Após ler alguns tópicos sobre selectividade, quadros electricos parciais, e andar a aprender a dimensionar fusivies, cabos e disjuntores, percebi que ainda não percebo puto disto

Criei estes cenários com o objectivo de aprender a dimensionar uma instalação electrica. As plantas vão em anexo.
Nota: Não pretendo que me expliquem tudo tintin por tintin, e muito menos que me façam o trabalho de casa. Pois tenho respeito pelo trabalho dos outros e não pretendo "subir" às custas dos outros. Pretendo sim uma orientação para conseguir aprender.
Atendendo às plantas o que irei precisar será o seguinte (penso eu de que!):
1-Instalação para alimentar iluminação;
2-Instalação para tomadas;
3-Instalação para cada divisão e uma que alberga todo o espaço (tenho que dimensionar atendendo à selectividade);
Na parte de iluminação terei que escolher que tipo de lampadas e quantidades de lampadas é que devo ter em cada espaço, certo? Mais a iluminação comum do espaço (corredor e exterior).
No que toca a tomadas devo dimensionar em função dos equipamentos que já sei que irão lá ligar mais os equipamentos que podem vir a ligar. Por exemplo, a Oficina de Carros vai precisar de equipamentos de potência bem superior da Loja de Vendas e reparações de PC. A instalação tem que estar dimensionada considerando esse factor mais os cenários de possiveis equipamentos que poderão vir a ser ligados. Isto significa que é mais provável a oficina ligar uma bomba de água, para fazer uma pequena reparação, fora do ambito da oficina, do que isso acontecer na loja de pc's.
Portantos...os assuntos que devo começar a estudar será:
1-Selectividade;
2-Como dimensionar disjuntores, fúsiveis;
3- ?????
É nesta fase que preciso de ajuda. Que mais devo considerar?
Pretendo também começar a consultar a documentação da certiel, a tal Instalações de Utilização (RTIEBT).
Obrigado