Optimização de Consumo eléctrico num prédio
Optimização de Consumo eléctrico num prédio
Caros,
Não sei se me conseguem ajudar, mas vou tentar.
Moro num prédio e no inicio do ano fui nomeado administrador de condomínio,
agora pretendo alterar a iluminação do prédio com o principal foco na
poupança de electricidade (se bem que o grande consumo deve ser nos dois elevadores).
O que temos é, hall (piso 0) do prédio com sensores de movimento, do 1 ao 3
quando acendemos uma luz em qualquer um dos andares liga nos 3 pisos, aqui
tem fases diferentes, tem uma para a entrada das fracções e outra para a
entrada dos elevadores, ou seja, por exemplo o morador do 1º sai de casa e
liga as duas fases (entrada do apartamento e elevadores) acende 6 lâmpadas
led.
Do -1 ao -3 igual, é igual ao que mencionei em cima.
O que pretendia era colocar as luzes a acender por piso, é viável?
Já pensei nos sensores de movimento, mas o orçamento que obtive era muito
caro, o que acham que é mais viável, alterar ou manter tudo igual?
Não sei se me conseguem ajudar, mas vou tentar.
Moro num prédio e no inicio do ano fui nomeado administrador de condomínio,
agora pretendo alterar a iluminação do prédio com o principal foco na
poupança de electricidade (se bem que o grande consumo deve ser nos dois elevadores).
O que temos é, hall (piso 0) do prédio com sensores de movimento, do 1 ao 3
quando acendemos uma luz em qualquer um dos andares liga nos 3 pisos, aqui
tem fases diferentes, tem uma para a entrada das fracções e outra para a
entrada dos elevadores, ou seja, por exemplo o morador do 1º sai de casa e
liga as duas fases (entrada do apartamento e elevadores) acende 6 lâmpadas
led.
Do -1 ao -3 igual, é igual ao que mencionei em cima.
O que pretendia era colocar as luzes a acender por piso, é viável?
Já pensei nos sensores de movimento, mas o orçamento que obtive era muito
caro, o que acham que é mais viável, alterar ou manter tudo igual?
Re: Optimização de Consumo eléctrico num prédio
Tens de perceber qual é efectivamente o custo mensal com a iluminação para saberes se o investimento em sensores em cada piso compensa. Entre material e mão de obra, temo que o investimento não compense. Possivelmente conseguem poupar mais, apelando ao uso das escadas ao invés do elevador.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 75 vezes
Boas!
Não percebi bem o conceito de iluminação dos espaços comuns...
Para já o consumo pode ser otimizado pelos períodos de tempo que as luzes estão acesas depois de acenderem, ou seja, ver se é viável reduzir o tempo da iluminação acesa.
Cumps!
Para já o consumo pode ser otimizado pelos períodos de tempo que as luzes estão acesas depois de acenderem, ou seja, ver se é viável reduzir o tempo da iluminação acesa.
Cumps!
O que não percebeu? O que temos é as luzes a acender em todos os pisos quando ligo a luz no 1ºandar, por exemplo e tenho 3 possibilidades;Gil82 Escreveu: 21 fev 2018, 15:13 Boas!
Cumps!
- ou deixar como está.
- ou alterar a ligação para quando de acender a luz no 1ª só acender nesse piso (ou seja, em vez de acender 6 lampadas led, como está actualmente, passa a acender apenas 2).
- ou colocar sensores, mas o orçamento que tenho são 1000€ (1000€ vou demorar muitos e muitos anos a pagar o investimento, acho)
Já reduzi o numero de lâpamdas e mudei tudo para led, no automático tenho tudo no mínimo 1m, também pensei mudar para uns que têm 30segundos, possibilidades que não sei se vale a pena o investimento.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasllbrito Escreveu: 21 fev 2018, 17:15O que não percebeu? O que temos é as luzes a acender em todos os pisos quando ligo a luz no 1ºandar, por exemplo e tenho 3 possibilidades;Gil82 Escreveu: 21 fev 2018, 15:13 Boas!
Cumps!
- ou deixar como está.
- ou alterar a ligação para quando de acender a luz no 1ª só acender nesse piso (ou seja, em vez de acender 6 lampadas led, como está actualmente, passa a acender apenas 2).
- ou colocar sensores, mas o orçamento que tenho são 1000€ (1000€ vou demorar muitos e muitos anos a pagar o investimento, acho)
Já reduzi o numero de lâpamdas e mudei tudo para led, no automático tenho tudo no mínimo 1m, também pensei mudar para uns que têm 30segundos, possibilidades que não sei se vale a pena o investimento.
Penso que não vale a pena fazer mais alterações, se pensar em ligar piso a piso, significa que tem de instalar um automatico de escada para Leds em cada piso, e refazer as ligações eletricas, apesar dos automaticos de escada para leds serem mais caros que os normais, sempre deve ficar mais barato que os 1000€ que refere dos detetores.
