Estou em mãos com um projecto para um condomínio fechado com 3 moradias e venho pedir-vos opiniões pois já passei mais tempo a pensar do que a fazer alguma coisa (também é importante), e ainda não consegui pensar numa solução que me agrade.
Qual é a questão? O condomínio tem um muro com um portão, e portanto tenho de colocar os 4 contadores (3 fracções + Serviços Comuns) no muro virados para o lado de fora, certo? Até aqui, tudo bem. Pensei em meter um Quadro de Colunas no muro (lado de dentro), e depois um nicho de contadores (lado de fora) e daí fazer a ligação a cada uma das fracções. Tudo bem. O que acontece é que a moradia mais distante está a cerca de 70metros, o que me obriga a usar canalizações XV 1x50+2G25 - VD63 para alimentar os 10,35kVA monofásicos e cumprir com a queda de tensão de 1,5%.
Isto leva à parte que não me agrada, que é ter de instalar uma caixa de TIs, porque nos contadores não dá para ligar secções >25mm2. Nem sei se a EDP aceita caixas de TIs para esta potência. Para além de que as canalizações ficam dispendiosas.
Já pensei em meter condutores de alumínio e caixas de transição, mas acho que é uma má solução, e o problema das caixas de TIs mantém-se.
Já pensei em reduzir a secção para conseguir fazer a ligação nos contadores e depois aumentar para cumprir com a queda de tensão de 1,5%, mas também não me parece grande solução. Os condutores de menor secção estariam protegidos pelos fusíveis, e consequentemente os de maior secção também estariam, mas é regulamentar?
E basicamente... Aqui estou para vos pedir opiniões.
Obrigado desde já a quem quiser propor soluções
