Ligar balastro e ignitor

Responder
blackbird321
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 abr 2018, 15:03
Has thanked: 2 times

Ligar balastro e ignitor

Mensagem por blackbird321 »

Boa tarde a todos os membros,

Sou novo por estas bandas e estou à procura de uma ajudinha nas ligações de um balastro e ignitor e respectivas ligações dos mesmos à corrente e ao casquilho.
O balastro de uma luz exterior de 400W de sódio rebentou. Ele já incluia o ignitor. A solução que encontrei de imediato para o subsituir foi um balastro e respectivo ignitor, mas o moço da loja não me soube explicar de uma forma para leigos como os ligar. Não tenho um profissional à mão, senão chamá-lo era o que faria, e também não quero arriscar com o pouco que sei. Pelos esquemas que vêm no ignitor e no balastro penso ser capaz de ler e fazer, mas não quero arriscar se houver alguém aqui que caridosamente possa partilhar um pouco do seu saber.
Deixo aqui foto para que possam desenhar por cima as ligações que devo fazer a partir da corrente e até à lâmpada.
Desde já o meu muito obrigado!
Imagem
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Ligar balastro e ignitor

Mensagem por joao-pt »

O esquema de ligação é este.
1.jpg
1.jpg (31.96 KiB) Visto 912 vezes
blackbird321
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigado João.
Eu já tinha este esquema, mas como sou mesmo um nabiço, não tenho a certeza se o estou a interpretar bem.
Eu vou montar segundo a minha interpretação e depois coloco foto para que me possam dizer se está bem ou mal.
Obrigado e até já
blackbird321
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas tardes,
Estou a ir bem?
Agora é só ligar os fios do casquilho ao castanho tracejado no balastro e ao castanho liso no ignitor, certo? E a terra que vem do casquilho, posso ligar juntamente com a terra da corrente?
Obrigado
Imagem
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Faz só as trocas desta imagem.
1.jpg
1.jpg (43.59 KiB) Visto 853 vezes
blackbird321
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Bom dia caro João,

Já está a funcionar em pleno a testar os componentes.
Muito obrigado por toda a ajuda e correcções. De facto teria conseguido fazê-lo sozinho, mas é sempre bom ter as "costas quentes" por quem percebe do assunto. Tive as minhas aulas de electrotécnica e sei um pouco, mas para mim saber um pouco, no que toca a electricidade pode ser pior que não saber nada e assim não arriscar.
Entretanto com isto, despertou-se uma chamazinha e já ando por aqui a aprender e a reaprender e recordar matérias pelo forum.

Obrigado a todos
Responder

Voltar para “Dúvidas”