Proteção Elétrica para termoacumulador
Proteção Elétrica para termoacumulador
Ola,
Tenho uma casa de campo aonde nao tem fio terra.
Queremos por um termoacumulador de agua e pensei que temos de criar a instalacao do fio terra e a barra de cobre (e claro, medir para ver se tem boa condutividade)
Alem disto, aconselham algo mais?
Algum disjuntor em especial para o termoacumulador?
Sera necessario tambem ligar os tubos de agua ao circuito de terra?
Tenham em conta de que a casa esta em um local com bastante humidade no inverno.
Obrigado pela ajuda.
Queremos por um termoacumulador de agua e pensei que temos de criar a instalacao do fio terra e a barra de cobre (e claro, medir para ver se tem boa condutividade)
Tenham em conta de que a casa esta em um local com bastante humidade no inverno.
Obrigado pela ajuda.
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 14:14
- Been thanked: 16 times
Re: Proteção Elétrica para termoacumulador
Ponha um disjuntor diferencial de 30 mA se a terra for boa, senão for ponha um de 10 mA, relembrando que uma terra boa tem que estar entre 0 e 20 Ohms.
Nunca vi fazer terra aos tubos de cobre, mas há uma primeira vez para tudo.. se conseguir conectar o fio terra ao tubo sem lhe furar acho que não tem mal.
Nunca vi fazer terra aos tubos de cobre, mas há uma primeira vez para tudo.. se conseguir conectar o fio terra ao tubo sem lhe furar acho que não tem mal.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
eu sempre vivi fora de portugal (inglaterra, e holanda) e ai normalmente tems um pequeno compartimento da casa aonde esta o contador ou parte da distribuicao de electricidade, e nao muito longe passam os tubos da agua e ligam ao circuito de terra com um cabo normal dos verdes/amarelo e com a ajuda de uma abraçadeira , nada de furosRicardoENTA Escreveu: 09 nov 2017, 22:26

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Isso não se chama fazer terra, mas sim, efectuar uma ligação equipotencial.silva29 Escreveu: 09 nov 2017, 22:52eu sempre vivi fora de portugal (inglaterra, e holanda) e ai normalmente tems um pequeno compartimento da casa aonde esta o contador ou parte da distribuicao de electricidade, e nao muito longe passam os tubos da agua e ligam ao circuito de terra com um cabo normal dos verdes/amarelo e com a ajuda de uma abraçadeira , nada de furosRicardoENTA Escreveu: 09 nov 2017, 22:26
Nunca vi fazer terra aos tubos de cobre, mas há uma primeira vez para tudo.. se conseguir conectar o fio terra ao tubo sem lhe furar acho que não tem mal.![]()
As boas práticas mandam colocar um ligador amovível, para quando efectuarmos a medição da resistência da ligação do eléctrodo de terra, essas ligações equipotenciais não façam parte ou não influenciem a leitura
Não sei onde foste buscar esses valores. (Retirado do site da Certiel)RicardoENTA Escreveu: 09 nov 2017, 22:26 Ponha um disjuntor diferencial de 30 mA se a terra for boa, senão for ponha um de 10 mA, relembrando que uma terra boa tem que estar entre 0 e 20 Ohms.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 08 nov 2017, 20:12
- Been thanked: 1 time
Anexo um tipo de ligadores para tubos de "cobre"RicardoENTA Escreveu: 09 nov 2017, 22:26 Ponha um disjuntor diferencial de 30 mA se a terra for boa, senão for ponha um de 10 mA, relembrando que uma terra boa tem que estar entre 0 e 20 Ohms.
- Anexos
-
- conectores.pdf
- (1.29 MiB) Transferido 316 vezes
-
- Aprendiz
- Registado: 31 jan 2016, 18:01
- Has thanked: 8 times
- Been thanked: 6 times
Deverá começar por fazer uma boa terra geral com recurso a um ou mais elétrodos de terra, ou uma chapa cobreada, liga-los com cabo verde/amarelo de secção mínima de 16mm até uma caixa de chantes amovíveis (caixa medidora de terra) depois levar essa terra até ao seu quadro elétrico, e a partir dai criar um circuito dedicado ao seu termoacumulador, circuito este protegido com disjuntor e um interruptor diferencial de acordo com a tabela que se encontra neste tópico.silva29 Escreveu: 09 nov 2017, 21:55 Ola,
Obrigado pela ajuda.
