Qual a fase a ligar a uma instalação monofásica ?
Qual a fase a ligar a uma instalação monofásica ?
Apenas uma curiosidade, tendo um ramal trifásico mas uma ligação monofásica, qual a fase a ligar ?
Qual o critério da EDP, será o com menor consumo ou é sempre o mesmo ?
Obrigado
Obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Qual a fase a ligar a uma instalação monofásica ?
Boaspasfn Escreveu: 22 out 2017, 22:30 Apenas uma curiosidade, tendo um ramal trifásico mas uma ligação monofásica, qual a fase a ligar ?
Obrigado
Poderá ser qualquer uma das três, mas eu ligaria a L1, apenas por ser a primeira na portinhola.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Não sei se estou a perceber a pergunta, mas se tem um ramal trifásico (e respectivo contador) tem todas as fases ligadas.pasfn Escreveu: 22 out 2017, 22:30 Apenas uma curiosidade, tendo um ramal trifásico mas uma ligação monofásica, qual a fase a ligar ?
Obrigado
-
- Team Apoio
Boasluisilva78 Escreveu: 24 out 2017, 09:21Não sei se estou a perceber a pergunta, mas se tem um ramal trifásico (e respectivo contador) tem todas as fases ligadas.pasfn Escreveu: 22 out 2017, 22:30 Apenas uma curiosidade, tendo um ramal trifásico mas uma ligação monofásica, qual a fase a ligar ?
Obrigado
O que depreendo da pergunta, é ter por exemplo um ramal trifásico a terminar numa portinhola, e depois dessa portinhola fazer a alimentação ao contador em monofásico, e nesse caso qual a fase a utilizar, L1, L2 ou L3.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Registado: 20 out 2017, 10:39
- Has thanked: 8 times
- Been thanked: 15 times
Se realmente a instalação não justificar alimentar em trifásico, ligaria na fase L1. Na verdade, não faz diferença nenhuma ligar na 1, 2 ou 3... mas se estão as 3 saídas livres, ligava na L1.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Se as 3 estão disponiveis eu utilizaria as 3 fases por 2 razões: estão a ser pagas à EDP e, em caso de falha de uma fase iria ter disponivel as outras 2... não ficaria completamente às escuras.
Cps
A. Castro
Se as 3 estão disponiveis eu utilizaria as 3 fases por 2 razões: estão a ser pagas à EDP e, em caso de falha de uma fase iria ter disponivel as outras 2... não ficaria completamente às escuras.
Cps
A. Castro
-
- Aprendiz
- Registado: 20 abr 2017, 16:19
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 26 times
Bom dia,CF,Lda Escreveu: 25 out 2017, 22:31 Vivam.
Cps
A. Castro
Penso que deve estar a fazer alguma confusão. Se tem instalação monofásica, não pode ter as 3 fases ligadas.
Cumprimentos
-
- Curioso
Bom dia,
Normalmente quando pedimos à EDP um ramal para instalar monofásico, eles metem sempre um corta circuitos tripolar preparado para levar instalação trifásica. Mas, na realidade, apenas se vai ligar uma fase. Se a instalação é mono não tem as 3 fases acessíveis. Se tiverem as 3 acessíveis, algo se passa de errado aí.
Normalmente quando pedimos à EDP um ramal para instalar monofásico, eles metem sempre um corta circuitos tripolar preparado para levar instalação trifásica. Mas, na realidade, apenas se vai ligar uma fase. Se a instalação é mono não tem as 3 fases acessíveis. Se tiverem as 3 acessíveis, algo se passa de errado aí.
-
- Team Apoio
BoasCF,Lda Escreveu: 25 out 2017, 22:31 Vivam.
Cps
A. Castro
Aqui vai uma grande confusão, sempre que se pede um ramal subterrâneo, o mesmo é sempre executado em trifásico, independentemente se a potência solicitada vai ser em trifásico ou em monofásico.
Daí numa ligação mono, só poder usar uma das três fases disponíveis no ramal.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
ENERGY Escreveu: 26 out 2017, 13:52BoasCF,Lda Escreveu: 25 out 2017, 22:31 Vivam.
Cps
A. Castro
Aqui vai uma grande confusão, sempre que se pede um ramal subterrâneo, o mesmo é sempre executado em trifásico, independentemente se a potência solicitada vai ser em trifásico ou em monofásico.
Daí numa ligação mono, só poder usar uma das três fases disponíveis no ramal.
Ora nem mais! foi basicamente isso que quis dizer, não sei se me expressei bem. Aqui onde trabalho, executamos ramais. Não é do meu departamento, mas, quem trata disso trabalha ao meu lado e oiço-o falar muitas vezes acerca de ramais.