Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Has thanked: 83 times
Been thanked: 49 times
Contacto:

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por LVirtual »

ElectroescadaS Escreveu: 13 out 2017, 00:38
L.Sousa Escreveu: 12 out 2017, 23:42
andrelima14 Escreveu: 10 out 2017, 23:16 A cor da luz, também é importante. Agora, por exemplo, recomenda-se a utilização de luz branca na iluminação pública, porque a percecção de luz é maior e permite reduzir potências ou número de lâmpadas a utilizar
Para iluminação pública detesto a luz branca, prefiro a cor laranja para além que os led's que andam a montar por aqui dão muito menos intensidade luminosa que essas luzes de vapor de sódio ou mercúrio a alta pressão.... Sempre detestei a corr branca pura para iluminação, acho-a imensamente desagradável aqui em casa tenho tudo led mas para os 3500 ºK, agora da iluminação pública estamos a perder imenso voltamos ao branco antigo horrível e com péssima capacidade de iluminação.....
Iluminações de cores "amareladas" para mim só em candeeiros de sala e/ou quartos.

Cozinhas/casas de banho e até a luz do meu candeeiro de escritório é tudo branquinho como o frigorífico...

comigo acontece exactamente o mesmo,
para trabalhar ou fazer algo que implique uma atençao visual maior, prefiro incondicionalmente luz branca e quanto mais pormenor for necessario no que eu estiver a fazer mais forte a luz branca.

para estar a descontrair em casa prefiro luzes mais para o amarelo e fraquinhas. a ver tv entao quanto mais fraquinhas melhor.
se eu estiver a soldar componentes electronicos com luz amarela fico "cego" por assim dizer. se forem componentes smd entao, luz amarela é para esquecer mesmo.

eu tento "colorir e dosear" a luz que uso conforme o que estiver a fazer. Nao sou apologista de um unico tipo de luz para tudo.
E acho que é nessa capacidade de moldar a luz necessaria ao seu uso em cada momento que a tecnologia led pode ser uma mais valia se for bem aplicada.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 13 out 2017, 08:26
ElectroescadaS Escreveu: 13 out 2017, 00:38
L.Sousa Escreveu: 12 out 2017, 23:42
andrelima14 Escreveu: 10 out 2017, 23:16 A cor da luz, também é importante. Agora, por exemplo, recomenda-se a utilização de luz branca na iluminação pública, porque a percecção de luz é maior e permite reduzir potências ou número de lâmpadas a utilizar
Para iluminação pública detesto a luz branca, prefiro a cor laranja para além que os led's que andam a montar por aqui dão muito menos intensidade luminosa que essas luzes de vapor de sódio ou mercúrio a alta pressão.... Sempre detestei a corr branca pura para iluminação, acho-a imensamente desagradável aqui em casa tenho tudo led mas para os 3500 ºK, agora da iluminação pública estamos a perder imenso voltamos ao branco antigo horrível e com péssima capacidade de iluminação.....
Iluminações de cores "amareladas" para mim só em candeeiros de sala e/ou quartos.

Cozinhas/casas de banho e até a luz do meu candeeiro de escritório é tudo branquinho como o frigorífico...

comigo acontece exactamente o mesmo,
para trabalhar ou fazer algo que implique uma atençao visual maior, prefiro incondicionalmente luz branca e quanto mais pormenor for necessario no que eu estiver a fazer mais forte a luz branca.

para estar a descontrair em casa prefiro luzes mais para o amarelo e fraquinhas. a ver tv entao quanto mais fraquinhas melhor.
se eu estiver a soldar componentes electronicos com luz amarela fico "cego" por assim dizer. se forem componentes smd entao, luz amarela é para esquecer mesmo.

eu tento "colorir e dosear" a luz que uso conforme o que estiver a fazer. Nao sou apologista de um unico tipo de luz para tudo.
E acho que é nessa capacidade de moldar a luz necessaria ao seu uso em cada momento que a tecnologia led pode ser uma mais valia se for bem aplicada.
Boas
Em habitações por norma usa-se cores na ordem dos 3000K e os 4000K, e penso que a maioria dos clientes ficam felizes.
Estas cores e intensidades vão depois de acordo com as localizações e respetivas utilizações, incluindo decoração. e gostos dos clientes.
Cpts.
Energy
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

pois...
bem me parecia que tinha uma estrela no tecto da cozinha. :)
fui procurar tabelas de correspondencia das cores das lampadas e encontrei esta

Imagem

realmente daylight esta no topo da tabela. mas era o que vinha na armadura e era a que estava mais barata sendo de led's.
um dia destes compro lampadas dos mesmo tipo mais frias e substituo. a cozinha tambem é pequena por isso se nota mais a potencia luminosa.

talvez use estas lampadas 6500K na bancada de trabalho do meu estamine. :)
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Has thanked: 34 times
Been thanked: 10 times
Contacto:

Mensagem por ElectroescadaS »

LVirtual Escreveu: 14 out 2017, 09:40 pois...
bem me parecia que tinha uma estrela no tecto da cozinha. :)
fui procurar tabelas de correspondencia das cores das lampadas e encontrei esta

Imagem

realmente daylight esta no topo da tabela. mas era o que vinha na armadura e era a que estava mais barata sendo de led's.
um dia destes compro lampadas dos mesmo tipo mais frias e substituo. a cozinha tambem é pequena por isso se nota mais a potencia luminosa.

talvez use estas lampadas 6500K na bancada de trabalho do meu estamine. :)
Quando precisar de ajuda peço ao "vizinho"... :mrgreen:
Imagem
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

e eu quando precisar de uma escada electrica encosto-me à parede... :)
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Has thanked: 34 times
Been thanked: 10 times
Contacto:

Mensagem por ElectroescadaS »

A "qualidade da imagem" não é grande coisa mas dá para ver a fiada de armaduras de 58 Watts duplas que nos últimos dias eu alterei para tubulares LEDs de 20 Watts cada. Se cada armadura debitava 116W passa a debitar 40W e em vez dos 10000 Lumens que cada armadura debitava de fluxo luminoso (2x58Watts) passa a debitar 4000 Lumens. Mesmo assim acho a cor um bocado estranha..

Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”