Quadro electrico doméstico
Quadro electrico doméstico
Preciso de arranjar espaço na calha din do quadro aqui de casa para por um contador...
A seguir ao dijuntor da EDP tenho um Diferencial Merlin IDa 40A de 300Ma como geral da casa, depois tenho outro diferencial ligado a esse de 25A de 30Ma a alimentar o circuito de tomadas e ainda outro de 25A de 30Ma + um dijuntor KA16 para a banheira de hidromassagem.
Seguindo esta lógica deveria ter um diferencial para o circuito de iluminação já que tenho um para as tomadas?
Posso tirar a proteção das tomadas e ligar directo ao geral da casa com esta actualmente a iluminação?
Obrigado
A seguir ao dijuntor da EDP tenho um Diferencial Merlin IDa 40A de 300Ma como geral da casa, depois tenho outro diferencial ligado a esse de 25A de 30Ma a alimentar o circuito de tomadas e ainda outro de 25A de 30Ma + um dijuntor KA16 para a banheira de hidromassagem.
Seguindo esta lógica deveria ter um diferencial para o circuito de iluminação já que tenho um para as tomadas?
Posso tirar a proteção das tomadas e ligar directo ao geral da casa com esta actualmente a iluminação?
Obrigado
Última edição por KRUX em 28 dez 2017, 17:17, editado 1 vez no total.
Re: Quadro electrico doméstico
Não deves fazer essa alteração na instalação. Aquilo que recomendo é aumentares o quadro e dessa forma já ficas com espaço.
Pois mas para isso implicava partir parede o que não dava muito jeito...
Ok.....então basicamente é tirar o geral actual de 300Ma de 40Amp e por um de 30Ma a 40 Apm também. Correcto?
A nivel de inspeção/Segurança pode implicar alguma coisa?
Obg
Obg
30 mA é alta sensibilidade. Média sensibilidade seria o de 300 mA.alucas Escreveu: 28 dez 2017, 18:26 um único interruptor diferencial á cabeça da instalação (geral) de média sensibilidade 30 mA.
Pode não ser basicamente tirar e pôr, convém saber mais dados, se quiseres tira uma foto que pode ser que se consiga ajudar mais. Em relação a inspecção e segurança não deverás ter problemas se tudo for bem feito. Continuo a recomendar ampliação do quadro para um serviço bem feito.KRUX Escreveu: 28 dez 2017, 18:59 Ok.....então basicamente é tirar o geral actual de 300Ma de 40Amp e por um de 30Ma a 40 Apm também. Correcto?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasKRUX Escreveu: 28 dez 2017, 19:43 Aqui está a foto...
Agradeço os vossos Setups ou sugestões..
20171228_192535.jpg
Se precisa mesmo de criar espaço, só tem uma solução, é passar o corte geral do Q.E a um ID 2x40x30mA, e retirar todos os outros IDs.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
Faça as ligações necessárias por forma a manter todos os circuitos protegidos pelos diferenciais existentes de 30mA que são dois, e retire o ID de 300mA, ao proceder a esta alteração consegue o espaço necessário para o contador e ao mesmo tempo garante a segurança e a funcionalidade; penso ser a solução mais ajustada, porque tem o DCP a fazer de corte geral.
Cumprs.
Faça as ligações necessárias por forma a manter todos os circuitos protegidos pelos diferenciais existentes de 30mA que são dois, e retire o ID de 300mA, ao proceder a esta alteração consegue o espaço necessário para o contador e ao mesmo tempo garante a segurança e a funcionalidade; penso ser a solução mais ajustada, porque tem o DCP a fazer de corte geral.
Cumprs.
-
- Curioso
- Registado: 09 fev 2009, 11:49
- Been thanked: 3 times
Eu faria o seguinte:
Verificava o consumo dos circuitos de iluminação (ex. luz arrecadação e luz quartos) se o consumo fosse baixo, ou seja <10A juntaria os dois (ou mais) circuitos no mesmo disjuntor, e por aí em diante até teres o espaço necessário.
Assim ficas com a proteção diferencial separada tomadas-iluminação que acho mais importante do que unir os circuitos no mesmo disjuntor
Verificava o consumo dos circuitos de iluminação (ex. luz arrecadação e luz quartos) se o consumo fosse baixo, ou seja <10A juntaria os dois (ou mais) circuitos no mesmo disjuntor, e por aí em diante até teres o espaço necessário.
Assim ficas com a proteção diferencial separada tomadas-iluminação que acho mais importante do que unir os circuitos no mesmo disjuntor
-
- Técnico Dedicado
Boas!
Não necessáriamente, o que é imprescindível é estar protegido por ID de 30mA.
Cumprs
Ok, estou a ver. Se puser o ID da banheira logo no pricipio do circuito não só a mesma está protegida como tudo o resto que lá estiver ligado.Josecalado Escreveu: 29 dez 2017, 15:21Boas!
Cumprs
Como este quadro é original da casa e já tem 17 anos pensei eu que tudo o que lá está fosse obrigatório, geralmente os construtores não põe coisas a mais que podem facilmente dispensar.
Estou a ver que para a época estava acima do exigível e ainda está...
-
- Técnico Dedicado
Eu não diria que está acima do exigível, mas sim de acordo com a visão de proteção e funcionamento da instalação do projetista ou do eletricista, há 17 anos os fabricantes de banheiras de hidromassagem forneciam-nas equipadas com quadro estanque onde constava o ID de 30mA já obrigatóro nessa altura.KRUX Escreveu: 29 dez 2017, 16:32Ok, estou a ver. Se puser o ID da banheira logo no pricipio do circuito não só a mesma está protegida como tudo o resto que lá estiver ligado.Josecalado Escreveu: 29 dez 2017, 15:21Boas!
Cumprs
Como este quadro é original da casa e já tem 17 anos pensei eu que tudo o que lá está fosse obrigatório, geralmente os construtores não põe coisas a mais que podem facilmente dispensar.
Estou a ver que para a época estava acima do exigível e ainda está...
Aconselho a que efetue a ligação de todos os circuitos como já indiquei pelos dois diferenciais de 30mA tendo em atenção os circuitos de iluminação que também deverão ser divididos pelos dois ID, para que em caso de defeito não fique totalmente ás escuras no apartamento.
Cumprs.