isso isolado e sem pontas levantadas. Quanto a soldar a estanho, não sei se este vai agarrar bem nessa parte metálica, terás de experimentar.
João mas uma dúvida faz favor. Ainda não percebo estas características na hora da compra. Vamos lá! Porque o botão diz que é 30V DC, mas serve para está lâmpada 85-260V AC. Como funciona isto? Qual a regra? Tenho visto botões feitos para 30V com notas que servem para 12V também. Isso quer dizer que é a potência que aquela placa de metal suporta? seria isto? Penso que um botão destes deveria dar para tudo, já que não tem nada ligado ainda rsrs.. só penso..... a aprender ainda.....
Obrigado
85-260V AC é a tensão de alimentação da lâmpada, os LEDs são alimentados com uma tensão mais baixa e DC.
Num interruptor interessa saber, entre outras coisas, qual a corrente máxima que suporta e qual o nível máximo de tensão AC e DC.
Num interruptor interessa saber, entre outras coisas, qual a corrente máxima que suporta e qual o nível máximo de tensão AC e DC.
Obrigado joão,joao.pt Escreveu: 02 mai 2018, 16:32 85-260V AC é a tensão de alimentação da lâmpada, os LEDs são alimentados com uma tensão mais baixa e DC.
Então este botão https://www.ebay.com/itm/10-PCS-Latchin ... 2749.l2649, suporta tensão máxima de 30v DC e corrente máxima 1A (ampere), certo?
Quer dizer que posso ligar neste interruptor qualquer equipamento que ligue ao max até 30 V e 1A? certo? Posso ligar 5 volts nele? porque já que vem vários botões vou meter outro aqui num equipamento 5V que tenho, mas não sei corrente, e se for 5v com 2A? já não serve ou posso testar?
Estava a pensar que eu devia obedecer os 30V do botão e ligar apenas equipamentos a 30 V, mas parece que agora a coisa ficou bem melhor, pois aumenta as possibilidades. Está regra, de máximo, dá-se para tudo no eletricidade? Para os fios também dá? Sempre posso ligar uma corrente e uma tensão mais baixa daquela que o item é marcada, ou seja, posso ligar qualquer coisa com menos de 30V - 1A?
Comprei também um Multímetro

Obrigado João
Pela parte da tensão, ou seja, os 5V, podes ligar, convém agora saberes a corrente.
Podes sempre usar valores inferiores aos 30V e a 1A. Se usares valores superiores podes diminuir a vida do equipamento de 5 anos para por exemplo 5 meses ou pode até se dar o caso de apenas durar uma vez, caso seja muito superior ao valor máximo indicado.
Podes sempre usar valores inferiores aos 30V e a 1A. Se usares valores superiores podes diminuir a vida do equipamento de 5 anos para por exemplo 5 meses ou pode até se dar o caso de apenas durar uma vez, caso seja muito superior ao valor máximo indicado.
Opah, muito importante saber disto!! Então é mesmo importante tomar atenção a isto.joao.pt Escreveu: 02 mai 2018, 17:21 Se usares valores superiores podes diminuir a vida do equipamento de 5 anos para por exemplo 5 meses ou pode até se dar o caso de apenas durar uma vez, caso seja muito superior ao valor máximo indicado.
Posso sempre confiar no Multímetro para saber as informações dos equipamentos, não é? como neste caso, para medir a corrente deste equipamento de 5V que tenho aqui e não sei quantos amperes tem, se for mais de 1A, já não vou ligar então, vou procurar um interruptor com a corrente correcta.