PLACA DE INDUÇÃO E TERMO ACUMULADOR !! URGENTE

Responder
VENTURA2737
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 fev 2018, 11:41
Has thanked: 4 times

PLACA DE INDUÇÃO E TERMO ACUMULADOR !! URGENTE

Mensagem por VENTURA2737 »

Bom dia,
Eu montei um termo acumulador(JUNKERS EXCELL 100 L 2000W) e uma placa de indução (ELECTROLUX 7200W) e tenho apenas uma tomada(não tenho acesso para criar uma ligação directa ao quadro) para fazer a ligação dos dois equipamentos . O meu QE é de 6,9kVA (30A) e agora tenho algumas duvidas para fazer a ligação e qual a melhor maneira de fazer sem existir risco de danificar os equipamentos que são um pouco caros e requer algum cuidado na instalação.
Pensei em deixar de existir a tal tomada e colocar 2 disjuntor com diferencial de 30mA pois qualquer fuga á massa irá proteger os equipamentos.

Alguém me pode ajudar com outra opinião ?
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Been thanked: 26 times

Re: PLACA DE INDUÇÃO E TERMO ACUMULADOR !! URGENTE

Mensagem por tpinheiro »

Bom dia.

Qual a secção dos condutores que vão alimentar esses equipamentos?
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Uma vez que a corrente máxima já está limitada a montante, pelo DLP, a 30A, considerando condutores enfiados em tubo, devem ser de 6mm2 (se lá está uma tomada, serão de 2,5mm2...
Deve ter noção que nunca vai conseguir usar o fogão à sua potência máxima, já que ultrapassa a que tem disponível em casa. Muito menos se estiver a usar água quente ao mesmo tempo...
O termoacomulador tem mesmo de estar protegido a 30mA, pela sua vida, não pelo valor dos equipamentos....
VENTURA2737
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

tpinheiro Escreveu: 05 fev 2018, 12:01 Bom dia.

Qual a secção dos condutores que vão alimentar esses equipamentos?
2,5mm2
VENTURA2737
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

dsrsantos Escreveu: 05 fev 2018, 12:28 Uma vez que a corrente máxima já está limitada a montante, pelo DLP, a 30A, considerando condutores enfiados em tubo, devem ser de 6mm2 (se lá está uma tomada, serão de 2,5mm2...
Deve ter noção que nunca vai conseguir usar o fogão à sua potência máxima, já que ultrapassa a que tem disponível em casa. Muito menos se estiver a usar água quente ao mesmo tempo...
O termoacomulador tem mesmo de estar protegido a 30mA, pela sua vida, não pelo valor dos equipamentos....
Por baixo da placa tenho espaço para meter a alimentação do termo acumulador e a placa , como a tomada é de 2,5mm2 que tipo de arranjo faço ?
Por 2 disjuntor para cada equipamento com o diferencial 30mA ?
Estou com bastantes duvidas ...
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

VENTURA2737 Escreveu: 05 fev 2018, 13:11
dsrsantos Escreveu: 05 fev 2018, 12:28 Uma vez que a corrente máxima já está limitada a montante, pelo DLP, a 30A, considerando condutores enfiados em tubo, devem ser de 6mm2 (se lá está uma tomada, serão de 2,5mm2...
Por baixo da placa tenho espaço para meter a alimentação do termo acumulador e a placa , como a tomada é de 2,5mm2 que tipo de arranjo faço ?
Como disse, é essencial trocar os condutores desde o quadro até essa tomada. 2,5mm2 não chega para alimentar essa potência. Se estiver bem protegido, o disjuntor do quadro vai disparar quando ligar 2 zonas da placa ou, o termoacumulador ligar ao mesmo tempo que uma zona da placa, por exemplo. Se estiver mal protegido (disjuntor maior que 16A), mais tardo ou mais cedo o cabo arde...

Chame um electricista. Se o tubo não dá, a solução será passar dois cabos em calha técnica.
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Been thanked: 26 times

Mensagem por tpinheiro »

Boa tarde.

Sim vai ter que substituir o cabo de alimentação. O cabo de 2,5mm não é suficiente para esses equipamentos.
VENTURA2737
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

dsrsantos Escreveu: 05 fev 2018, 15:15
VENTURA2737 Escreveu: 05 fev 2018, 13:11
Como disse, é essencial trocar os condutores desde o quadro até essa tomada. 2,5mm2 não chega para alimentar essa potência. Se estiver bem protegido, o disjuntor do quadro vai disparar quando ligar 2 zonas da placa ou, o termoacumulador ligar ao mesmo tempo que uma zona da placa, por exemplo. Se estiver mal protegido (disjuntor maior que 16A), mais tardo ou mais cedo o cabo arde...

Chame um electricista. Se o tubo não dá, a solução será passar dois cabos em calha técnica.
Pois isto foi á ultima da hora esta mudança para a placa e termo acumulador .... eu abri roços no chão passar tudo mas na cozinha não mexi pois não estava previsto alterar nada .... agora vai ser complicado pois não queria nada á vista ...
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Has thanked: 23 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por HJCruz »

Pode sempre aproveitar essa tomada para o termoacumulador. Se é de 2000W o fio de 2,5 mm2 chega. Mas vai ter de passar um novo circuito para a placa. E para essa potência no mínimo fio com 6 mm2.
Deve substituir o Interruptor Diferencial que protege os circuitos da sua cozinha por um de 32 mA de proteção, caso o que tem instalado ainda não seja.
Não se esqueça, chame um eletricista se tem dúvidas. Nas instalações eléctricas não podem haver dúvidas
Atenciosamente,
HJCruz
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas!

1º - 6,9kVA para os dois aparelhos ligados no máximo não dá (óbvio), logo não pode ligar todos os pontos da placa ao mesmo tempo.
2º - Se só tem 1 tubo para passar tudo (não regulamentar) tem as seguintes opções: deixar os condutores a 2,5mm2 e disjuntor de 16A (quando liga o termoacumulador fica com pouca potência para a placa); mudar os condutores para 4mm2 e disjuntor para 25A; passar mais um circuito de 2,5mm2 aproveitanto o condutor de terra que dá para os dois e meter 2 disjutores de 16A.

É ter atenção aos consumos da placa, pois é ela que vai mandar o DCP aguentar ou não.

Cumps!
Responder

Voltar para “Dúvidas”