Mário seria muito bem vinda, informa só aqui o link dessa aula, como podes ver existem muitos pormenores que fazem toda a diferença e parece que as duvidas se alargam a outros usersMário Escreveu: 04 nov 2017, 19:55Tenho que dar uma formação em motores.edeluz Escreveu: 04 nov 2017, 19:50 A forma como é ligado o motor tem muito haver com a maneira como o mesmo é construído. O que influência, como será de esperar, o seu consumo, ou por outras palavras, a tensão e corrente que vai precisar.
A gestão de estrela-triângulo serve para reduzir o consumo no arranque. Pois para motores de algo rendimento no momento de arranque a corrente chega a valores 6 vezes superiores da corrente nominal (corrente normal de funcionamento). Pelo que me recordo do estudo de motores que tive é que existem motores com baixa potência mas com necessidade de tensão de 380V. Tem haver com a aplicabilidade do motor. Assim podemos ter um motor, com características comuns de um motor de 230V mas com a capacidade de ser ligado numa instalação trifásica. O que me disseram é que esses tipos de motores podiam ser substituídos por motores de 230V, pois o seu consumo de corrente ronda o que por norma temos em 230Volts. Mas isso não é feito pois por vezes existem vantagens/necessidade de ter um aparelho com ligação trifásica. (Não sei sei isto está totalmente certo)
Também sei que o tipo de consumo, tensão e corrente, tem haver com a aplicação do motor. Se precisarmos de um motor com maios velocidade ou torque a sua construção altera. Se isso altera os seus consumos alteram...o que altera a maneira de ligar.
Não tenho total certeza do que estou a disser, pois ainda estou a aprender. Agradeço que me corrijam!
Cump
Mário

apesar de mais informado, sinto que ainda não está tudo esclarecido.
mais uma vez obrigado.