Preços de Projectos
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Re: Preços de Projectos
nessa perspectiva um eng de telecomunicaçoes deveria poder assinar os projectos de electricidade. Os conhecimentos extra para tal sao muito poucos ou nenhuns. um pco de legislaçao e tava feito.
Nao tenho duvidas que os projectos de moradias nao apresentem dificuldades.mas e uma empresa com rede estruturada e configuraçoes de routers(grandes empresas)? colunas em fibra optica e centrais de cabeça com transmodulaçao dos sinais de parabolicas? internet sobre cabo coaxial num hotel?
a anacom pode garantir que os projectistas inscritos podem ser responsaveis sobre projectos desta natureza? mesmo os electricistas com formaçao das certificadoras e recem licenciados do ramo de energia que nao tem estes conteudos no programa?
se sim, acho que os projectos de electricidade deviam seguir a mesma norma.
Nao tenho duvidas que os projectos de moradias nao apresentem dificuldades.mas e uma empresa com rede estruturada e configuraçoes de routers(grandes empresas)? colunas em fibra optica e centrais de cabeça com transmodulaçao dos sinais de parabolicas? internet sobre cabo coaxial num hotel?
a anacom pode garantir que os projectistas inscritos podem ser responsaveis sobre projectos desta natureza? mesmo os electricistas com formaçao das certificadoras e recem licenciados do ramo de energia que nao tem estes conteudos no programa?
se sim, acho que os projectos de electricidade deviam seguir a mesma norma.
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Concordo!!
Sou Engº Electrotecnico, fiz formação em Projectos ITED, estudei o Manual e o DL, e de facto, face ao que apresentas (exemplo de empresas e hotel) considero que não estou apto a dar resposta a um projecto desse tipo!
Contudo, sei que seria uma questão de estudo a sua resolução.
Sou Engº Electrotecnico, fiz formação em Projectos ITED, estudei o Manual e o DL, e de facto, face ao que apresentas (exemplo de empresas e hotel) considero que não estou apto a dar resposta a um projecto desse tipo!
Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Exacto, é tudo uma questao de estudo e investigaçao. mas mesmo que eu estude por mim mesmo e faça um projecto de arquitectura, de estrutura ou msm de electricidade e esteja bem feito por ter pesquisado e pedido ajuda a quem sabe, nao me deixam assina-lo, nem ser responsavel pelo que fiz. ja no ITED as coisas nao funcionam assim.
No ramo da electricidade deixam isento de projecto as pequenas instalaçoes. mas impedem que quem nao tem creditaçao, possa fazer um projecto de maiores dimensões.
No ramo da electricidade deixam isento de projecto as pequenas instalaçoes. mas impedem que quem nao tem creditaçao, possa fazer um projecto de maiores dimensões.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
nem mais, não argumentaria melhor
lightsouls Escreveu:Varejo Escreveu:Boas, os projectos são da responsabilidade do projectista e não existe aprovação, validação ou mesmo visar!!!
http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484069
boas..
no meu entender o problema aqui,é dos termos utilizados .. aprovação, validação ou visar não existe, é verdade.
no entanto várias entidades que até são formadoras e certificadoras em simultâneo, juntam o útil ao agradavel e dão-lhe outro nome.. "parecer técnico" ou o que seja. Este ''parecer técnico'' que pode ser simplesmente a identificação de erros nos projectos não podem passar a responsabilidade para terceiros, ou seja, se há termo de responsabilidade para o projectista, há que assumir... se eu adquiro a carta de condução para conduzir, tenho de assumir a minha conduta na estrada, para o bem ou para o mal independemente dos conselhos que me dão..
cpts
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Pra tirar a carta, tens que ter aulas da categoria que queres tirar a carta, tens exames teoricos e praticos para garantir que ninguem sai de la sem saber as regras. quem nao passar nos exames, nao tem carta. O meu pai tb m ensinou a conduzir. ms tive que tirar a carta.
se todos podessem assinar o que quisessem, havia ai mta obra pendurada e mt processo em tribunal a espera de indeminizaçoes. Pra quê ir pra universidade tirar uma formaçao?? perguntava-se aos amigos ocmo era, fazia-se, e assinava-se. O mal é que neste pais, por dinheiro mta gente diz que sim,sim responsabilizo-me, e dps tem que fugir pro brasil.
se todos podessem assinar o que quisessem, havia ai mta obra pendurada e mt processo em tribunal a espera de indeminizaçoes. Pra quê ir pra universidade tirar uma formaçao?? perguntava-se aos amigos ocmo era, fazia-se, e assinava-se. O mal é que neste pais, por dinheiro mta gente diz que sim,sim responsabilizo-me, e dps tem que fugir pro brasil.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Contacto:
Eu não sou Eng. (por enquanto espero eugemini Escreveu:Concordo!!

