ElectroescadaS Escreveu: 13 out 2017, 00:38L.Sousa Escreveu: 12 out 2017, 23:42Para iluminação pública detesto a luz branca, prefiro a cor laranja para além que os led's que andam a montar por aqui dão muito menos intensidade luminosa que essas luzes de vapor de sódio ou mercúrio a alta pressão.... Sempre detestei a corr branca pura para iluminação, acho-a imensamente desagradável aqui em casa tenho tudo led mas para os 3500 ºK, agora da iluminação pública estamos a perder imenso voltamos ao branco antigo horrível e com péssima capacidade de iluminação.....andrelima14 Escreveu: 10 out 2017, 23:16 A cor da luz, também é importante. Agora, por exemplo, recomenda-se a utilização de luz branca na iluminação pública, porque a percecção de luz é maior e permite reduzir potências ou número de lâmpadas a utilizarIluminações de cores "amareladas" para mim só em candeeiros de sala e/ou quartos.
Cozinhas/casas de banho e até a luz do meu candeeiro de escritório é tudo branquinho como o frigorífico...
comigo acontece exactamente o mesmo,
para trabalhar ou fazer algo que implique uma atençao visual maior, prefiro incondicionalmente luz branca e quanto mais pormenor for necessario no que eu estiver a fazer mais forte a luz branca.
para estar a descontrair em casa prefiro luzes mais para o amarelo e fraquinhas. a ver tv entao quanto mais fraquinhas melhor.
se eu estiver a soldar componentes electronicos com luz amarela fico "cego" por assim dizer. se forem componentes smd entao, luz amarela é para esquecer mesmo.
eu tento "colorir e dosear" a luz que uso conforme o que estiver a fazer. Nao sou apologista de um unico tipo de luz para tudo.
E acho que é nessa capacidade de moldar a luz necessaria ao seu uso em cada momento que a tecnologia led pode ser uma mais valia se for bem aplicada.