Ligação directa Motor Tifásico
- Adam
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Ligação directa Motor Tifásico
Boa noite caríssimos,
Tenho um ventilador trifásico 6 pontas para ligar, a tensão da minha rede são os comuns 380V.
Como vou ligar o ventilador directo à rede, de que forma o devo ligar? Em estrela ou em triângulo?
Como o vou ligar a 380V a primeira coisa que me vem a cabeça é liga-lo em estrela, mas como podem ver na chapa de características aparece-me ali um triângulo... conseguem-me tirar esta duvida?
Obrigado!!
Abraços.
Tenho um ventilador trifásico 6 pontas para ligar, a tensão da minha rede são os comuns 380V.
Como vou ligar o ventilador directo à rede, de que forma o devo ligar? Em estrela ou em triângulo?
Como o vou ligar a 380V a primeira coisa que me vem a cabeça é liga-lo em estrela, mas como podem ver na chapa de características aparece-me ali um triângulo... conseguem-me tirar esta duvida?
Obrigado!!
Abraços.
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
Isso é verdade para grandes potências. Isso é um "motor de brincar" pode ligar-se directo.Adam Escreveu: 04 nov 2017, 01:06 Nelmindo, mas então onde fica a teoria de que a ligação estrela é para a rede de origem... ou seja para os meus 380V?
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- Velha Guarda
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
Estamos a falar de um potência muito baixa, logo podes ir para triângulo. Esse motor têm é um rendimento muito baixo, +/- 36% (isso é o rendimento do motor, certo?)
Obrigado
Obrigado
- Adam
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
Desde já obrigado pela vossa ajuda,
A ideia que sempre tive é que qualquer motor com ligação directa deve-se ter em conta a tensão da rede (no meu caso 380V) e ligar sempre em estrela.
Agora fico com uma duvida, neste meu caso existe problema em ter a ligação em estrela?
Coloco ainda uma segunda pergunta, existe alguma tabela que nos indique a partir de que potência devemos então respeitar a tensão da rede e ligar em estrela? Porque tendo em conta este exemplo e uma vez que na chapa de caracteristicas me manda ligar em triangulo, isto fica tudo muito confuso
Uma vez mais obrigado!
A ideia que sempre tive é que qualquer motor com ligação directa deve-se ter em conta a tensão da rede (no meu caso 380V) e ligar sempre em estrela.
Agora fico com uma duvida, neste meu caso existe problema em ter a ligação em estrela?
Coloco ainda uma segunda pergunta, existe alguma tabela que nos indique a partir de que potência devemos então respeitar a tensão da rede e ligar em estrela? Porque tendo em conta este exemplo e uma vez que na chapa de caracteristicas me manda ligar em triangulo, isto fica tudo muito confuso

Uma vez mais obrigado!
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
Boas
Cump.
Mário
A AzulAdam Escreveu: 04 nov 2017, 14:48 Desde já obrigado pela vossa ajuda,
A ideia que sempre tive é que qualquer motor com ligação directa deve-se ter em conta a tensão da rede (no meu caso 380V) e ligar sempre em estrela.
Os motores são ligados com as indicações da placa de características. Se a placa indica estrela, é estrela. Se indica triângulo é triângulo. Há casos que é ligado em estrela-estrela, ou triângulo-triângulo, mas há mais tipos de ligação.
Agora fico com uma duvida, neste meu caso existe problema em ter a ligação em estrela?
Sim. Ficas com a potencia do motor na raiz de 3.
Coloco ainda uma segunda pergunta, existe alguma tabela que nos indique a partir de que potência devemos então respeitar a tensão da rede e ligar em estrela?
Não.
Cada motor é fabricado para trabalhar ligado com a tensão para o que foi projectado.
Uma vez mais obrigado!
Cump.
Mário
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
O ligar directo à tensão da rede (400V entre fases para Portugal) está relacionado com a chapa de características do motor, esta chapa também nos indica se essa ligação deve ser feita em triângulo ou estrela.
Para o teu caso, a ligação deve ser feita em triângulo e com uma tensão entre fases de 400V AC, tal como indica a chapa de características. Para uma ligação em estrela necessitarias de uma tensão de 690V, valor que não tens disponível na rede normal de alimentação.Se ligares em estrela a uma tensão de 400V entre fases, vais acabar por queimar o motor.
A tabela que pedes não existe, existe é a chapa de características do motor, que deve ser respeitada.
Para o teu caso, a ligação deve ser feita em triângulo e com uma tensão entre fases de 400V AC, tal como indica a chapa de características. Para uma ligação em estrela necessitarias de uma tensão de 690V, valor que não tens disponível na rede normal de alimentação.Se ligares em estrela a uma tensão de 400V entre fases, vais acabar por queimar o motor.
A tabela que pedes não existe, existe é a chapa de características do motor, que deve ser respeitada.
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
Ver se eu entendi....
1º Como este motor é de baixo consumo (2A), como o seu consumo no arranque é insignificante, então eles dizem para ligar directamente em triangulo, daí só justificar Estrela-Triangulo ou Soft-Start a partir de +-5cv. Será isto?
2º Quanto à teoria de ligar motores trifásicos, 6 pontas, directamente a rede, acima de +-5cv, sempre em estrela faz sentido?
Companheiros obrigado pela ajuda.
Abraço,
1º Como este motor é de baixo consumo (2A), como o seu consumo no arranque é insignificante, então eles dizem para ligar directamente em triangulo, daí só justificar Estrela-Triangulo ou Soft-Start a partir de +-5cv. Será isto?
2º Quanto à teoria de ligar motores trifásicos, 6 pontas, directamente a rede, acima de +-5cv, sempre em estrela faz sentido?