O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
ms tambem ha coisas que nunca se aprendem com a pratica. ou ha quem ensine ou levas uma vida a montar uma coisa que nao sabes como funciona.
Os pedreiros sabem fazer casas, com a pratica viram como sao dimensionados os pilares e sabem faze-los. e no entanto so os eng civis é q podem assinar as estruturas... mas se lhes aparece uma coisa diferente, arriscam-se a sobredimensionar por demais ou a que a estrutura parta..
num sector como as telecomunicaçoes, o que se aprende com a pratica, qd se aprende ja esta desactualizado.
Os pedreiros sabem fazer casas, com a pratica viram como sao dimensionados os pilares e sabem faze-los. e no entanto so os eng civis é q podem assinar as estruturas... mas se lhes aparece uma coisa diferente, arriscam-se a sobredimensionar por demais ou a que a estrutura parta..
num sector como as telecomunicaçoes, o que se aprende com a pratica, qd se aprende ja esta desactualizado.
Cipriano Escreveu:Achei indicado para o pessoal que está agora a começar a projectar de saber qual a média dos preços que se levam por projectos ited. Os preços que aqui vou colocar apenas é o minimo que acho que devem de levar.
Moradia: 125,00€
Prédio: 100,00€ por fogo + 60,00€ pela área comum
Fábricas, Farmácias, Lojas....: Depende do que o proprietário quer.
Boa tarde!
Estou a precisar de realizar um projecto ITED para uma moradia (piso terreo, cerca de 110m2, 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha).
Alguém aqui me sabe indicar um preço que considerem aceitável para um projecto deste tipo?
Alguém aqui interessado em realizá-lo dado que não sou conecedor de ninguém nesta área?
Sou da área de Lisboa.
Se alguém tiver interessado por favor mande-me PM ... estou certa urgência para o projecto.
David
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Dave Escreveu:Cipriano Escreveu:Achei indicado para o pessoal que está agora a começar a projectar de saber qual a média dos preços que se levam por projectos ited. Os preços que aqui vou colocar apenas é o minimo que acho que devem de levar.
Moradia: 125,00€
Prédio: 100,00€ por fogo + 60,00€ pela área comum
Fábricas, Farmácias, Lojas....: Depende do que o proprietário quer.
Boa tarde!
Estou a precisar de realizar um projecto ITED para uma moradia (piso terreo, cerca de 110m2, 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha).
Alguém aqui me sabe indicar um preço que considerem aceitável para um projecto deste tipo?
Alguém aqui interessado em realizá-lo dado que não sou conecedor de ninguém nesta área?
Sou da área de Lisboa.
Se alguém tiver interessado por favor mande-me PM ... estou certa urgência para o projecto.
David
Bem isso depende.. Um eng qualificado na area é capaz de levar uns 200€, um tecnico com o curso de projectista é capaz de fazer isso por uns 60€.
Para uma moradia, acho que escolhia o que fizer mais barato.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
60€???? Quem paga as cópias??? E as horas perdidas??? E o software legalizado???
Há com cada um.....
Há com cada um.....
Blog Pessoal
Blog Pessoal
Deve ser dos projectos de 5 folhas a contar com capa. Uma para a capa, outra para o termo, outra para a ficha de identificação, outra para a memória, outra para as peças desenhadas. E assim vai o respeito pelo trabalho de uma classe. Tenham vergonha.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
10€ sao as copias.. ha mt tecnico com o cursozinh de ited q fica mt contente de receber 50€ por uma tarde no PC...
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
10€ são as cópias? Hás-de me dizer aonde para eu poder ir tirar cópias ás memorias e ás peças desenhadas LOoL
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
na staples. memorias com 22pag +10desenhos, 4 deles em A3, 4 exemplares ao todo, 10€
A4 -> 30pag*4*0.05€=6€
A3 -> 4pag*4*0.1€=1.6€
nem chega a 8€
hj so paga mais kem ker...
A4 -> 30pag*4*0.05€=6€
A3 -> 4pag*4*0.1€=1.6€
nem chega a 8€
hj so paga mais kem ker...
Contando as horas de desenho, memória descritiva e organização de processo, licença de software, ida à Stapples fazer as cópias, gasóleo e desgaste do carro nas deslocação mais algum eventual telefonema a esclarecer alguma questão, deve dar cerca de €5 por hora.
Bem, as senhoras que fazem limpeza aqui por esta zona cobram entre €8 a €10 por hora.
Acho que está tudo dito.
Bem, as senhoras que fazem limpeza aqui por esta zona cobram entre €8 a €10 por hora.
Acho que está tudo dito.