O tempo que refere de 1 minuto é demasiado pouco tempo, não chega para a pessoa sair do elevador, abrir a porta e entrar em casa, por isso está a forçar o trabalho do automatico, não está a poupar energia porque o automatico vai seguramente ser ligado no minimo por duas vezes, e ao forçar a ligação do automatico vai fazer com que este avarie mais rapido, logo a eventual poupança que pensa estar a obter, será prejuizo quando da substituição do automatico de escada.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Como já foi referido aqui, esticar a poupança, concentrando recursos na iluminação, pensando que que irá pouca ainda mais, é uma ilusão.
Eu tenho no alpendre uma lâmpada LED 7W com detector de movimento. O detector avariou e ficou permanentemente ligada. O custo de um detector de movimento novo, dá para 2 anos de luz permanente... Como acaba por ser um elemento dissuasor, deixei ficar assim...
Mas em casa de ferreiro, espeto de pau...
Eu tenho no alpendre uma lâmpada LED 7W com detector de movimento. O detector avariou e ficou permanentemente ligada. O custo de um detector de movimento novo, dá para 2 anos de luz permanente... Como acaba por ser um elemento dissuasor, deixei ficar assim...
Mas em casa de ferreiro, espeto de pau...
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Enviou: 11 vezes
- Agradecimento recebido: 30 vezes
Uma grande parte dos gastos virá do elevador...
A outra vem do termo de potência contratada.
Verifique qual a potência que tem contratada e se necessita de tanta. Isto deve ser feito com um analisador para apanhar os periodos de maior consumo e verificar se há margem para pedir a mudança ao fornecedor. Agora cuidado, não vá alguém ficar preso no elevador por o DLP disparar.
A outra vem do termo de potência contratada.
Verifique qual a potência que tem contratada e se necessita de tanta. Isto deve ser feito com um analisador para apanhar os periodos de maior consumo e verificar se há margem para pedir a mudança ao fornecedor. Agora cuidado, não vá alguém ficar preso no elevador por o DLP disparar.
Pois, pensando bem é melhor deixar tudo como está, e talvez aumentar o tempo de luz para 1:30m, por vezes temos o falso pensamento de que menos tempo é mais poupança... não se aplica em tudo.
Aproveitando o topico, temos um automático de escada que avariou (não desliga), anexo foto, poderei comprar um igual e substituir? É que estavam a falar de automático led e fiquei confuso?
Falando na substituição para alem de desligar o geral tenho de ter algum cuidado especial?
Obrigado
Aproveitando o topico, temos um automático de escada que avariou (não desliga), anexo foto, poderei comprar um igual e substituir? É que estavam a falar de automático led e fiquei confuso?
Falando na substituição para alem de desligar o geral tenho de ter algum cuidado especial?
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 75 vezes
llbrito Escreveu: 22 fev 2018, 09:48 Pois, pensando bem é melhor deixar tudo como está, e talvez aumentar o tempo de luz para 1:30m, por vezes temos o falso pensamento de que menos tempo é mais poupança... não se aplica em tudo.
Obrigado
20180215_225317.jpg
Boas!
Já fiquei a perceber como está a funcionar a iluminação.
Sou da opinião de ficar como está, também não são assim tantas lâmpadas para que a mudança dê retroativos.
Quanto à troca do automático de escada, desligue o DCP da EDP (caso ainda não tenha dos novos) e faça a troca. Em todos os casos se não tiver à vontade para mexer no Quadro Elétrico chame um eletricista que muda isso num instante!
Cumps!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasllbrito Escreveu: 22 fev 2018, 09:48 Pois, pensando bem é melhor deixar tudo como está, e talvez aumentar o tempo de luz para 1:30m, por vezes temos o falso pensamento de que menos tempo é mais poupança... não se aplica em tudo.
Obrigado
20180215_225317.jpg
Esse automático de escada é normal, pode adquiri-lo em qualquer loja/armazém de material elétrico.
Deve adquirir um igual para não ter de alterar as ligações eletricas, pois nesse modelo as ligações são por baixo, e em outros modelos as ligações são por cima.
Deve verificar tambem se não tem nenhum botão preso nesse circuito, senão vai voltar a queimar.
Cpts.
Energy
Energy
Ok. Obrigado.ENERGY Escreveu: 22 fev 2018, 20:04 Deve verificar tambem se não tem nenhum botão preso nesse circuito, senão vai voltar a queimar.
Quando recomenda a verificar os botões é os interruptores das escadas (podem não estar a ligar e desligar bem), certo?
Sim, pode algum ter ficado preso. No fim de instalares o novo automático de escada percebes isso facilmente, se estiver sempre a ligar é porque tens algum botão preso.