Melhor forma de ligar ao motor trifásico
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Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Viva pessoal,
Tenho um motor em que é feito o arranque estrela triângulo com contactores. Vão dois cabos para o motor: Um para U1,V1 e W1 e o outro U2, V2 e W2. Cabos bem grandes e distantes!
O motor é grande (75kW) e não consigo colocar chapas no motor para fazer os shunts em triângulo, após a adaptação para variador de frequência. Qual é a melhor forma para fazer esses shunts na régua de bornes? Há outra forma, mais elegante de efectuar estas ligações? Colocar dois cabos por cada saída do VFD?
Em anexo, remeto a foto dos bornes.
Tenho um motor em que é feito o arranque estrela triângulo com contactores. Vão dois cabos para o motor: Um para U1,V1 e W1 e o outro U2, V2 e W2. Cabos bem grandes e distantes!
O motor é grande (75kW) e não consigo colocar chapas no motor para fazer os shunts em triângulo, após a adaptação para variador de frequência. Qual é a melhor forma para fazer esses shunts na régua de bornes? Há outra forma, mais elegante de efectuar estas ligações? Colocar dois cabos por cada saída do VFD?
Em anexo, remeto a foto dos bornes.
Atentamente,
Bruno
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Pode ser uma estupidez, mas nao consegues fazer o shunt mais próximo, nem que tenhas de colocar um novo quadro só para a realização do shunt. Reduzias as perdas devido ao cabo.
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Posso estar enganado, mas se o arranque é Y-D, não são necessários os "shunts" (isso é feito pelos contactores). Se a ligação do motor for estrela (na 1ª fase do arranque) o "shunt" é feito entre U2, V2 e W2. Quando o motor está ligado em triângulo o "shunt" está feito entre U1 e V2, entre V1 e W2 e entre W1 e U2.BLima Escreveu: 27 set 2017, 14:42 Viva pessoal,
Tenho um motor em que é feito o arranque estrela triângulo com contactores. Vão dois cabos para o motor: Um para U1,V1 e W1 e o outro U2, V2 e W2. Cabos bem grandes e distantes!
O motor é grande (75kW) e não consigo colocar chapas no motor para fazer os shunts em triângulo, após a adaptação para variador de frequência. Qual é a melhor forma para fazer esses shunts na régua de bornes? Há outra forma, mais elegante de efectuar estas ligações? Colocar dois cabos por cada saída do VFD?
Em anexo, remeto a foto dos bornes.
Quando o motor está ligado a um variador, não é necessário o 2º cabo. Sendo assim, o motor pode ter o "shunt" ligado no motor formando uma ligação em triângulo.
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Ele disse que o shunts em triangulo, a serem feitos no motor estavam fora de hipotese, já que não tem acesso às coroa de bornes respectiva.luisilva78 Escreveu: 27 set 2017, 17:31Posso estar enganado, mas se o arranque é Y-D, não são necessários os "shunts" (isso é feito pelos contactores). Se a ligação do motor for estrela (na 1ª fase do arranque) o "shunt" é feito entre U2, V2 e W2. Quando o motor está ligado em triângulo o "shunt" está feito entre U1 e V2, entre V1 e W2 e entre W1 e U2.BLima Escreveu: 27 set 2017, 14:42 Viva pessoal,
Tenho um motor em que é feito o arranque estrela triângulo com contactores. Vão dois cabos para o motor: Um para U1,V1 e W1 e o outro U2, V2 e W2. Cabos bem grandes e distantes!
O motor é grande (75kW) e não consigo colocar chapas no motor para fazer os shunts em triângulo, após a adaptação para variador de frequência. Qual é a melhor forma para fazer esses shunts na régua de bornes? Há outra forma, mais elegante de efectuar estas ligações? Colocar dois cabos por cada saída do VFD?
Em anexo, remeto a foto dos bornes.
Quando o motor está ligado a um variador, não é necessário o 2º cabo. Sendo assim, o motor pode ter o "shunt" ligado no motor formando uma ligação em triângulo.
As soluções possiveis è primeira vista são as que estão em cima da mesa. Ou no quadro principal nos bornes (usando os dois cabos com as quedas de tensão inerentes) ou num quadro parcial mais junto do motor (usando os dois cabos em paralelo). Dispensar um dos cabos, não recomendaria.
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Obrigado pelas sugestões. Será que posso colocar nos terminais de saída do variador cada par de cabos em que coloco olhais costas com costas? Será uma solução muito azeiteira!
Existe olhais "duplos"? É permitido por dois cabos num olhal de maior secção?
Desculpem as perguntas básicas, mas nunca me tinha deparado com este género de "problema".
Existe olhais "duplos"? É permitido por dois cabos num olhal de maior secção?
Desculpem as perguntas básicas, mas nunca me tinha deparado com este género de "problema".
Atentamente,
Bruno
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Posso usar um olhal a 45º e outro a direito no mesmo borne do variador? Dá aperto um contra o outro?
Atentamente,
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Boas
A ter de usar terminais de olhal, não vejo problema em usar 2 terminais, um de costas para o outro no mesmo borne, desde que garanta um bom aperto mecânico.
Alias nos armários de distribuição de energia, essa dos dois terminais de olhal, é uma pratica corrente.
A ter de usar terminais de olhal, não vejo problema em usar 2 terminais, um de costas para o outro no mesmo borne, desde que garanta um bom aperto mecânico.
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Boas
Tens os cabos já passado (os dois), não necessitas dos chantes na placa.
Sobre a ligação no variador , podes usar terminais costas com costas, mas com a barra do variador pelo meio. Ou usas uns Bornes no quadro onde fazes a transição de um condutor para dois em paralelo.
Atenção, se é uma transformação para passar a ter variador vais ter problemas se;
O motor não for para ter variador, electricamente ou mecanicamente.
Se vai trabalhar em vectorial.
Se os cabos não forem os indicados.
Se houver vibração e ou resonância.
Atenção à marca e modelo do variador.
Não esquecer de medir as harmónicas.
Cump.
Mário
Tens os cabos já passado (os dois), não necessitas dos chantes na placa.
Sobre a ligação no variador , podes usar terminais costas com costas, mas com a barra do variador pelo meio. Ou usas uns Bornes no quadro onde fazes a transição de um condutor para dois em paralelo.
Atenção, se é uma transformação para passar a ter variador vais ter problemas se;
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Viva Mário!Mário Escreveu: 28 set 2017, 00:01 Boas
Tens os cabos já passado (os dois), não necessitas dos chantes na placa.
Sobre a ligação no variador , podes usar terminais costas com costas, mas com a barra do variador pelo meio. Ou usas uns Bornes no quadro onde fazes a transição de um condutor para dois em paralelo.
Atenção, se é uma transformação para passar a ter variador vais ter problemas se;
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Obrigado pelo post. É possível indicarem-me documentação para ler? De forma a que eu fique mais familiarizado com estes tópicos?
Obrigado,
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Boas Blima
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Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico
Viva Mário! É verdade, já devia ter pesquisado. 
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