de trifásico para monofásico

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por Mário »

Boas
nfh Escreveu: 10 out 2017, 10:32 Pessoal, a ver se entendi: para garantir que nada de mal ocorre numa mudança de trifásico para monofásico, bastará assegurar que o fio condutor de neutro tenha uma secção grande o suficiente, certo?
Nesse caso, numa instalação nova, o ideal será ter o condutor de neutro sobredimensionado em relação aos restantes?
Pergunto isto porque, tal como referi noutro tópico, na moradia que estou a construir pretendo solicitar eletricidade monofásica, ainda que a instalação esteja a ser projetada para ser alimentada por trifásica (mas todos os dispositivos são monofásicos).
Numa instalação monofásica o condutor neutro e fase têm a mesma secção.
Numa instalação trifásica o condutor neutro e as fases têm a mesma secção, até uma determinada potencia (de acordo com as normas em vigor).

Não estou a ver numa vivenda onde queres monofásico, teres problema com a secção do neutro, dado que vai cumprir com as normas em vigor.

Se actualmente não pôem mais de 45amp. em mono, não vejo qual o problema. O que diz o teu electricista? ou ele não é técnico de electricidade?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Has thanked: 12 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por nfh »

Mário, agradeço-te antes de mais por esta resposta, bem como pela que me prestaste num outro tópico.

Estas minhas dúvidas prendem-se com procurar o melhor aconselhamento possível. O eletricista deu-me a entender que seria necessário optar por uma alimentação trifásica. Creio, contudo, que uma alimentação monofásica permitir-me-á cobrir as necessidades de energia e ao mesmo tempo maximizar a utilização da potência contratada, atendendo ao problema de que o aproveitamento em X+X+X em trifásico é "diferente" de 3X em monofásico.

Por outro lado, se o quadro puder ficar preparado para minimizar as intervenções necessárias caso no futuro tiver de passar a trifásica, melhor.

O meu receio é que, tratando-se de uma moradia "chave na mão", cuja construção estou a acompanhar desde o início, o eletricista queira reduzir custos no dimensionamento da instalação (leia-se secção dos condutores, disjuntores, etc) e que por isso esteja mais inclinado para a opção trifásica, quando a monofásica pode satisfazer as minhas necessidades e ao mesmo tempo reduzir custos mensais.

A título de exemplo, quais são as diferenças, em termos de dimensionamento, entre uma instalação 10.35KVA monofásica (1x45A) e 10.35KVA trifásica (3x15A)? Não necessitará a instalação monofásica de condutores de maior secção? E que mais pode ser diferente?

Já agora, relativamente ao fornecimento de eletricidade por parte da EDP, tenho ouvido/lido muito sobre o limite de 10.35KVA para eletricidade monofásica. É mesmo assim, ou podem existir zonas onde o limite é superior (ou eventualmente inferior)? Como posso saber o limite exato que a EDP distribui no local onde a moradia está a ser construída?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 10 out 2017, 11:23 Mário, agradeço-te antes de mais por esta resposta, bem como pela que me prestaste num outro tópico.

Estas minhas dúvidas prendem-se com procurar o melhor aconselhamento possível. O eletricista deu-me a entender que seria necessário optar por uma alimentação trifásica. Creio, contudo, que uma alimentação monofásica permitir-me-á cobrir as necessidades de energia e ao mesmo tempo maximizar a utilização da potência contratada, atendendo ao problema de que o aproveitamento em X+X+X em trifásico é "diferente" de 3X em monofásico.

Por outro lado, se o quadro puder ficar preparado para minimizar as intervenções necessárias caso no futuro tiver de passar a trifásica, melhor.

O meu receio é que, tratando-se de uma moradia "chave na mão", cuja construção estou a acompanhar desde o início, o eletricista queira reduzir custos no dimensionamento da instalação (leia-se secção dos condutores, disjuntores, etc) e que por isso esteja mais inclinado para a opção trifásica, quando a monofásica pode satisfazer as minhas necessidades e ao mesmo tempo reduzir custos mensais.

