Técnico de exploração
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 5 times
Técnico de exploração
Boa tarde!
Para onde é que é feito o envio de documentação para efetivar que sou técnico de exploração de uma instalação?
Em vistoria do IEP ainda em 2017, tive de entregar o meu termo de exploração. Mas agora qual o procedimento?
Já sou realmente o técnico da instalação ou necessito de mais alguma coisa? Ainda nem entreguei/enviei o tal seguro de 50.000€.
Alguém me pode ajudar? é que a DGEG atender neste momento é uma utopia...
Para onde é que é feito o envio de documentação para efetivar que sou técnico de exploração de uma instalação?
Em vistoria do IEP ainda em 2017, tive de entregar o meu termo de exploração. Mas agora qual o procedimento?
Já sou realmente o técnico da instalação ou necessito de mais alguma coisa? Ainda nem entreguei/enviei o tal seguro de 50.000€.
Alguém me pode ajudar? é que a DGEG atender neste momento é uma utopia...
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
Re: Técnico de exploração
Quando foi feito o pedido de vistoria, foi anexo um termo de responsabilidade pela exploração assinado por ti, certo? Bem como uma cópia do contrato de prestação de serviços entre ti e a entidade, certo?
Feita a vistoria e aprovada a execução da instalação, está tudo.
-
- Velha Guarda
Apenas o termo de responsabilidade pela exploração e nada mais.R3S Escreveu: 17 jan 2018, 15:17 Quando foi feito o pedido de vistoria, foi anexo um termo de responsabilidade pela exploração assinado por ti, certo? Bem como uma cópia do contrato de prestação de serviços entre ti e a entidade, certo?
Dai a minha dúvida...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasR3S Escreveu: 17 jan 2018, 15:17 Quando foi feito o pedido de vistoria, foi anexo um termo de responsabilidade pela exploração assinado por ti, certo? Bem como uma cópia do contrato de prestação de serviços entre ti e a entidade, certo?
Apesar das entidadades Inspetoras exigirem nos devidos casos o Termo de Responsabilidade de Exploração, isso não vincula o Técnico ao dono da obra, pois esse vinculo a vir a existir é feito num contrato, e nada tem a ver com a Inspeção.
Nunca nenhuma entidade Inspetora exigiu ver o Contrato entre o Técnico e o dono da obra, até porque penso que isso seria ilegal, vasculhar os termos desse tipo de contrato.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
Obrigado Energy!ENERGY Escreveu: 17 jan 2018, 21:05BoasR3S Escreveu: 17 jan 2018, 15:17 Quando foi feito o pedido de vistoria, foi anexo um termo de responsabilidade pela exploração assinado por ti, certo? Bem como uma cópia do contrato de prestação de serviços entre ti e a entidade, certo?
Apesar das entidadades Inspetoras exigirem nos devidos casos o Termo de Responsabilidade de Exploração, isso não vincula o Técnico ao dono da obra, pois esse vinculo a vir a existir é feito num contrato, e nada tem a ver com a Inspeção.
Nunca nenhuma entidade Inspetora exigiu ver o Contrato entre o Técnico e o dono da obra, até porque penso que isso seria ilegal, vasculhar os termos desse tipo de contrato.
Mas sabe me então dizer o que necessito de fazer ou que antigamente era necessário fazer?
-
- Team Apoio
BoasPimenta Escreveu: 17 jan 2018, 23:53Obrigado Energy!ENERGY Escreveu: 17 jan 2018, 21:05BoasR3S Escreveu: 17 jan 2018, 15:17 Quando foi feito o pedido de vistoria, foi anexo um termo de responsabilidade pela exploração assinado por ti, certo? Bem como uma cópia do contrato de prestação de serviços entre ti e a entidade, certo?
Mas sabe me então dizer o que necessito de fazer ou que antigamente era necessário fazer?
Na minha opinião não tem de fazer mais nada, com a entrega do certificado da Instalação ao cliente, e não tendo qualquer vinculo Contratual com o mesmo, o seu serviço terminou com a entrega do certificado ao cliente.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
Mesmo tendo assinado o termo de exploração? É que se o mesmo foi enviado à DGEG sou eu o responsável pela instalação não?ENERGY Escreveu: 18 jan 2018, 18:53BoasPimenta Escreveu: 17 jan 2018, 23:53Obrigado Energy!ENERGY Escreveu: 17 jan 2018, 21:05BoasR3S Escreveu: 17 jan 2018, 15:17 Quando foi feito o pedido de vistoria, foi anexo um termo de responsabilidade pela exploração assinado por ti, certo? Bem como uma cópia do contrato de prestação de serviços entre ti e a entidade, certo?
Na minha opinião não tem de fazer mais nada, com a entrega do certificado da Instalação ao cliente, e não tendo qualquer vinculo Contratual com o mesmo, o seu serviço terminou com a entrega do certificado ao cliente.
