Corrente de curto-circuito para quadros electricos
-
- Curioso
- Registado: 21 nov 2016, 11:56
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 4 times
Corrente de curto-circuito para quadros electricos
Boa tarde,
Alguém me sabe explicar qual a forma de calcular a corrente de curto circuito ICC presumida para um quadro geral c/ corte de 100A, Potencia da instalação: 41,41kVA, sem se ter acesso ás impedâncias de ligação e da potencia do transformador?
Existe alguma simplificação?
Obrigado desde já
Alguém me sabe explicar qual a forma de calcular a corrente de curto circuito ICC presumida para um quadro geral c/ corte de 100A, Potencia da instalação: 41,41kVA, sem se ter acesso ás impedâncias de ligação e da potencia do transformador?
Obrigado desde já
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Been thanked: 201 times
Re: Corrente de curto-circuito para quadros electricos
Não. Por definição, a Icc está dependente da potência do gerador e das impedâncias de ligação.Electroo Escreveu: 19 set 2017, 17:19 Boa tarde,
Obrigado desde já
-
- Curioso
- Registado: 20 out 2017, 10:39
- Has thanked: 8 times
- Been thanked: 15 times
Boas, para efeitos de projecto podes sempre fazer um cálculo aproximado, mas que na verdade não está 100% correcto. Apenas para efeito de projecto e depois, por factor de caganço e pelo tipo de instalação e aplicação escolhes os pdc dos aparelhos.
Na verdade, infelizmente, é muito difícil saberes a potência de curto circuito na rede a montante da entrada da instalação.
Por norma, quando não tenho acesso a esses valores, assumo um valor para a impedância da rede a montante (valores pre definidos para várias zonas do país que me foi facultada na faculdade) e vou fazendo o valor acumulado da impedância até ao ponto onde quero calcular a ICC. Aí nesse ponto, uma básica lei de Ohm para ter uma ideia do valor aproximado da Icc nesse ponto.
Espero ter ajudado.
Na verdade, infelizmente, é muito difícil saberes a potência de curto circuito na rede a montante da entrada da instalação.
Por norma, quando não tenho acesso a esses valores, assumo um valor para a impedância da rede a montante (valores pre definidos para várias zonas do país que me foi facultada na faculdade) e vou fazendo o valor acumulado da impedância até ao ponto onde quero calcular a ICC. Aí nesse ponto, uma básica lei de Ohm para ter uma ideia do valor aproximado da Icc nesse ponto.
Espero ter ajudado.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Been thanked: 201 times
joaosousa Escreveu: 24 out 2017, 14:31 Boas, para efeitos de projecto podes sempre fazer um cálculo aproximado, mas que na verdade não está 100% correcto. Apenas para efeito de projecto e depois, por factor de caganço e pelo tipo de instalação e aplicação escolhes os pdc dos aparelhos.
Por norma, quando não tenho acesso a esses valores, assumo um valor para a impedância da rede a montante (valores pre definidos para várias zonas do país que me foi facultada na faculdade) A EDP mantém uma base de dados actualizada, consultável via PDF. Ver sitio da internete vou fazendo o valor acumulado da impedância até ao ponto onde quero calcular a ICC. Aí nesse ponto, uma básica lei de Ohm para ter uma ideia do valor aproximado da Icc nesse ponto.
Espero ter ajudado.
-
- Curioso
nelmindo Escreveu: 24 out 2017, 15:15joaosousa Escreveu: 24 out 2017, 14:31 Boas, para efeitos de projecto podes sempre fazer um cálculo aproximado, mas que na verdade não está 100% correcto. Apenas para efeito de projecto e depois, por factor de caganço e pelo tipo de instalação e aplicação escolhes os pdc dos aparelhos.
Por norma, quando não tenho acesso a esses valores, assumo um valor para a impedância da rede a montante (valores pre definidos para várias zonas do país que me foi facultada na faculdade) A EDP mantém uma base de dados actualizada, consultável via PDF. Ver sitio da internete vou fazendo o valor acumulado da impedância até ao ponto onde quero calcular a ICC. Aí nesse ponto, uma básica lei de Ohm para ter uma ideia do valor aproximado da Icc nesse ponto.
Espero ter ajudado.
Obrigado pela ajuda. Consegues me facultar o síte ? Não consigo encontrar nem aceder por aqui. E realmente o documento que tenho é bastante antiga.
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
DMA-C64-400N_Quadros de Média Tensão
Potência Máxima de Curto-Circuito Trifásico Simétrico, referido à Tensão Nominal (MVA) 300 (10 kV) 420 (15 kV) 650 (30 kV)
Potência Máxima de Curto-Circuito Trifásico Simétrico, referido à Tensão Nominal (MVA) 300 (10 kV) 420 (15 kV) 650 (30 kV)
-
- Curioso
Como o nome dessa DMA indica.... quadros MT! e não BT.parreirajoao Escreveu: 26 out 2017, 15:21 DMA-C64-400N_Quadros de Média Tensão
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 22 set 2017, 18:38
-
- Curioso
- Registado: 19 set 2008, 19:06
- Has thanked: 6 times
- Contacto:
Boa noite pessoal.
Preciso da vossa ajuda para confirmação dos valores de Icc min e Icc Máximo, para o QGBT.
Os dados em minha posse são os seguintes:
Scc = 350 MVA
S = 400 KVA, ucc=4%, 15/0,4KV
Umt=15KV;
Cabo TR-QGBT ---- 2x(3x150mm2)+150mm2, com um comprimento de 6 m.
Cabo QGBT ao QP; 2x(3x120mm2)+120mm2, com um comprimento de 23 m.
Obrigado
Preciso da vossa ajuda para confirmação dos valores de Icc min e Icc Máximo, para o QGBT.
Os dados em minha posse são os seguintes:
Scc = 350 MVA
S = 400 KVA, ucc=4%, 15/0,4KV
Umt=15KV;
Cabo TR-QGBT ---- 2x(3x150mm2)+150mm2, com um comprimento de 6 m.
Cabo QGBT ao QP; 2x(3x120mm2)+120mm2, com um comprimento de 23 m.
Obrigado
Electrotecnia -THE ENERGY
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 14:14
- Been thanked: 16 times
não sei se ajuda
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
-
- Curioso
- Registado: 19 set 2008, 19:06
- Has thanked: 6 times
- Contacto:
Ok.
Ajuda para o Iccmaximo. Também pretendia fórmulas para o Icc minimo.
Electrotecnia -THE ENERGY