Duvidas sobre ITED Moradia Unifamiliar (urgente)

Responder
davidfonseca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 jun 2008, 09:33

Duvidas sobre ITED Moradia Unifamiliar (urgente)

Mensagem por davidfonseca »

Bom Dia.
Desde já queria dar os parabéns ao site e a todos os participantes, por este tipo de iniciativas que ajuda em muito pessoas que se iniciam nestes projectos, como me está a acontecer.
Sou um principiante nos projectos ITED e estou a fazer um projecto ITED de uma moradia unifamiliar.

Constituição Moradia Unifamiliar: Hall, 2 quartos, Cozinha e Sala (piso terreo)

Após a leitura do Manual ITED, e de ter iniciado o projecto estou com as seguintes duvidas:

1 - Os documentos necessários para uma moradia unifamiliar é «apenas» a Ficha ITED, Projecto Rede Tubagens e Projecto Rede Cabos?

2 - Para o calculo dos valores das atenuações nos cabos coaxiais, qual os valores de atenuação a considerar nas tomadas (4 dB)? tendo em conta que na moradia apenas irá existir 5 tomadas mistas (cabo/coaxial) posso usar um TAP 208?

3 - Alguém pode me fornecer um exemplo tipo de como se executa os preenchimentos das Fichas ITED, nomeadamente Ficha de encaminhamento de cabos de pares cobre, Ficha de encaminhamento de cabos coaxiais, Ficha para as caixas de derivação cabos de pares cobre, Ficha para as caixas de derivação cabos coaxiais, Quadro Dimensionamento Cabos Coaxiais, Ficha do RG-PC, Constituição e Utilização do Edificio, Quadro Dimensionamento Cabos Pares Cobre?

4 - Para moradia Unifamiliar é necessário o preenhimento de todas essas fichas ?

Agradeço desde já a vossa atenção.

Desculpem serem duvidas um pouco básicas.

Cumprimentos
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Re: Duvidas sobre ITED Moradia Unifamiliar (urgente)

Mensagem por Cipriano »

Se procurares aqui no forum, tens todas as fichas necessárias para um projecto de uma moradia unifamiliar. Procura e dá uma vista de olhos que tens lá tudo o que precisas. Em termos de desenho é o normal.
-TRAÇADO DA REDE DE TUBAGEM
-DIAGRAMA DA REDE DE TUBAGENS
-DIAGRAMAS DAS REDES DE CABOS
-SIMBOLOGIA (OPCIONAL) Poderás colocar a simbologia nos desenhos se quiseres.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Antes de mais sê bem vindo.
Vou tentar acrescentar algo ao que já foi dito pelos colegas: a azul
davidfonseca Escreveu:Bom Dia.
...

Após a leitura do Manual ITED, e de ter iniciado o projecto estou com as seguintes duvidas:

1 - Os documentos necessários para uma moradia unifamiliar é «apenas» a Ficha ITED, Projecto Rede Tubagens e Projecto Rede Cabos?
Necessitas de:
- memória descritiva
- termo de responsabilidade
- cópia do BI e cartão ANACOM
- planta de localização
- fichas técnicas devidamente preenchidas
- peças desenhadas (planta implantação; localização e traçado rede cabos e caixas e tomadas na planta R/C (e nos andares caso existissem) ; planta de cobertura com localçização das antenas ; esquema rede pares de cobre ; esquema rede tubagens ; esquema rede coaxial (c/ valores das tomadas/atenuações/nível de sinal) ; esquema rede de terras
- folha com cálculos efectuados

e é só :) julgo eu...

2 - Para o calculo dos valores das atenuações nos cabos coaxiais, qual os valores de atenuação a considerar nas tomadas (4 dB)? tendo em conta que na moradia apenas irá existir 5 tomadas mistas (cabo/coaxial) posso usar um TAP 208? para 5 tomadas eu usava um tAP de 8 saídas, e depois escoilhes a marca/modelo. mas isso está na ficha do outro tópico que te indicaram, vai ver

3 - Alguém pode me fornecer um exemplo tipo de como se executa os preenchimentos das Fichas ITED, nomeadamente Ficha de encaminhamento de cabos de pares cobre, Ficha de encaminhamento de cabos coaxiais, Ficha para as caixas de derivação cabos de pares cobre, Ficha para as caixas de derivação cabos coaxiais, Quadro Dimensionamento Cabos Coaxiais, Ficha do RG-PC, Constituição e Utilização do Edificio, Quadro Dimensionamento Cabos Pares Cobre?

