ALguem que me dê umas "luzes" com este circuito

Responder
d_enrikes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mai 2008, 10:13

ALguem que me dê umas "luzes" com este circuito

Mensagem por d_enrikes »

BOas
Preciso de fazer este circuito. Mas como não sou electricista nem algo que se pareça vim aqui procurar ajuda.
Apesar de nao ser electricista tenho os conhecimentos básicos.

O circuito é este: ( é o circuito número 3) http://66.102.9.104/search?q=cache:FYse ... =firefox-a

Imagem

VOu tentar explicar. A utilidade deste circuito, é fazer com que luzes ( lampadas de leds de 220v ) pisquem ritmicamente conforme a batida da música utilizando a porta paralela de um computador. ( aquela onde se liga a impressora )
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Re: ALguem que me dê umas "luzes" com este circuito

Mensagem por Cipriano »

Isso é electronica. Vais ter de monstar isso numa placa.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Njay
Curioso
Curioso
Registado: 18 abr 2008, 19:16

Mensagem por Njay »

Que "conhecimentos básicos" tens tu?
Srgiofonseca
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2008, 10:00

Mensagem por Srgiofonseca »

É assim, primeiro arranjas os componentes, e aconselho-te a comprar uma breadboard para montares e poderes alterar o que quiseres.
Depois dizes que tipo de ajuda queres?
O 74LS451 é só para não queimares a porta do teu pc por isso monta o circuito com o integrado.
O BD137 é para fazer de interface entre as duas tensoes, recebe os 5V na base, logo comuta e deixa pasar os 12V.
O led e R2 é só é só uma sinalização do estado.(por isso podes dispensar)
O diodo é de protecção ao transistor por causa do rele.
O rele é para fazeres a ponte entre os 12V DC e os (por ex.) 230V.

Do pino 11 até ao 18 montas igual para cada um.
Njay
Curioso
Curioso

Mensagem por Njay »

Calma... não é nada aconselhável montar um relé para 220V numa (solderless) breadboard... muito menos vai alguém com poucos conhecimentos de electricidade fazer isso. Vamos 1º saber quais são os conhecimentos do enrikes...
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Ola d_enrikes,

Compra os componentes conforme indicado pelo Srgiofonseca e tenta montar o circuito na Breadboard.
Monta apenas um canal e ensaia.
Caso queiras montar outros, faz sempre um de cada vez e ensaia.

MUITO IMPORTANTE:

Durante a montagem do circuito não ligues a saida do rele á lampada ou aos 230V.

O led indicador na placa servirá para monitorizar o estado do rele (os leds são a imagem do estado das lampadas).

Depois de tudo ensaiado podes então colocar o rele (ou reles caso optes por mais canais) numa caixa de derivação plastica e ai fazer a ligação ás lampadas e aos 230V.
Com este artificio evitas tensões perigosas na placa.

Fixa o rele ao fundo da caixa.
Esta fixação é importante sobretudo se usares mais que um rele pois evita a possibilidade de se curto-circuitarem.

Caso tenhas duvidas volta cá!

Um abraço
Njay
Curioso
Curioso

Mensagem por Njay »

Pensando bem, esquece esse circuito. Isso não é apropriado para acender o que quer que seja ao ritmo de música. Os relés teriam um desgaste muito grande e iriam avariar em pouco tempo, porque teriam que abrir e fechar continuamente muitas vezes por segundo causando desgaste prematuro dos seus contactos.

Circuitos para a aplicação que pretendes são normalmente feitos com recurso a "triacs", que são "transistores" especiais capazes de lidar com as tensões da rede, e que, como não são mecânicos, não têm esse tipo de desgaste.
d_enrikes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por d_enrikes »

Njay Escreveu:Pensando bem, esquece esse circuito. Isso não é apropriado para acender o que quer que seja ao ritmo de música. Os relés teriam um desgaste muito grande e iriam avariar em pouco tempo, porque teriam que abrir e fechar continuamente muitas vezes por segundo causando desgaste prematuro dos seus contactos.

Circuitos para a aplicação que pretendes são normalmente feitos com recurso a "triacs", que são "transistores" especiais capazes de lidar com as tensões da rede, e que, como não são mecânicos, não têm esse tipo de desgaste.

Muito obrigado pelas respostas...e não percebo muito de electronica....e nao convinha muito estragar a motherboard do meu pc.

Njay, se me puderes dar mais algumas informaçoes sobre triacs agradecia. :wink:
Njay
Curioso
Curioso

Mensagem por Njay »

Procura por circuitos que modulam a luz de lampadas com musica, são aparelhos que já existem há muitos anos (mais de 20), deves encontrar algum circuito para montar, são circuitos relativamente simples. Normalmente eles têm é entradas de audio e não são controlados por computador, se bem que não deve ser uma alteração complexa ligá-los a um computador. É o que te posso dizer.
d_enrikes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por d_enrikes »

Njay Escreveu:Procura por circuitos que modulam a luz de lampadas com musica, são aparelhos que já existem há muitos anos (mais de 20), deves encontrar algum circuito para montar, são circuitos relativamente simples. Normalmente eles têm é entradas de audio e não são controlados por computador, se bem que não deve ser uma alteração complexa ligá-los a um computador. É o que te posso dizer.
NAo tenho intresse nenhum especial em ligar o circuito ao computador....mas como foi aquele esquema que encontrei.
Eu sei que existem essas maquinas onde se liga o audio e tá feito, o problema é que nao sei o nome... e por mais que encontre nunca encontro nenhuma. SE alguem souber o nome que me diga. :wink:
Obrigado
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Mensagem por PauloMalas »

luzes psicadelicas.
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
vampvamp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 set 2008, 12:28

Mensagem por vampvamp »

bem não será melhor sacares da net o multisim fazes o teu esquema e testas porque o programa faz isso e ainda ganhas tempo e dinheiro no material e se precisares de fazer uma placa para esse esquema o prog tambem faz.
Melhor que isto só na farmacia. :mrgreen:
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”