estou a fazer esquemas de quadros electricos

tem exemplos que me possam facultar sff

Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético, e assegurar proteção contra contatos indiretos, a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.Nelson Pinho Escreveu:olá pessoal![]()
estou a fazer esquemas de quadros electricosna alimentação de quadros parciais apartir do Q.E. costumam colocar à saída um disjuntor ou fusivel
![]()
qual a diferença
![]()
![]()
tem exemplos que me possam facultar sff![]()
então aconselha a colocar disjuntor à saída e corte no quadro a receber, é issoJosecalado Escreveu:Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético, e assegurar proteção contra contatos indiretos, a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.Nelson Pinho Escreveu:olá pessoal![]()
estou a fazer esquemas de quadros electricosna alimentação de quadros parciais apartir do Q.E. costumam colocar à saída um disjuntor ou fusivel
![]()
qual a diferença
![]()
![]()
Cumprs.
Nelson Pinho Escreveu:então aconselha a colocar disjuntor à saída e corte no quadro a receber, é issoJosecalado Escreveu:Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético, e assegurar proteção contra contatos indiretos, a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.Nelson Pinho Escreveu:olá pessoal![]()
![]()
qual a diferença
![]()
![]()
Cumprs.![]()
![]()
Olá a todos,Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético, e assegurar proteção contra contatos indiretos, a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.
Cumprs.
Isto deve ser feito através do Disjuntor Magnétotérmico (ou termomagnético no BR)Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético
Isso é dado pelo IP do aparelho, neste caso o Disjuntor Magnétotérmico. Não estou a encontrar a informação do IP na tabela do disjuntor. Mas neste link http://www.hager.pt/produtos-e-catalogu ... /15560.htm é possível ver que o mesmo funciona a 6A, corta acima ou igual quando o Curto-Circuito atinge 3000A. Este valor de 3kA é mesmo pra CC ou sobrecarga, certo?
Pelo que percebi o que acontece com o fusível em cada uma das fases é que ele funde, seja por curto-circuito ou por sobrecarga e as restantes continuam a funcionar. Para isso deviamos aplicar fusíveis + Interruptor Diferencial (ID), pois assim seria detectado a falta de uma fase e o sistema seria desligado. A ordem deveria ser, fusíveis + Interruptor Diferencial (ID).Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.
A protecção contra contactos indirectos é dada pela utilização de dispositivos diferenciais (sejam disjuntores ou interruptores).edeluz Escreveu: 08 out 2017, 11:45 (...)Isso é dado pelo IP do aparelho, neste caso o Disjuntor Magnétotérmico.
Nunca tinha ouvido falar disto. Porque é que um interruptor diferencial deveria detectar a falta de fase? Não estou a perceber a relação.edeluz Escreveu: 08 out 2017, 11:45(...)Para isso deviamos aplicar fusíveis + Interruptor Diferencial (ID), pois assim seria detectado a falta de uma fase e o sistema seria desligado. A ordem deveria ser, fusíveis + Interruptor Diferencial (ID).Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.
Boasedeluz Escreveu: 08 out 2017, 13:48 Não tenho certeza no que escreviAinda estou a aprender!
Os "contactos indirectos" é quando existe uma passagem à massa, certo? Nada tem haver com dedos nos contactos ou chaves de fendas em locais incorrectos, certo?
Qual é o aparelho de proteçao electrica que detecta a falta de uma fase?
Vou tentar descobrir qual é!ENERGY Escreveu: 08 out 2017, 14:48Boasedeluz Escreveu: 08 out 2017, 13:48 Não tenho certeza no que escreviAinda estou a aprender!
Os "contactos indirectos" é quando existe uma passagem à massa, certo? Nada tem haver com dedos nos contactos ou chaves de fendas em locais incorrectos, certo?
Existe equipamento próprio para detectar a falta de fase, e não fusíveis+ID como descreveu anteriormente.
Boasedeluz Escreveu: 08 out 2017, 14:51Vou tentar descobrir qual é!ENERGY Escreveu: 08 out 2017, 14:48Boasedeluz Escreveu: 08 out 2017, 13:48 Não tenho certeza no que escreviAinda estou a aprender!
Existe equipamento próprio para detectar a falta de fase, e não fusíveis+ID como descreveu anteriormente.
Nota: fiz questão, em todos os meus comentários, de frisar que não tenho certeza no que estou a escrever. Sou um mero aprendiz![]()
Obrigado
Boasedeluz Escreveu: 08 out 2017, 15:09 Estou a falar no caso do trifásico. Pois no monofásico se ele faltar damos logo falta. No trifásico é mais problemático, certo!?
Ok, sendo assim, numa instalação trifásica com um moto monofásico, como devo fazer a proteção em caso de uma fase falhar? Devo optar por aplicar fusíveis + Interruptor Diferencial (ID)?ENERGY Escreveu: 08 out 2017, 15:14Boasedeluz Escreveu: 08 out 2017, 15:09 Estou a falar no caso do trifásico. Pois no monofásico se ele faltar damos logo falta. No trifásico é mais problemático, certo!?
Só pode ser problemático se tiver instalados equipamentos trifásicos, se todos os circuitos dessa Instalação forem monofásicos nada acontece.