Ligação directa Motor Tifásico

Adam
Curioso
Curioso
Registado: 21 dez 2014, 18:15
Has thanked: 6 times
Been thanked: 2 times

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por Adam »

Mário Escreveu: 04 nov 2017, 19:55
edeluz Escreveu: 04 nov 2017, 19:50 A forma como é ligado o motor tem muito haver com a maneira como o mesmo é construído. O que influência, como será de esperar, o seu consumo, ou por outras palavras, a tensão e corrente que vai precisar.

A gestão de estrela-triângulo serve para reduzir o consumo no arranque. Pois para motores de algo rendimento no momento de arranque a corrente chega a valores 6 vezes superiores da corrente nominal (corrente normal de funcionamento). Pelo que me recordo do estudo de motores que tive é que existem motores com baixa potência mas com necessidade de tensão de 380V. Tem haver com a aplicabilidade do motor. Assim podemos ter um motor, com características comuns de um motor de 230V mas com a capacidade de ser ligado numa instalação trifásica. O que me disseram é que esses tipos de motores podiam ser substituídos por motores de 230V, pois o seu consumo de corrente ronda o que por norma temos em 230Volts. Mas isso não é feito pois por vezes existem vantagens/necessidade de ter um aparelho com ligação trifásica. (Não sei sei isto está totalmente certo)

Também sei que o tipo de consumo, tensão e corrente, tem haver com a aplicação do motor. Se precisarmos de um motor com maios velocidade ou torque a sua construção altera. Se isso altera os seus consumos alteram...o que altera a maneira de ligar.

Não tenho total certeza do que estou a disser, pois ainda estou a aprender. Agradeço que me corrijam!
Tenho que dar uma formação em motores.

Cump
Mário
Mário seria muito bem vinda, informa só aqui o link dessa aula, como podes ver existem muitos pormenores que fazem toda a diferença e parece que as duvidas se alargam a outros users ;)

apesar de mais informado, sinto que ainda não está tudo esclarecido.

mais uma vez obrigado.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 09 out 2016, 16:59
Has thanked: 133 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por edeluz »

Adam, existe muita coisa sobre motores. Ainda tenho muito para aprender, mas do que me recordo da altura que estive a estudar é que matéria de motores é um mundo! Como outras coisas na engenharia! :D

A título de nota/curiosidade: Neste momento, estou desde as duas da tarde, a escrever e a pesquisar o que acontece se aplicar AC no contactor DC :D :D :)
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

edeluz Escreveu: 04 nov 2017, 20:15 Mário é bem vinda! E tenho que ler mais sobre motores. Para neste momento estou com outras matérias!
Mas já agora, o que eu disse tem alguma coisa de certo? Ou ando enganado este tempo todo!? :D :lol:
Há motores trifásicos de 100W e de 8 polos, têm pouca potência (100W).
Potência não tem a ver com tensão. Até o binário tem a ver com a construção do motor.

Cump.
Mário

Alterado "haver" por "a ver"
Última edição por Mário em 05 nov 2017, 19:51, editado 2 vezes no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Adam
Curioso
Curioso

Mensagem por Adam »

edeluz Escreveu: 04 nov 2017, 20:23 Adam, existe muita coisa sobre motores. Ainda tenho muito para aprender, mas do que me recordo da altura que estive a estudar é que matéria de motores é um mundo! Como outras coisas na engenharia! :D

A título de nota/curiosidade: Neste momento, estou desde as duas da tarde, a escrever e a pesquisar o que acontece se aplicar AC no contactor DC :D :D :)
Edeluz, o que não falta aqui por casa são livros de electricidade, mecânica, automação, refrigeração, motores, Lean, Kaizen.... e por ai fora..
Sempre que posso compro mais um livro da extensa lista que gostava de ter, aos livros juntam-se os pdf´s que vou sacando da net...
Tirei o nível 5 de automação e robótica, trabalho como técnico de manutenção numa empresa de produtos latecteos, quantos mais informação obtenho, mais noção tenho que nada sei e também por isso é que adoro o que faço... é uma profissão de constante busca por informação, fascinante portanto ;)

Em relação aos motores é de facto um mundo, mas de uma coisa tenho a certeza, só descansarei até ter tudo na minha cabeça :D

Abraço!!
Adam
Curioso
Curioso

Mensagem por Adam »

Mas ainda relação à minha duvida,

O que tenho lido e visto no net, diz que se tenho uma tensão de 380V (fase-fase) e uma ligação directa ao motor de 6 pontas, para ligar sempre em estrela, mas a chapa características deste ventilador veio-me trocar as ideias, daí ter colocado esta minha duvida...
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Adam Escreveu: 05 nov 2017, 00:19 Mas ainda relação à minha duvida,

O que tenho lido e visto no net, diz que se tenho uma tensão de 380V (fase-fase) e uma ligação directa ao motor de 6 pontas, para ligar sempre em estrela,.

Errado. O número de pontas só por si não diz nada.
Há muitos mitos na NET
O que manda é chapa de características."ou eu,😂😂"

mas a chapa características deste ventilador veio-me trocar as ideias, daí ter colocado esta minha duvida...
A azul
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »

Não me levem a mal, mas penso que faz sentido partilhar este link nesta discussão.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Então, essa formação vem ou não vem?
Quem me apoia?
Cps
A. Castro
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
CF,Lda Escreveu: 08 nov 2017, 19:37 Vivam.
Então, essa formação vem ou não vem?
Quem me apoia?
Cps
A. Castro
Aguarda um pouco mais, estou a terminar uma revisão de um com 300kW, já só falta montar os permutadores, os testes em vazio e depois ensaios em carga. Conto acabar até sexta feira.
No fim-de-semana começo a tratar do assunto.

Cump.
Mário
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Been thanked: 10 times
Contacto:

Mensagem por macpat »

Fico a aguardar ansiosamente.

Obrigado pela iniciativa
Responder