Optimização de Consumo eléctrico num prédio

Responder
llbrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2018, 13:56
Enviou: 6 vezes

Optimização de Consumo eléctrico num prédio

Mensagem por llbrito »

Caros,
Não sei se me conseguem ajudar, mas vou tentar.
Moro num prédio e no inicio do ano fui nomeado administrador de condomínio,
agora pretendo alterar a iluminação do prédio com o principal foco na
poupança de electricidade (se bem que o grande consumo deve ser nos dois elevadores).

O que temos é, hall (piso 0) do prédio com sensores de movimento, do 1 ao 3
quando acendemos uma luz em qualquer um dos andares liga nos 3 pisos, aqui
tem fases diferentes, tem uma para a entrada das fracções e outra para a
entrada dos elevadores, ou seja, por exemplo o morador do 1º sai de casa e
liga as duas fases (entrada do apartamento e elevadores) acende 6 lâmpadas
led.

Do -1 ao -3 igual, é igual ao que mencionei em cima.

O que pretendia era colocar as luzes a acender por piso, é viável?

Já pensei nos sensores de movimento, mas o orçamento que obtive era muito
caro, o que acham que é mais viável, alterar ou manter tudo igual?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Optimização de Consumo eléctrico num prédio

Mensagem por joao-pt »

Tens de perceber qual é efectivamente o custo mensal com a iluminação para saberes se o investimento em sensores em cada piso compensa. Entre material e mão de obra, temo que o investimento não compense. Possivelmente conseguem poupar mais, apelando ao uso das escadas ao invés do elevador.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 75 vezes

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Não percebi bem o conceito de iluminação dos espaços comuns...
Para já o consumo pode ser otimizado pelos períodos de tempo que as luzes estão acesas depois de acenderem, ou seja, ver se é viável reduzir o tempo da iluminação acesa.

Cumps!
llbrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por llbrito »

Gil82 Escreveu: 21 fev 2018, 15:13 Boas!

Para já o consumo pode ser otimizado pelos períodos de tempo que as luzes estão acesas depois de acenderem, ou seja, ver se é viável reduzir o tempo da iluminação acesa.

Cumps!
O que não percebeu? O que temos é as luzes a acender em todos os pisos quando ligo a luz no 1ºandar, por exemplo e tenho 3 possibilidades;
- ou deixar como está.
- ou alterar a ligação para quando de acender a luz no 1ª só acender nesse piso (ou seja, em vez de acender 6 lampadas led, como está actualmente, passa a acender apenas 2).
- ou colocar sensores, mas o orçamento que tenho são 1000€ (1000€ vou demorar muitos e muitos anos a pagar o investimento, acho)

Já reduzi o numero de lâpamdas e mudei tudo para led, no automático tenho tudo no mínimo 1m, também pensei mudar para uns que têm 30segundos, possibilidades que não sei se vale a pena o investimento.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

llbrito Escreveu: 21 fev 2018, 17:15
Gil82 Escreveu: 21 fev 2018, 15:13 Boas!

Cumps!
O que não percebeu? O que temos é as luzes a acender em todos os pisos quando ligo a luz no 1ºandar, por exemplo e tenho 3 possibilidades;
- ou deixar como está.
- ou alterar a ligação para quando de acender a luz no 1ª só acender nesse piso (ou seja, em vez de acender 6 lampadas led, como está actualmente, passa a acender apenas 2).
- ou colocar sensores, mas o orçamento que tenho são 1000€ (1000€ vou demorar muitos e muitos anos a pagar o investimento, acho)

