Mudança de gás natural para eletricidade

Pedro Salvador
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 mar 2018, 17:22

Mudança de gás natural para eletricidade

Mensagem por Pedro Salvador »

Boa tarde a todos.

Sou novo no fórum e desde já agradeço a vossa ajuda para o assunto que vou colocar.

Pretendo fazer obras em casa e acabar com o gás, passando tudo para eletricidade.

Não tenho muito o que passar, pois apenas uso gás no esquentador e no fogão. Uso muito pouco o forno, apenas os bicos do fogão.

Disseram-me que um esquentador elétrico (refiro-me mesmo a um esquentador, não a um termoacumulador), funciona apenas com corrente trifásica.

Como posso efetuar a mudança para corrente trifásica?

O que preciso mudar no quadro, no contrato e na instalação elétrica para ter corrente trifásica para o esquentador?

Cumprimentos e desde já obrigado pela ajuda.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Mudança de gás natural para eletricidade

Mensagem por joao-pt »

Existem esquentadores eléctricos monofásicos e trifásicos, para potências mais elevadas o normal é serem trifásicos.

Trata-se de uma moradia ou apartamento?

Podes começar por verificar na tua factura se o teu contrato é monofásico ou trifásico. Caso seja monofásico, deves tentar perceber se existem a chegar à tua habitação 3 condutores para além do neutro e do condutor de protecção.
Pedro Salvador
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

A casa é um apartamento de 3 assoalhadas, onde moro eu e a minha mulher.

O contrato é monofásico.

Como é que vejo isso dos 3 condutores?

Sei que a coluna do prédio é antiga (o prédio é de 1970), e não tem "terra".

joao.pt Escreveu: 06 mar 2018, 17:45 Existem esquentadores eléctricos monofásicos e trifásicos, para potências mais elevadas o normal é serem trifásicos.

Podes começar por verificar na tua factura se o teu contrato é monofásico ou trifásico. Caso seja monofásico, deves tentar perceber se existem a chegar à tua habitação 3 condutores para além do neutro e do condutor de protecção.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Recomendo que chames um técnico para te ajudar e que analise a segurança dessa instalação, instalação de terra de protecção e diferencial.

Porque não consideras antes a instalação de um esquentador monofásico? Pode ser o suficiente para a tua habitação e evitar custos com burocracia e obras.
rmvg
Curioso
Curioso
Registado: 21 jul 2017, 00:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por rmvg »

Esquentadores elétricos tem poucas opções os monofásicos são mais indicados para funcionar em lavatórios, agora para banhos tem de ser os trifásico , e os consumos vão de
6kw no nível econômico ate 18kw no nível intensivo..
Alfredo Garcia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 jul 2016, 11:02
Has thanked: 3 times

Mensagem por Alfredo Garcia »

Tem de ter em atenção a condutividade da agua, os esquentadores que conheci (instalei) utilizavam elétrodos, não sei se ainda assim o são, o que montei aquecia pouco, no bunker da nato em Oeiras tinham de dosear sal para que o esquentador funcionasse.
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Has thanked: 2 times
Been thanked: 8 times

Mensagem por rui14 »

Desaconselho completamente essa ideia, um esquentador elétrico de 24 KW consome 34.68 Amp por fase e custa 230 Euros mais IVA
um termoacumulador de 100 litros custa 185/239 Euros mais IVA
o problema é a classe de eficiência energética que no primeiro caso é A e no segundo é C
Pedro Salvador
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

A questão é a de que temos a coluna de gás estragada no prédio, e todos terão de mudar para eletricidade (foi o que ficou combinado em assembleia de condóminos).

Achei que o esquentador elétrico seria uma boa opção, pois com o termo acumulador quando se gasta a água quente acumulada tem de se esperar que ele encha novamente e aqueça mais água.

Qual a opção mais barata do ponto de vista do consumo?

Qual o gasto de um esquentador elétrico trifásico? digo trifásico porque um monofásico não será suficiente para banhos de 10 a 15 min.

Cumprimentos.
rui14 Escreveu: 07 mar 2018, 09:33 Desaconselho completamente essa ideia, um esquentador elétrico de 24 KW consome 34.68 Amp por fase e custa 230 Euros mais IVA
o problema é a classe de eficiência energética que no primeiro caso é A e no segundo é C
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Não mudes de gás para eletricidade! Vais gastar dinheiro a mudar e depois pagas mais pela eletricidade do que pelo gás!
Quanto ao mudar para trifásico só por causa de aquecer a água esquece isso! Nunca vais ter o retorno desse investimento.
Na minha opinião ficava igual, sendo que no máximo podia comprar um termoacumulador para substituir o esquentador e uma placa de indução portátil.