- nelmindo
- Team Apoio
De acordo com tudo, excepto com o fato de que o dif onde o termoacumulador estiver pendurado, deverá ser de alta sensibilidade e não estar dependente directamente da terra da instalação.Raminhos Escreveu: 10 nov 2017, 19:02Deverá começar por fazer uma boa terra geral com recurso a um ou mais elétrodos de terra, ou uma chapa cobreada, liga-los com cabo verde/amarelo de secção mínima de 16mm até uma caixa de chantes amovíveis (caixa medidora de terra) depois levar essa terra até ao seu quadro elétrico, e a partir dai criar um circuito dedicado ao seu termoacumulador, circuito este protegido com disjuntor e um interruptor diferencial de acordo com a tabela que se encontra neste tópico.silva29 Escreveu: 09 nov 2017, 21:55 Ola,
Obrigado pela ajuda.
Por miúdos:
Tenho uma RTerra de 120ohm, dif da instalação toda: 300mA, dif do termoacumulador 30mA.
Tenho uma RTerra de 2200ohm, dif da instalação toda: 10mA, podendo ser partilhado com o termoacumulador.
Ver portaria 1081/91 e norma de instalação de termoacumuladores NP3401 (que acho que já foi substituída).
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Boas,nelmindo Escreveu: 10 nov 2017, 20:05De acordo com tudo, excepto com o fato de que o dif onde o termoacumulador estiver pendurado, deverá ser de alta sensibilidade e não estar dependente directamente da terra da instalação.Raminhos Escreveu: 10 nov 2017, 19:02Deverá começar por fazer uma boa terra geral com recurso a um ou mais elétrodos de terra, ou uma chapa cobreada, liga-los com cabo verde/amarelo de secção mínima de 16mm até uma caixa de chantes amovíveis (caixa medidora de terra) depois levar essa terra até ao seu quadro elétrico, e a partir dai criar um circuito dedicado ao seu termoacumulador, circuito este protegido com disjuntor e um interruptor diferencial de acordo com a tabela que se encontra neste tópico.silva29 Escreveu: 09 nov 2017, 21:55 Ola,
Obrigado pela ajuda.
Por miúdos:
Tenho uma RTerra de 120ohm, dif da instalação toda: 300mA, dif do termoacumulador 30mA.
Tenho uma RTerra de 2200ohm, dif da instalação toda: 10mA, podendo ser partilhado com o termoacumulador.
Ver portaria 1081/91 e norma de instalação de termoacumuladores NP3401 (que acho que já foi substituída).
Quando te referes a "Tenho uma RTerra de 120ohm, dif da instalação toda: 300mA, dif do termoacumulador 30mA." Significa que caso exista uma corrente de fuga superior a 30mA é a partir desse valor que pretendes proteger, certo? Esta corrente de fuga pode ser provocada por um defeito no condutor, encostado à carcaça da máquina ou por um contacto directo, entre utilizador e máquina. Certo?
Os valores de resistência de terra vão aumentado, logo a diferencia para a qual é preciso proteger vai diminuindo, pois vai existir menor corrente!?!?!? Esta parte que não percebo!
Pelo que sei o diferencial protege o utilizador. Através da chapa bimetálica é feita essa protecção. Acima de determinado valor a chapa vai torcendo e desactiva o circuito. O que chamo de "corrente de fuga" é a corrente que vai fugir do circuito, que não deveria. Estou a chamar as coisas correctamente.
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
[/quote]
Boas,
Quando te referes a "Tenho uma RTerra de 120ohm, dif da instalação toda: 300mA, dif do termoacumulador 30mA." Significa que caso exista uma corrente de fuga superior a 30mA é a partir desse valor que pretendes proteger, certo? Esta corrente de fuga pode ser provocada por um defeito no condutor, encostado à carcaça da máquina ou por um contacto directo, entre utilizador e máquina. Certo?