A título de exemplo, quais são as diferenças, em termos de dimensionamento, entre uma instalação 10.35KVA monofásica (1x45A) e 10.35KVA trifásica (3x15A)? Não necessitará a instalação monofásica de condutores de maior secção? E que mais pode ser diferente?

Já agora, relativamente ao fornecimento de eletricidade por parte da EDP, tenho ouvido/lido muito sobre o limite de 10.35KVA para eletricidade monofásica. É mesmo assim, ou podem existir zonas onde o limite é superior (ou eventualmente inferior)? Como posso saber o limite exato que a EDP distribui no local onde a moradia está a ser construída?
Boas
Para saber o limite de potência que consegue contratar, deve contatar a EDPD.
Se for contratar 10,35Kvas, e não tiver equipamentos trifásicos na instalação, opte por contratar em monofásico, ou seja 230/45A, pois está potência em trifásico, só dá problemas.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Pede a instalaçao certificada para 20.7KVA trifásicos. Depois pedes a potencia que pretendes, como diz o "Energy" 10,35KVA deve de chegar, isto se não há equipamento trifásico.

Off-topic. Faz a instalação para gás canalizado, e também a pré instalação do ar condicionado. Vê se o "som" dá para passar os fichas HDMI.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nfh »

Sim, a intenção é contratar 10.35kVA monofásico, mas deixando a instalação apta para receber trifásica de futuro.

E é aí que reside a minha dúvida (e perdoem-me pela insistência): a certificação para 10.35kVA monofásica implicará que cuidados na instalação?

E a sugestão que o Mário fez de certificar a instalação para 20.7kVA trifásica já cobrirá os requisitos técnicos que uma instalação monofásica de 10.35kVA também tem? Pergunto isto porque em trifásica o mais próximo em termos de corrente por fase (45A) seria 27.6kVA ou 34.5kVA.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
nfh Escreveu: 10 out 2017, 14:17 Sim, a intenção é contratar 10.35kVA monofásico, mas deixando a instalação apta para receber trifásica de futuro.
Não. O que digo é certificar em trifásico.

E é aí que reside a minha dúvida (e perdoem-me pela insistência): a certificação para 10.35kVA monofásica implicará que cuidados na instalação?
Ficas só com monofásico. Quando quiseres alterar, tens que pedir certificação para trifásico.

E a sugestão que o Mário fez de certificar a instalação para 20.7kVA trifásica já cobrirá os requisitos técnicos que uma instalação monofásica de 10.35kVA também tem? Pergunto isto porque em trifásica o mais próximo em termos de corrente por fase (45A) seria 27.6kVA ou 34.5kVA.

Os 45A em mono é melhor que 3x15A (do trifásico), tens os amperes todos juntos. Se crês que vais necessitar mais que 45A, (Mono) tens que ir para trifásico e aí eu ia para os (30A por linha).
Mas se queres certificar para o maximo sem projecto vai até limite (atenção que vai ou já houve alteração do maximo sem projecto)

A Azul

Cump.
Mário
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nfh »

Sim, é precisamente por essa questão (1x45A melhor que 3x15A) que quero garantir que a instalação cumpre tudo o que é necessário para assegurar que passar a monofásico não acarreta nenhum risco.