4 - Para moradia Unifamiliar é necessário o preenhimento de todas essas fichas ?
Constituição e Utilização do Edificio ; Quadro Dimensionamento Cabos Coaxiais ; Quadro Dimensionamento Cabos Pares Cobre ; Quadro Tubagens.... agora não sei ao certo os nomes, mas sei que das 8 fichas só preencho 5 para as Moradias, sendo que o RGPC fica de fora

Cumprimentos
Learning is the goal!!
davidfonseca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 jun 2008, 09:33

Mensagem por davidfonseca »

gemini Escreveu:Antes de mais sê bem vindo.
Vou tentar acrescentar algo ao que já foi dito pelos colegas: a azul
davidfonseca Escreveu:Bom Dia.
...

Necessitas de:
- memória descritiva
- planta de localização
- peças desenhadas (planta implantação; localização e traçado rede cabos e caixas e tomadas na planta R/C (e nos andares caso existissem) ; planta de cobertura com localçização das antenas ; esquema rede pares de cobre ; esquema rede tubagens ; esquema rede coaxial (c/ valores das tomadas/atenuações/nível de sinal) ; esquema rede de terras

2 - Para o calculo dos valores das atenuações nos cabos coaxiais, qual os valores de atenuação a considerar nas tomadas (4 dB)? tendo em conta que na moradia apenas irá existir 5 tomadas mistas (cabo/coaxial) posso usar um TAP 208? para 5 tomadas eu usava um tAP de 8 saídas, e depois escoilhes a marca/modelo. mas isso está na ficha do outro tópico que te indicaram, vai ver

Constituição e Utilização do Edificio ; Quadro Dimensionamento Cabos Coaxiais ; Quadro Dimensionamento Cabos Pares Cobre ; Quadro Tubagens.... agora não sei ao certo os nomes, mas sei que das 8 fichas só preencho 5 para as Moradias, sendo que o RGPC fica de fora

Cumprimentos
Agradeço desde já a vossa ajuda.

Necessitas de:
- memória descritiva
- planta de localização

Mas pelo que me estive a informar na ANACOM para as moradias unifamilares não era necessário memória descritiva ... apenas as redes de tubagens / cabos e as fichas ITED. Estou errado ??
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

davidfonseca Escreveu: Mas pelo que me estive a informar na ANACOM para as moradias unifamilares não era necessário memória descritiva ... apenas as redes de tubagens / cabos e as fichas ITED. Estou errado ??
Então....como é que eles explicam que na primeira folha das Fichas Técnicas, MODELO ANACOM, diz lá isto:
"DOCUMENTOS ANEXOS A ESTA FICHA TÉCNICA E RESPECTIVO NÚMERO DE PÁGINAS"onde se inclui lá a caixa com a M.D. ?!?

e que eu saiba é necessária a M.D. para descreveres os materiais a usar e métodos de execução...

claro que se não for necesário a M.D., desde que expressamente dito pela ANACOM que não é necessária, assim a partir de agora não entrego a M.D., sempre poupo papel e tinta...

Olha que tenho a impressão que te enganaram... :wink:
Learning is the goal!!
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Memória descritiva é necessário em qualquer projecto. Nunca aceitaria um projecto sem memória descritiva.
Blog Pessoal

smonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por smonteiro »

Não é preciso Memória Descritiva? Mas que raio de projecto seria esse? Será por causa da crise? lololol. Sempre se poupam vinte e tal folhas por exemplar, ao fim do mês é muito papel (dos dois tipos :)).
Não me parece que essa informação esteja correcta, acho que deves informar-te melhor.
Sérgio Monteiro
www.spmengenharia.com
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”