Alternativa a caixas de apliques

Responder
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Alternativa a caixas de apliques

Mensagem por nfh »

Tenho uma série de pontos espalhados pelas várias divisões da casa que têm para já tubagem de reserva para mais tarde aplicar sensores.
Basicamente por cada porta com acesso para o exterior tenho um tubo de 16mm isogris que deverá terminar por cima da porta. No centro de cada divisão tenho também o mesmo: um tubo de 16mm.

Em qualquer um dos casos a extremidade do tubo atravessará pladur (parede falsa ou tecto falso). Como em ambos os casos está aplicado isolamento (lã de rocha), tenho de garantir que consigo "apanhar" esses tubos.
Uma hipótese é aplicar uma caixa de aplique por cada tubo. Contudo, uma tampa dessas caixas não é propriamente a coisa mais bonita, além de que como não haverá ligações a serem feitas nesses pontos, a caixa até é escusada.

Por isso pergunto se há alguma alternativa a estas caixas de aplique. Será que existe algum terminal compatível com o diâmetro da tubagem para disfarçar um tubo (assim limitava-me a furar o pladur o suficiente para passar o tubo)? Ou existirá alguma tampa de caixa de aplique que seja mais discreta, ou que tenha um canal já feito para passar cabo por ele (para a montagem dos sensores)?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alternativa a caixas de apliques

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 15 out 2017, 00:33 Tenho uma série de pontos espalhados pelas várias divisões da casa que têm para já tubagem de reserva para mais tarde aplicar sensores.
Basicamente por cada porta com acesso para o exterior tenho um tubo de 16mm isogris que deverá terminar por cima da porta. No centro de cada divisão tenho também o mesmo: um tubo de 16mm.

Em qualquer um dos casos a extremidade do tubo atravessará pladur (parede falsa ou tecto falso). Como em ambos os casos está aplicado isolamento (lã de rocha), tenho de garantir que consigo "apanhar" esses tubos.
Uma hipótese é aplicar uma caixa de aplique por cada tubo. Contudo, uma tampa dessas caixas não é propriamente a coisa mais bonita, além de que como não haverá ligações a serem feitas nesses pontos, a caixa até é escusada.

Por isso pergunto se há alguma alternativa a estas caixas de aplique. Será que existe algum terminal compatível com o diâmetro da tubagem para disfarçar um tubo (assim limitava-me a furar o pladur o suficiente para passar o tubo)? Ou existirá alguma tampa de caixa de aplique que seja mais discreta, ou que tenha um canal já feito para passar cabo por ele (para a montagem dos sensores)?
Boas
Por norma as redes de tubagem seca, terminam em caixas, neste caso tratando-se de uma habitação, penso que a caixa de aplique é a melhor opção.
Pois terminar numa caixa de derivação, ou numa caixa de aparelhagem, o efeito estético será bem diferente.
Deixar as pontas de tubo sem acabamento, é outra hipótese, mas a caixa de Siqueira, é sem dúvida a melhor solução.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nfh »

Obrigado pela resposta.
Eu estava na expectativa de existir algo do género de uma boquilha, mas tapada, para poder terminar o tubo na parede / tecto num furo de 18 ou 22mm2. Mas parece que não vou ter sorte nesse sentido.

Já agora, o que é essa "caixa de Siqueira"?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 15 out 2017, 12:06 Obrigado pela resposta.
Eu estava na expectativa de existir algo do género de uma boquilha, mas tapada, para poder terminar o tubo na parede / tecto num furo de 18 ou 22mm2. Mas parece que não vou ter sorte nesse sentido.

Já agora, o que é essa "caixa de Siqueira"?
Boas
Essa da caixa Siqueira, não existe, ou melhor foi um erro de escrita via telemóvel.
Queria dizer caixa de aplique.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nfh »

Isto era o que me tinha ocorrido para evitar o buraco excessivo de uma caixa de aplique:

Imagem

Tirando o ebay, onde é que eu conseguirei encontrar algo deste género cá por Portugal?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Mensagem por joao-pt »

Podes encontrar isso na Borrachas e Plásticos Berna ou na Wurth por exemplo.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”