Companheiros obrigado pela ajuda.
Abraço,
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- Velha Guarda
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
A forma como é ligado o motor tem muito haver com a maneira como o mesmo é construído. O que influência, como será de esperar, o seu consumo, ou por outras palavras, a tensão e corrente que vai precisar.
A gestão de estrela-triângulo serve para reduzir o consumo no arranque. Pois para motores de algo rendimento no momento de arranque a corrente chega a valores 6 vezes superiores da corrente nominal (corrente normal de funcionamento). Pelo que me recordo do estudo de motores que tive é que existem motores com baixa potência mas com necessidade de tensão de 380V. Tem haver com a aplicabilidade do motor. Assim podemos ter um motor, com características comuns de um motor de 230V mas com a capacidade de ser ligado numa instalação trifásica. O que me disseram é que esses tipos de motores podiam ser substituídos por motores de 230V, pois o seu consumo de corrente ronda o que por norma temos em 230Volts. Mas isso não é feito pois por vezes existem vantagens/necessidade de ter um aparelho com ligação trifásica. (Não sei sei isto está totalmente certo)
Também sei que o tipo de consumo, tensão e corrente, tem haver com a aplicação do motor. Se precisarmos de um motor com maios velocidade ou torque a sua construção altera. Se isso altera os seus consumos alteram...o que altera a maneira de ligar.
Não tenho total certeza do que estou a disser, pois ainda estou a aprender. Agradeço que me corrijam!
A gestão de estrela-triângulo serve para reduzir o consumo no arranque. Pois para motores de algo rendimento no momento de arranque a corrente chega a valores 6 vezes superiores da corrente nominal (corrente normal de funcionamento). Pelo que me recordo do estudo de motores que tive é que existem motores com baixa potência mas com necessidade de tensão de 380V. Tem haver com a aplicabilidade do motor. Assim podemos ter um motor, com características comuns de um motor de 230V mas com a capacidade de ser ligado numa instalação trifásica. O que me disseram é que esses tipos de motores podiam ser substituídos por motores de 230V, pois o seu consumo de corrente ronda o que por norma temos em 230Volts. Mas isso não é feito pois por vezes existem vantagens/necessidade de ter um aparelho com ligação trifásica. (Não sei sei isto está totalmente certo)
Também sei que o tipo de consumo, tensão e corrente, tem haver com a aplicação do motor. Se precisarmos de um motor com maios velocidade ou torque a sua construção altera. Se isso altera os seus consumos alteram...o que altera a maneira de ligar.
Não tenho total certeza do que estou a disser, pois ainda estou a aprender. Agradeço que me corrijam!
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
Boas
Cump
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A azulAdam Escreveu: 04 nov 2017, 19:17 Ver se eu entendi....
1º Como este motor é de baixo consumo (2A), como o seu consumo no arranque é insignificante, então eles dizem para ligar directamente em triangulo, daí só justificar Estrela-Triangulo ou Soft-Start a partir de +-5cv. Será isto?
Para ligar à rede elétrica directa 4 kW.
15kW sem PT.
Um motor pode ser de 100W trifásico e ser de ligação em triângulo, se o projeto de construção o comtenplena.
2º Quanto à teoria de ligar motores trifásicos, 6 pontas, directamente a rede, acima de +-5cv, sempre em estrela faz sentido?
Não podes ir por aí, podes ter motor de 250/400 com 110kW.
Companheiros obrigado pela ajuda.
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
Tenho que dar uma formação em motores.edeluz Escreveu: 04 nov 2017, 19:50 A forma como é ligado o motor tem muito haver com a maneira como o mesmo é construído. O que influência, como será de esperar, o seu consumo, ou por outras palavras, a tensão e corrente que vai precisar.
A gestão de estrela-triângulo serve para reduzir o consumo no arranque. Pois para motores de algo rendimento no momento de arranque a corrente chega a valores 6 vezes superiores da corrente nominal (corrente normal de funcionamento). Pelo que me recordo do estudo de motores que tive é que existem motores com baixa potência mas com necessidade de tensão de 380V. Tem haver com a aplicabilidade do motor. Assim podemos ter um motor, com características comuns de um motor de 230V mas com a capacidade de ser ligado numa instalação trifásica. O que me disseram é que esses tipos de motores podiam ser substituídos por motores de 230V, pois o seu consumo de corrente ronda o que por norma temos em 230Volts. Mas isso não é feito pois por vezes existem vantagens/necessidade de ter um aparelho com ligação trifásica. (Não sei sei isto está totalmente certo)
Também sei que o tipo de consumo, tensão e corrente, tem haver com a aplicação do motor. Se precisarmos de um motor com maios velocidade ou torque a sua construção altera. Se isso altera os seus consumos alteram...o que altera a maneira de ligar.
Não tenho total certeza do que estou a disser, pois ainda estou a aprender. Agradeço que me corrijam!
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
Vivam.
Mário, pode ser já no próximo post!...
Há por aqui alguns "meninos", eu incluído, que estão a precisar de refrescar ideias e conceitos.
Cps
A. Castro
Mário, pode ser já no próximo post!...
Há por aqui alguns "meninos", eu incluído, que estão a precisar de refrescar ideias e conceitos.
Cps
A. Castro
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Re: Ligação directa Motor Tifásico
Mário é bem vinda! E tenho que ler mais sobre motores. Para neste momento estou com outras matérias!
Mas já agora, o que eu disse tem alguma coisa de certo? Ou ando enganado este tempo todo!?

Mas já agora, o que eu disse tem alguma coisa de certo? Ou ando enganado este tempo todo!?