Os valores de resistência de terra vão aumentado, logo a diferencia para a qual é preciso proteger vai diminuindo, pois vai existir menor corrente!?!?!? Esta parte que não percebo!
Pelo que sei o diferencial protege o utilizador. Através da chapa bimetálica é feita essa protecção. Acima de determinado valor a chapa vai torcendo e desactiva o circuito. O que chamo de "corrente de fuga" é a corrente que vai fugir do circuito, que não deveria. Estou a chamar as coisas correctamente.
Obrigado
[/quote]
Há uma confusão em como é que funcionam os equipamentos e a obrigatoriedade imposta pelos documentos normativos.
Se os dif alta sensibilidade são os que detectam correntes de fuga iguais ou inferiores a 30mA e se há um dec lei que obriga a usar dif de alta sensibilidade nestes equipamentos, não interessa se a instalação usa correctamente um de 300mA. Somos obrigados a usar um de 30mA só para esse equipamento.
Quando eu tenho uma instalação com um terra de 120ohms e quando há um defeito, a corrente de fuga estará limitada por essa resistência. Essa fuga se for até 30mA, a tensão que irá aparecer nas parte metálicas é de 3,6V, que por si não é perigosa. Acima disso o dif (no caso de um de 30mA) irá disparar e nunca vai aparecer uma tensão perigosa na instalação. Mas se for um de 300mA, a tensão que aparecerá será de 36V que em alguns casos é perigoso. É por essa razão que nas instalações onde se no máximo só pode aparecer uma tensão de 25V nas massas, o diferencial de 300mA só protege as instalações se tiverem terra até um máx de 83ohms. A tabela está correta, mas é preciso saber a sua razão e a fórmula que lhe deu origem. A tabela só é aplicada para instalações onde no máximo só pode aparecer 50V nas massas.
E a corrente de fuga não torce chapas. A corrente de fuga é detetada por toroides, onde em condições normais a soma vetorial dá zero. Em condições anormais, serão induzidas correntes suficiente para alimentar circuitos que normalmente contêm solenóides ou eletro-imanes que farão disparar os dispositivo "armadilhado". Nunca poderá ser usada uma lâmina bimetálica, porque os fenómenos térmicos são lentos e não poderão responder em tempo útil para proteger as pessoas.
Boas,
Obrigado
[/quote]
Há uma confusão em como é que funcionam os equipamentos e a obrigatoriedade imposta pelos documentos normativos.
Se os dif alta sensibilidade são os que detectam correntes de fuga iguais ou inferiores a 30mA e se há um dec lei que obriga a usar dif de alta sensibilidade nestes equipamentos, não interessa se a instalação usa correctamente um de 300mA. Somos obrigados a usar um de 30mA só para esse equipamento.
Quando eu tenho uma instalação com um terra de 120ohms e quando há um defeito, a corrente de fuga estará limitada por essa resistência. Essa fuga se for até 30mA, a tensão que irá aparecer nas parte metálicas é de 3,6V, que por si não é perigosa. Acima disso o dif (no caso de um de 30mA) irá disparar e nunca vai aparecer uma tensão perigosa na instalação. Mas se for um de 300mA, a tensão que aparecerá será de 36V que em alguns casos é perigoso. É por essa razão que nas instalações onde se no máximo só pode aparecer uma tensão de 25V nas massas, o diferencial de 300mA só protege as instalações se tiverem terra até um máx de 83ohms. A tabela está correta, mas é preciso saber a sua razão e a fórmula que lhe deu origem. A tabela só é aplicada para instalações onde no máximo só pode aparecer 50V nas massas.
E a corrente de fuga não torce chapas. A corrente de fuga é detetada por toroides, onde em condições normais a soma vetorial dá zero. Em condições anormais, serão induzidas correntes suficiente para alimentar circuitos que normalmente contêm solenóides ou eletro-imanes que farão disparar os dispositivo "armadilhado". Nunca poderá ser usada uma lâmina bimetálica, porque os fenómenos térmicos são lentos e não poderão responder em tempo útil para proteger as pessoas.
obrigado pessoal,
jà tenho uma ideia do que devo e não fazer.
jà tenho uma ideia do que devo e não fazer.