Boas pessoal.
Há umas semanas o meu chefe pediu-me para substituir as valvulas de retenção de bola (de borracha) de um sistema de elevação de aguas de piscina e aguas limpas.Parece que as velhas tinham uma fuga!!!
Depois de substituir a primeira válvula fiz o ensaio e a mesma fica a bater durante muito tempo talvez chegasse aos 2 minutos se eu não fecha-se a valvula de cunha (penso q seja de cunha).As válvulas velhas não batiam quase nada.
A instalação tem duas bombas a 2 metros de profundidade, cada linha uma válvula de retenção e uma válvula de cunha.A elevação é do piso -1 para o 0 em tubagem parece-me de 2".
Que posso fazer apara resolver/minimizar tal situação?
Valvula de retenção
-
- Curioso
- Registado: 16 mar 2011, 13:53
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 2 times
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Valvula de retenção
Boas
Substituição da válvula ou da bola?
Cump
Mário
Substituição da válvula ou da bola?
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Mário
- Team Apoio
Ficou com a seta no sentido correto? A nova é de montagem horizontal ou vertical? E o fluido da válvula nova é o indicado? E a pressão diferencial?
Cump
Mário
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
O sentido é o correto.
Montagem horizontal.
Acerca do fluido não sei. Apenas posso confirmar que as bolas, tanto da velha como da nova eram muito parecidas, sendo a velha mais pesada umas gramas. O suficiente para se perceber quando se tem uma bola em cada mão.
A válvula nova é igual á antiga. Tirando a marca q é diferente.
A pressão diferencial não sei. Mas a bomba que está na fossa se não fosse a válvula de retenção a agua voltava toda para a fossa novamente quando a bomba parasse. Poderá o problema ser na linha de descarga(depois das válvulas) tubagem furada poderia fazer isto??
Montagem horizontal.
Acerca do fluido não sei. Apenas posso confirmar que as bolas, tanto da velha como da nova eram muito parecidas, sendo a velha mais pesada umas gramas. O suficiente para se perceber quando se tem uma bola em cada mão.
A válvula nova é igual á antiga. Tirando a marca q é diferente.
A pressão diferencial não sei. Mas a bomba que está na fossa se não fosse a válvula de retenção a agua voltava toda para a fossa novamente quando a bomba parasse. Poderá o problema ser na linha de descarga(depois das válvulas) tubagem furada poderia fazer isto??
- Mário
- Team Apoio
Boas
A válvula tem mola?
Vê se não é golpe de aríete?
Vê se a válvula é de montagem horizontal pode ser de montagem vertical.
Cump
Mário
A válvula tem mola?
Vê se não é golpe de aríete?
Vê se a válvula é de montagem horizontal pode ser de montagem vertical.
Cump
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Normalmente as valvulas de retenção de bola tanto podem trabalhar na horizontal como na vertical que não afecta o seu funcionamento.
Qual a pressão e temperatura na tubagem?
Qual a pressão máxima admitida nas válvulas que instalou?
Por vezes existem desalinhamentos e distâncias ligeiramente superiores e para tornar o encaixe perfeito usa se a ferramenta de bancada ( o martelo), isto pode ser suficiente para criar torsão e desalinhamentos principalmente nas tubagens criando um nível de stress elevado. Recomendo o uso de juntas elásticas.
Qual a pressão e temperatura na tubagem?
Qual a pressão máxima admitida nas válvulas que instalou?
Por vezes existem desalinhamentos e distâncias ligeiramente superiores e para tornar o encaixe perfeito usa se a ferramenta de bancada ( o martelo), isto pode ser suficiente para criar torsão e desalinhamentos principalmente nas tubagens criando um nível de stress elevado. Recomendo o uso de juntas elásticas.