PS "revoltado" com propostas da ERSE para os consumidor

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4724
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

PS "revoltado" com propostas da ERSE para os consumidor

Mensagem por admin »

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Energia: PS "revoltado" com propostas da ERSE para os consumidores de electricidade
2008-06-18 16:12:05
Lisboa, 18 Jun (Lusa) -- O PS pediu hoje a presença urgente no Parlamento do presidente da Entidade Reguladora do Sector Eléctrico (ERSE), Vítor Santos, considerando que este organismo avançou com propostas "revoltantes" para penalizar as famílias e a maioria das empresas.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da bancada socialista Afonso Candal começou por referir que o seu Grupo Parlamentar já tinha solicitado uma audição com a ERSE em final de Março, em sede de Comissão Parlamentar de Economia.

"Neste momento, essa audição impõe-se. É com alguma indignação que recebemos algumas das propostas que têm vindo a público e que são atribuídas à ERSE", apontou o líder do PS/Aveiro.

De acordo com o deputado e dirigente socialista, "é inaceitável que se proceda a uma redução do risco das empresas [de electricidade] e se partilhe depois o risco dos incobráveis com terceiros, onerando os consumidores cumpridores".

"O risco do negócio é um factor normal em qualquer actividade empresarial. Uma empresa para ser empresa tem que lidar com o risco, seja no sector eléctrico ou em outro sector qualquer", contrapôs o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Afonso Candal disse ainda haver "revolta" na bancada do PS, quando, "num quadro de aumento permanente dos preços dos combustíveis, a ERSE propõe que o tarifário da electricidade possa sofrer aumentos trimestrais".

"Num momento em que se esperaria alguma estabilidade nos consumidores domésticos -- porque as famílias devem saber qual a sua factura energética anual e a as empresas devem poder programar o seu ano de laboração -, a ERSE vem agora propor que, de três em três meses, haja mudanças no tarifário", criticou.

Para Afonso Candal, "é incompreensível que a ERSE tente diminuir o risco das empresas do sector eléctrico e ao mesmo tempo aumente a instabilidade na generalidade das empresas e nas famílias".

PMF.

Lusa/fim
Fonte: http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?N ... 6188460968
DECO aplaude revisão trimestral de preços de electricidade

A associação de defesa do consumidor (DECO) considera positiva a proposta da ERSE para a revisão trimestral dos preços da electricidade, considerando que, em algumas situações, poderá baixar o preço da factura. Já a Associação Portuguesa do Direito do Consumo (APDC) rejeita a proposta, em consulta pública até 7 de Julho.
Ouvido pela TSF, o presidente da APDC lembrou que as famílias com menos recursos vão ser as mais afectadas com esta medida e que com outras já existentes como o cálculo de consumo energético por estimativa, que introduz distorções.

«Já que não há uma indexação salarial em função da subida dos bens e serviços essenciais, a revisão trimestral dos preços irá provocar a maior compressão no seio das famílias», explicou Mário Frota à emissora.

Por seu lado, o representante da DECO na ERSE disse compreender a proposta, já que esta poderá provocar não só a subida dos preços da electricidade, mas também a sua baixa.

Vítor Machado recordou que os preços têm de reflectir os custos de produção e que faz sentido que os consumidores sintam as repercussões de eventuais alterações desses preços quer para cima quer para baixo.


18-06-2008 11:57:58
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=337183

Em quem acreditamos :?:
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Avatar do Utilizador
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 177
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Localização: Souselo
Contacto:

Re: PS "revoltado" com propostas da ERSE para os consumidor

Mensagem por PauloMalas »

Já que as possiveis revisoes serao no sentido de aumentar a tarifa e seguindo a mesma logica porque nao aproveitam pra reverem os aumentos salariais todos os trimestres!! era tb uma boa ideia.
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Three Of Five
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 27 mai 2008, 16:31

Re: PS "revoltado" com propostas da ERSE para os consumidor

Mensagem por Three Of Five »

Concordo, os salários também deveriam serrevistos trimestralmente...

Em resumo as empresas querem lucro máximo garantido seja à custa de quem for. Como a tendência actual será de aumento dos preços da energia ( e só isso esta proposta foi apresentada) , a posição da DECO é no mínimo ingénua ao assumir que possam existir descidas dos preços, da mesma forma que os vimos nos combustíveis quando as cotações do petróleo descem.

Existe outra medida da ERSE que passou despercebida. Na revisão do tarifário para 2008 as taxas de potência para os consumidores domésticos sofreram um aumento no caso dos contadores bi-horários e uma redução nos contadores simples, ou seja, quem se preocupou em poupar energia foi penalizado com um aumento na Taxa e quem se lixou para isso viu a sua taxa reduzida. O alteração foi tal que a taxa de potência da tarifa bi-horária é agora 40% superior à taxa de potência da da tarifa simples para a mesma potência. E depois ainda apelam à redução dos consumos e bla bla bla.... Em resumo, a EDP está-se a transformar num predador sem escrúpulos, afinal os fósseis que por lá habitam tem que fazer alguma coisa nas 2 horas de trabalho útil diário..
Responder

Voltar para “Notícias”