A potencia da resistência anda nos 1800W, portanto também comprei um contactor.
Problema: o esquema electrico ultrapassa-me.
Alguém pode ajudar?
Obrigado

Boaspaulosaints Escreveu: 04 abr 2018, 16:59 Já coloquei as fotos do material no 1º post. O disjuntor da resistência, na primeira foto, está ligado a uma tomada de casa.
Obrigado
Boas
Sim, eu sei que é esse o objetivo de usar o contactor, mas se as especificações do relógio permitirem usá-lo para a potência da resistência, o contactor deixa de ser necessário, certo?
As lâmpadas incandescentes/halogéneo não se comportam como resistência pura ao ligar... Têm uma corrente de arranque em alguns casos apreciável (holofotes)!Quintas Escreveu: 06 abr 2018, 10:27Sim, eu sei que é esse o objetivo de usar o contactor, mas se as especificações do relógio permitirem usá-lo para a potência da resistência, o contactor deixa de ser necessário, certo?
É porque eu tenho um sistema semelhante instalado já vai para 3 anos, resistência ligada ao relógio, mas a resistência tem potência inferior à que o relógio indica para lâmpadas incandescentes (não deixam de comportar-se como uma resistência pura, certo?) e tem funcionado sem problemas.
Sim confirma-se.Quintas Escreveu: 07 abr 2018, 10:48 Obrigado Nelmindo, as coisas que eu aprendo aqui!
Mas, se a minha resistência eléctrica tem potência inferior à indicada pelo meu timer para lâmpadas incandescentes, então ainda estou mais à vontade do que eu pensava e confirma-se que não preciso de contactor. Está certo este raciocínio?
Obrigado.
Boas. Vou precisar de usar um contactor. Não entendi a parte final do esquema, se é que estou a saber interpretá-lo. Nas ligações no contactor, a fase vai do 2 para o 3 e depois do 4 para a resistência? Porque é que a fase não vai diretamente do 2 para a resistência?