Mas sendo mais direto, certificar a 20kVA trifásico ou 10kVA monofásico implica um cuidado adicional no dimensionamento dos fios condutores? Li algures num outro tópico no fórum que condutores de 2.5mm^2 numa instalação monofásica a 10kVA é uma opção descabida.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
nfh Escreveu: 10 out 2017, 14:53 Sim, é precisamente por essa questão (1x45A melhor que 3x15A) que quero garantir que a instalação cumpre tudo o que é necessário para assegurar que passar a monofásico não acarreta nenhum risco.
Mas sendo mais direto, certificar a 20kVA trifásico ou 10kVA monofásico implica um cuidado adicional no dimensionamento dos fios condutores? Li algures num outro tópico no fórum que condutores de 2.5mm^2 numa instalação monofásica a 10kVA é uma opção descabida.
Tem calma. Antigamente (e ainda hoje) há muitas instalações que não cumprem com os regulamentos que foram saindo. Há instalação em trifásico que o cabo de entrada (que sai do contador para o teu Geral é de 4mm e alguns ainda (a menos). Pede ao electricista que ponha T+N+3x16, mas atenção à distancia.

Cump.
Mário
DNunen
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 ago 2017, 16:53

Mensagem por DNunen »

O Neutro não precisa de ser sobredimensionado em relação aos restantes tudo depende da potência máxima que vai solicitar a instalação.
Por exemplo, se solicitar 6,90kVA trifásico - os condutores são dimensionados para suportar 10A cada.
Logo de pedir a alteração para 6,90kVA monofásico - os condutores (fase e neutro) deverão ser dimensionados para suportar 30A cada.
Caso a instalação seja nova e o técnico credenciado isso não será problema pois nas normas atuais a secção dos condutores e dimensionada bem para ambas as situações.

nfh Escreveu: 10 out 2017, 10:32 Pessoal, a ver se entendi: para garantir que nada de mal ocorre numa mudança de trifásico para monofásico, bastará assegurar que o fio condutor de neutro tenha uma secção grande o suficiente, certo?

Nesse caso, numa instalação nova, o ideal será ter o condutor de neutro sobredimensionado em relação aos restantes?

Pergunto isto porque, tal como referi noutro tópico, na moradia que estou a construir pretendo solicitar eletricidade monofásica, ainda que a instalação esteja a ser projetada para ser alimentada por trifásica (mas todos os dispositivos são monofásicos).
DNunen
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 ago 2017, 16:53

Mensagem por DNunen »

Em relação a este tópico, apesar de não ser a minha área de acção na empresa perguntei aos mesmos colegas que responsáveis pelos serviços para a EDP e a indicação que me deram é que nas instalações com que o cliente pretenda reduzir de trifásico para monofásico, é retirado o contador atual e o controlador de potência e instalada uma EB (Energy Box - Contador "inteligente) que realiza a função de contador e controlador de potência (e muito outras funções...).
Logo o problema de xantar as três fases não se coloca, agora como já foi referido em instalações antigas e que não cumpram as normas em termos de secção de condutores o problema dos aquecimentos dos mesmo poderá sempre acontecer quer na fase quer no neutro.

ENERGY Escreveu: 21 fev 2016, 23:38 Boas
Já foi tempo em que o funcionário do empreiteiro ao serviço da EDP chantava os 3 condutores no limitador e passava de tri a mono, neste momento isso não acontece, pois existe informação expressa, para que o cliente tenha de ter a instalação previamente adaptada para essa alteração de tri para mono.
tonecebola Escreveu:Viva!
Obrigado pela atenção. Realmente é como diz, por isso é que não compreendo que quando um cliente pede alteração da entrada de trifásico para monofásico o fornecedor simplesmente xanta as fases não se preocupando com mais nada.
Para além dos problemas que surgem maioritariamente nas tomadas, também já tive de trocar diferenciais derretidos na entrada do neutro.
obrigado a todos, espero que esta minha duvida possa ter ajudado a esclarecer outros como eu.

abraço
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nfh »