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Been thanked: 3 times
Pelo que sei, se for técnico responsável por exploração, terá de realizar uma inspeção à instalação duas vezes por ano e enviar o relatório para a DGEG. Logo, a meu ver é necessário existir algum contrato com o dono de obra, para a prestação desse serviço. Corrijam me se estiver errado!
Aproveito para colocar uma questão, em estabelecimentos recebendo publico, em que situações é obrigatório TREIE? Alguem sabe?
Aproveito para colocar uma questão, em estabelecimentos recebendo publico, em que situações é obrigatório TREIE? Alguem sabe?
-
- Velha Guarda
- Registado: 18 jan 2018, 15:56
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 22 times
Consultem o famoso DL96/2017 nos artigos 15 e 16. Falam dos edifícios e locais sujeitos a terem um técnico de exploração e também as obrigações do técnico de exploração.pet Escreveu: 19 jan 2018, 11:22 Pelo que sei, se for técnico responsável por exploração, terá de realizar uma inspeção à instalação duas vezes por ano e enviar o relatório para a DGEG. Logo, a meu ver é necessário existir algum contrato com o dono de obra, para a prestação desse serviço. Corrijam me se estiver errado!
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
HJCruz
HJCruz
-
- Velha Guarda
e já existe a plataforma elettonica do SRIESP?HJCruz Escreveu: 19 jan 2018, 12:42Consultem o famoso DL96/2017 nos artigos 15 e 16. Falam dos edifícios e locais sujeitos a terem um técnico de exploração e também as obrigações do técnico de exploração.pet Escreveu: 19 jan 2018, 11:22 Pelo que sei, se for técnico responsável por exploração, terá de realizar uma inspeção à instalação duas vezes por ano e enviar o relatório para a DGEG. Logo, a meu ver é necessário existir algum contrato com o dono de obra, para a prestação desse serviço. Corrijam me se estiver errado!
Espero ter ajudado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 18 jan 2018, 15:56
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 22 times
Existe já no site da DGEG, mais ainda está muito...muito limitada. Só dá para fazer pedidos para fazer pedidos de certificado de exploração para instalações com potência inferior a 10,35Kva, que não exigem inspeção inicial. (Não se percebe pois o DL96/2017 informa que nestes casos-instalações tipo C, uso residencial, potência abaixo dos 10,35 Kva-apenas necessitam da apresentação do Termo de Responsabilidade de execução junto do Operador de Rede, para efeitos de ligação à rede) Mas não se sabe quando vão aparecer os ditos certificados e na DGEG atender telefones, está quieto...
Atenciosamente,
HJCruz
HJCruz
-
- Team Apoio
Boaspet Escreveu: 19 jan 2018, 11:22 Pelo que sei, se for técnico responsável por exploração, terá de realizar uma inspeção à instalação duas vezes por ano e enviar o relatório para a DGEG. Logo, a meu ver é necessário existir algum contrato com o dono de obra, para a prestação desse serviço. Corrijam me se estiver errado!
Neste tópico encontra algumas respostas à sua questão
viewtopic.php?f=10&t=20914
Cpts.
Energy
Energy
Eu só sou técnico responsável pela exploração de uma instalação com PT. Na prática ainda não sou, porque a vistoria ainda não foi feita, mas já foi pedida.
No pedido de vistoria foi entregue a documentação que era pedida, incluindo o meu termo de responsabilidade como responsável pela exploração, e cópia do meu contrato com a entidade. A meu ver, se esta documentação não for entregue, a vistoria nem devia ser feita. Se alguém assinou o termo de responsabilidade pela exploração, é responsável pela exploração. E como tal, tem de ter um contrato. Senão...
No pedido de vistoria foi entregue a documentação que era pedida, incluindo o meu termo de responsabilidade como responsável pela exploração, e cópia do meu contrato com a entidade. A meu ver, se esta documentação não for entregue, a vistoria nem devia ser feita. Se alguém assinou o termo de responsabilidade pela exploração, é responsável pela exploração. E como tal, tem de ter um contrato. Senão...
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Been thanked: 3 times
Boas,ENERGY Escreveu: 19 jan 2018, 16:36Boaspet Escreveu: 19 jan 2018, 11:22 Pelo que sei, se for técnico responsável por exploração, terá de realizar uma inspeção à instalação duas vezes por ano e enviar o relatório para a DGEG. Logo, a meu ver é necessário existir algum contrato com o dono de obra, para a prestação desse serviço. Corrijam me se estiver errado!
Neste tópico encontra algumas respostas à sua questão
viewtopic.php?f=10&t=20914
Obrigado pela ajuda. No entanto, com o novo DL só é necessário TREIE se a Instalações do tipo C recebendo público, tiver potência superior a 100 kVA,
conforme definidas nas RTIEBT e recebendo público, da 1.ª à 3.ª categoria. A minha questão é: Se a instalação for de 3ª categoria mas a potência for de 70kVA, já não é necessário TREIE, Certo?
E as áreas, já não interessam?