Mas isto tudo tem cuidado com isto tudo devido à potência máxima que podes contratar para a tua casa!

Cumps!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Pedro Salvador Escreveu: 07 mar 2018, 09:44 A questão é a de que temos a coluna de gás estragada no prédio, e todos terão de mudar para eletricidade (foi o que ficou combinado em assembleia de condóminos).

Achei que o esquentador elétrico seria uma boa opção, pois com o termo acumulador quando se gasta a água quente acumulada tem de se esperar que ele encha novamente e aqueça mais água.

Qual o gasto de um esquentador elétrico trifásico? digo trifásico porque um monofásico não será suficiente para banhos de 10 a 15 min.

Cumprimentos.
rui14 Escreveu: 07 mar 2018, 09:33 Desaconselho completamente essa ideia, um esquentador elétrico de 24 KW consome 34.68 Amp por fase e custa 230 Euros mais IVA
A lei actual obriga a haver instalação de gás. Não obriga aconsumir nem a ter gás. Mas tem que existir a rede de gás.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
torrado
Curioso
Curioso
Registado: 09 ago 2009, 01:47
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por torrado »

Esquentador elétrico é má ideia. É demasiado consumo para um apartamento monofásico. É preferível optar pelo termoacumulador convencional ou bomba de calor com acumulação.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Pedro Salvador Escreveu: 07 mar 2018, 09:44 A questão é a de que temos a coluna de gás estragada no prédio, e todos terão de mudar para eletricidade (foi o que ficou combinado em assembleia de condóminos).

Cumprimentos.
Boas
Se em reunião de Condóminos ficou deliberado mudarem todos de gás para eletricidade, Alguém previamente deveria ver se todas as frações têm disponível para contratar na EDP 6.9Kvas, ou seja 230/30A, e claro para instalação de um Termoacumulador.
Se não o fizeram previamente, agora parece que não querendo gastar dinheiro numa nova Coluna de Gás, vão ter de gastar dinheiro numa nova Coluna de Eletricidade.
E depois cada condómino vai ter de gastar dinheiro na sua fração para fazer adaptações elétricas de forma a tornar a sua instalação elétrica de acordo com as RTIEBT.
Com esta brincadeira (ideia) de alguém sem cuidado e conhecimentos vai obrigar cada condómino a desembolsar uns milhares de euros :) :) e pior se alguns já tiverem potencia disponível de 6.9Kvas, não vão querer estar a suportar os custos da nova Coluna Montante para que os outros agora possam passar a ter disponível 6.9Kvas.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

vai-te lucro que me dás prejuízo!

Já reparou que com a energia consumida em 15min por esse equipamento, pode por a funcionar um termoacumulador de 1500w durante 4 Horas.

Pense nisso...

Ohmico
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2014, 14:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por Quintas »

Além de tudo o que já foi dito, gerir os consumos da casa em trifásico para uma potência total equivalente à monofásica é mais complicado pois a potência disponível em cada fase vai ser menor que o total das 3 fases em monofásico. Obriga a distribuir bem os grandes consumidores pelas 3 fases e por vezes a pensar se podes ligar uma coisa se outra já está a trabalhar.

Eu tenho 3 fases, mas hoje arrependo-me. Ao longo dos anos, troquei algumas cargas de fase para equilibrar em função do que são os nossos hábitos de consumo e identifiquei tudo com cores. Cada tomada tem um autocolante de uma cor que identifica a fase respetiva. Hoje, passados muitos anos, tudo funciona bem, mas no início o limitador de potência disparava com frequência.
MFigueiredo
Curioso
Curioso
Registado: 27 nov 2010, 17:06
Has thanked: 9 times
Been thanked: 7 times

Mensagem por MFigueiredo »

Pedro Salvador Escreveu: 06 mar 2018, 18:00 A casa é um apartamento de 3 assoalhadas, onde moro eu e a minha mulher.

O contrato é monofásico.

Como é que vejo isso dos 3 condutores?

Sei que a coluna do prédio é antiga (o prédio é de 1970), e não tem "terra".

joao.pt Escreveu: 06 mar 2018, 17:45 Existem esquentadores eléctricos monofásicos e trifásicos, para potências mais elevadas o normal é serem trifásicos.

O mais importante antes de decidir se instala um esquentador elétrico ou termoacumulador é garantir que existe terra e proteção diferencial adequada.

No meu concelho existe um busto em homenagem a um ex presidente da câmara que deixou de o ser a tomar banho... Electrocutado derivado ao mau funcionamento do esquentador elétrico.
MFigueiredo
Responder

Voltar para “Dúvidas”