Ok ok, quando li as preocupações com a questão do dimensionamento do neutro (e restantes condutores) no tópico "alteração de quadro elétrico de trifásico para monofásico", pensei que se estivesse a falar dos fios condutores que vão a cada um dispositivos elétricos na instalação. Contudo parece-me que o principal tema é mesmo do cabo a montante ("entrada" em casa), ou estou errado?
Lamento se estou a passar a imagem de completo ignorante sobre o tema (e em boa verdade, sobre esta questão do dimensionamento da instalação, não anda longe disso :) ), mas estou a tentar perceber ao certo o que é preciso considerar.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
nfh Escreveu: 10 out 2017, 18:00 Ok ok, quando li as preocupações com a questão do dimensionamento do neutro (e restantes condutores) no tópico "alteração de quadro elétrico de trifásico para monofásico", pensei que se estivesse a falar dos fios condutores que vão a cada um dispositivos elétricos na instalação. Contudo parece-me que o principal tema é mesmo do cabo a montante ("entrada" em casa), ou estou errado?
Sim, estamos no exterior da casa.

Lamento se estou a passar a imagem de completo ignorante (não te preocupes porque de informática também não sei :lol: )sobre o tema (e em boa verdade, sobre esta questão do dimensionamento da instalação, não anda longe disso :) ), mas estou a tentar perceber ao certo o que é preciso considerar.
Uma coisa é a potencia contratada que tem haver com a secção dos condutores na entrada, e com que valor foi certificada a instalação.

Se foi certificada para trifásico e depois queres mono, é fácil, chantas as 3 fases na entrada do teu geral e a EDP substitui o contador.

Se a instalação foi certificada para mono, tens que substituir os condutores de entrada para trifásico e pedir nova certificação.

Na instalação de interior da habitação é que os condutores para fogão, fornos, maquina de secar roupa, etc...não deve de ser 2.5 mas sim de 4mm no minimo. Atenção que há fogões (placas) que são trifásicas com neutro.

Cump.
Mário
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 10 out 2017, 14:17 Sim, a intenção é contratar 10.35kVA monofásico, mas deixando a instalação apta para receber trifásica de futuro.

Boas
Se a ideia é Certificar 20.7Kvas 400V/30A, e depois contratar 10.35Kvas 230V/45A, deve ter uma derivação entre portinhola e Q. Geral a 4X10mm, ou 4x16mm dependendo da distancia entre portinhola e Q. Geral.
Estou a falar em derivação a 4x10mm ou 4x16mm supondo que o condutor de terra liga diretamente da caixa de chantes amovíveis ao Q. Geral.
O quadro Geral deve ter um interruptor de corte geral tetrapolar, que vai alimentar um barramento, e depois desse barramento alimenta os vários IDs em monofásico, e de seguida os diversos disjuntores mono, e assim depois quando quiser contratar em monofásico, apenas necessita de trocar o interruptor de corte tetrapolar, por outro bipolar de 63A, isto para os 10.35Kvas em mono.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nfh »

Ok, muito obrigado a ambos pela exaustiva explicação. Creio que agora estou esclarecido.

Que até à placa ou forno deviam ir condutores de 4mm, já eu tinha essa ideia. A minha dúvida era se a restante instalação também tinha de ser sobredimensionada nos condutores para uma instalação de 10kVA monofásica, ou se fica tudo igual independentemente da potência (tomadas com 2.5mm e iluminação com 1.5mm). Mas já percebi que se mantém tudo igual dentro da habitação.
É que depois de ler relatos no outro tópico a que fiz referência onde se comentam casos em que depois de trocar de trifásico para monofásico o neutro queimou por ter secção incorreta, fiquei com todas estas dúvidas.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2014, 14:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por Quintas »

Não sendo a minha especialidade, penso que, se a intenção é deixar tudo preparado para mais tarde passar a trifásico, importa deixar espaço previsto para futuro acréscimo de diferenciais para cada fase, a menos que esse trabalho seja já efectuado na divisão e separação de circuitos em monofásico, a contar com a futura passagem a trifásico.

Quanto ao neutro, se ele fica dimensionado já para monofásico de 45A, ele vai ter capacidade para trifásico de 3x45A, desde que os condutores monofásicos agora instalados assim o permitam.
Responder

Voltar para “Dúvidas”