bomba cisterna
-
- Curioso
- Registado: 07 ago 2017, 13:03
- Been thanked: 6 times
bomba cisterna
boas , possuo uma bomba do tipo da foto em anexo em que a bomba já possui bóia , ou seja o ligar e desligar é automático , por vezes necessito de esvaziar a cisterna , gostava de ter um botão que fizesse a bomba funcionar manualmente . Alguém já conseguio fazer ? a bomba é submersível logo abrir e fazer um shunt interno a bóia parece que funcionaria mas não conseguir fechar novamente.
-
- Velha Guarda
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Has thanked: 4 times
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Re: bomba cisterna
Boas,
se o que pretende é que a bomba trabalhe continuamente basta amarrar a bóia à bomba na posição de ligado.
Mas, atenção que se faltar a água a bomba vai pró "maneta".
Ohmico
se o que pretende é que a bomba trabalhe continuamente basta amarrar a bóia à bomba na posição de ligado.
Mas, atenção que se faltar a água a bomba vai pró "maneta".
Ohmico
-
- Curioso
Pois o levantar a bóia significa levantar a tampa da cisterna e descer 4m ou então a amarrar uma corda e puxar a bóia de cima.... Se não for possível abrir a bomba e colocar um interruptor em parelo com a bóia. Estou a pensar colocar a bóia levantada colocar outra boia em série com alimentação do motor e aí colocar em parelo um interruptor de pressão. Opiniões?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Tudo o escreves-te só vi servir para queimar a bomba. Essa bomba não serve para o que queres.nunosouto Escreveu: 06 out 2017, 13:12 Pois o levantar a bóia significa levantar a tampa da cisterna e descer 4m ou então a amarrar uma corda e puxar a bóia de cima.... Se não for possível abrir a bomba e colocar um interruptor em parelo com a bóia. Estou a pensar colocar a bóia levantada colocar outra boia em série com alimentação do motor e aí colocar em parelo um interruptor de pressão. Opiniões?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Com um botão pressão ligado a um contactor com relé térmico e posso adicionar uma bóia limite mínimo. Achas que queima? Tem de se pensar numa solução
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Pensando, é outra bomba que não seja submersivel.nunosouto Escreveu: 06 out 2017, 14:30 Com um botão pressão ligado a um contactor com relé térmico e posso adicionar uma bóia limite mínimo. Achas que queima? Tem de se pensar numa solução
As bombas submersíveis usam a água para arrefecimento da bomba (motor).
Se verificares a bóia não deixa a bomba ficar a descoberto (sem agua por cima )
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,nunosouto Escreveu: 06 out 2017, 13:12 Pois o levantar a bóia significa levantar a tampa da cisterna e descer 4m ou então a amarrar uma corda e puxar a bóia de cima.... Se não for possível abrir a bomba e colocar um interruptor em parelo com a bóia. Estou a pensar colocar a bóia levantada colocar outra boia em série com alimentação do motor e aí colocar em parelo um interruptor de pressão. Opiniões?
Se se trata de esgotar a água dentro da cisterna, ela não tem uma válvula de escoamento para limpeza?
Quando essa bomba desliga deve ter para aí 10 a 15cm de água, não vai conseguir tirar muito mais mesmo que ligue a bomba à mão levantando a bóia e habilita-se a queimá-la.
Ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não é por trabalhar em vazio que a bomba vai queimar, mas sim por falta de arrefecimento no corpo como dito pelo Mário.nunosouto Escreveu: 06 out 2017, 14:30 Com um botão pressão ligado a um contactor com relé térmico e posso adicionar uma bóia limite mínimo. Achas que queima? Tem de se pensar numa solução
Também como foi dito, a bomba não vai sugar a água toda. A bomba só vai poder tirar água até no máximo, 1/2 altura dela. Depois começa a fazer remoinho e entra ar, deixando de cumprir a função.