Instalações elétricas em prédio coletivo

Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Has thanked: 8 times
Been thanked: 6 times

Re: Instalações elétricas em prédio coletivo

Mensagem por Raminhos »

NDSL Escreveu: 22 mar 2018, 09:32 Bom dia,
Reaproveitando o tópico já aberto gostaria de perguntar se para as soluções com a centralização de contagens deverá continuar ter que ser previsto as dimensões mínimas para o ducto de electricidade, conforme indicado nas RTIEBT
Quadro 803B
Dimensões livres mínimas de passagem das portas e das larguras úteis para os ductos
09D87A34-CA9D-408D-9605-42F13907483C.png
Obrigado.
Cumprimentos
Com contagem centralizada eu diria que não necessita de ducto, ou seja toda a tubagem é embebida na parede ou saliente, e derivações em longas distancias pode sempre utilizar uma caixa de coluna que funciona apenas como passagem de vários cabos, isto para facilitar o enfiamento às diversas frações.
NDSL
Curioso
Curioso
Registado: 27 fev 2008, 09:42

Mensagem por NDSL »

Raminhos Escreveu: 22 mar 2018, 22:16
Reaproveitando o tópico já aberto gostaria de perguntar se para as soluções com a centralização de contagens deverá continuar ter que ser previsto as dimensões mínimas para o ducto de electricidade, conforme indicado nas RTIEBT
Quadro 803B
Dimensões livres mínimas de passagem das portas e das larguras úteis para os ductos
Obrigado.
Cumprimentos
Com contagem centralizada eu diria que não necessita de ducto, ou seja toda a tubagem é embebida na parede ou saliente, e derivações em longas distancias pode sempre utilizar uma caixa de coluna que funciona apenas como passagem de vários cabos, isto para facilitar o enfiamento às diversas frações.
Bom dia,
obrigado pelo esclarecimento.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Aproveito este tópico para lançar uma dúvida acerca da execução dum ducto.

Num edifício colectivo tenho no rés-do-chão o espaço para colocação do quadro de colunas que não está na mesma prumada da coluna nos restantes pisos. (nem há hipótese de vir a estar).

Pelo número de fracções é exigido ducto. Neste caso como é que se deve fazer? O ducto começa só no primeiro piso e a ligação à caixa de coluna vai embebida desde o QC até lá? faz-se um ducto horizontal (não estou bem a ver como...)?

Rés do Chão:
Capturar2.JPG
Capturar2.JPG (38.85 KiB) Visto 1175 vezes
Pisos:
Capturar.JPG
Capturar.JPG (29.63 KiB) Visto 1175 vezes
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Entre o R/C e o Piso 1 penso que teria de ter um ducto horizontal no teto do R/C.
andrelima14
Curioso
Curioso
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times

Mensagem por andrelima14 »

O quadro de colunas não tem de estar no mesmo local do ducto da coluna montante. Penso que o que é importante é que o trajetória vertical seja o mais retilíneo possível
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por damon »

Raminhos Escreveu: 22 mar 2018, 22:16
Quadro 803B
Obrigado.
Cumprimentos
Bom dia,
Volta a abrir este tema...
que tenho uma duvida numa obra nova,
ao seja é uma instalação nova, que vai ter centralização de contadores no RC,
são 6 apartamentos+ SC. pelo que vi no RTIEBT só obrigam a consruir ductos a partir de 9 fracções?
certo?
no projecto não está mencionado,
portanto posso fazer com tubo embebido na alvenaria ?

Obg
Responder

Voltar para “Dúvidas”