Já reduzi o numero de lâpamdas e mudei tudo para led, no automático tenho tudo no mínimo 1m, também pensei mudar para uns que têm 30segundos, possibilidades que não sei se vale a pena o investimento.
Boas
Penso que não vale a pena fazer mais alterações, se pensar em ligar piso a piso, significa que tem de instalar um automatico de escada para Leds em cada piso, e refazer as ligações eletricas, apesar dos automaticos de escada para leds serem mais caros que os normais, sempre deve ficar mais barato que os 1000€ que refere dos detetores.
O tempo que refere de 1 minuto é demasiado pouco tempo, não chega para a pessoa sair do elevador, abrir a porta e entrar em casa, por isso está a forçar o trabalho do automatico, não está a poupar energia porque o automatico vai seguramente ser ligado no minimo por duas vezes, e ao forçar a ligação do automatico vai fazer com que este avarie mais rapido, logo a eventual poupança que pensa estar a obter, será prejuizo quando da substituição do automatico de escada.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Como já foi referido aqui, esticar a poupança, concentrando recursos na iluminação, pensando que que irá pouca ainda mais, é uma ilusão.
Eu tenho no alpendre uma lâmpada LED 7W com detector de movimento. O detector avariou e ficou permanentemente ligada. O custo de um detector de movimento novo, dá para 2 anos de luz permanente... Como acaba por ser um elemento dissuasor, deixei ficar assim...

Mas em casa de ferreiro, espeto de pau...
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Mensagem por dsrsantos »

Uma grande parte dos gastos virá do elevador...
A outra vem do termo de potência contratada.
Verifique qual a potência que tem contratada e se necessita de tanta. Isto deve ser feito com um analisador para apanhar os periodos de maior consumo e verificar se há margem para pedir a mudança ao fornecedor. Agora cuidado, não vá alguém ficar preso no elevador por o DLP disparar.
llbrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por llbrito »

Pois, pensando bem é melhor deixar tudo como está, e talvez aumentar o tempo de luz para 1:30m, por vezes temos o falso pensamento de que menos tempo é mais poupança... não se aplica em tudo.

Aproveitando o topico, temos um automático de escada que avariou (não desliga), anexo foto, poderei comprar um igual e substituir? É que estavam a falar de automático led e fiquei confuso?

Falando na substituição para alem de desligar o geral tenho de ter algum cuidado especial?

Obrigado
automatico
automatico
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 75 vezes

Mensagem por Gil82 »

llbrito Escreveu: 22 fev 2018, 09:48 Pois, pensando bem é melhor deixar tudo como está, e talvez aumentar o tempo de luz para 1:30m, por vezes temos o falso pensamento de que menos tempo é mais poupança... não se aplica em tudo.

Aproveitando o topico, temos um automático de escada que avariou (não desliga), anexo foto, poderei comprar um igual e substituir? É que estavam a falar de automático led e fiquei confuso?

Falando na substituição para alem de desligar o geral tenho de ter algum cuidado especial?

Obrigado

20180215_225317.jpg

Boas!

Já fiquei a perceber como está a funcionar a iluminação.
Sou da opinião de ficar como está, também não são assim tantas lâmpadas para que a mudança dê retroativos.
Quanto à troca do automático de escada, desligue o DCP da EDP (caso ainda não tenha dos novos) e faça a troca. Em todos os casos se não tiver à vontade para mexer no Quadro Elétrico chame um eletricista que muda isso num instante!

Cumps!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

llbrito Escreveu: 22 fev 2018, 09:48 Pois, pensando bem é melhor deixar tudo como está, e talvez aumentar o tempo de luz para 1:30m, por vezes temos o falso pensamento de que menos tempo é mais poupança... não se aplica em tudo.

Obrigado

20180215_225317.jpg
Boas
Esse automático de escada é normal, pode adquiri-lo em qualquer loja/armazém de material elétrico.
Deve adquirir um igual para não ter de alterar as ligações eletricas, pois nesse modelo as ligações são por baixo, e em outros modelos as ligações são por cima.
Deve verificar tambem se não tem nenhum botão preso nesse circuito, senão vai voltar a queimar.
Cpts.
Energy
llbrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por llbrito »

ENERGY Escreveu: 22 fev 2018, 20:04 Deve verificar tambem se não tem nenhum botão preso nesse circuito, senão vai voltar a queimar.
Ok. Obrigado.
Quando recomenda a verificar os botões é os interruptores das escadas (podem não estar a ligar e desligar bem), certo?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Mensagem por joao-pt »

Sim, pode algum ter ficado preso. No fim de instalares o novo automático de escada percebes isso facilmente, se estiver sempre a ligar é porque tens algum botão preso.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”