Protecção Magnetotermica
Protecção Magnetotermica
a certificação nao o exige, mas a nivel de protecçao, é superior?
O que me aconselham, no caso de um restaurante com os circuitos normais de iluminação, circuitos de tomadas de usos gerais, e circuitos de maquinas com algumas monofasicas e outras trifasicas!?
O que me aconselham, no caso de um restaurante com os circuitos normais de iluminação, circuitos de tomadas de usos gerais, e circuitos de maquinas com algumas monofasicas e outras trifasicas!?
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: Protecção Magnetotermica
Desculpem!
Isto foi a primeira pergunta:
"Alguém me sabe responder se, no caso de uma istalação de um quadro electrico de um restaurante, sou obrigado a usar disjuntores F+N em todos os circuitos!?"
que na qual o "Aprendiz" respondeu:
"não é necessário"
e esta si é a continuação da pergunta:
"a certificação nao o exige, mas a nivel de protecçao, é superior?
O que me aconselham, no caso de um restaurante com os circuitos normais de iluminação, circuitos de tomadas de usos gerais, e circuitos de maquinas com algumas monofasicas e outras trifasicas!?"
Isto foi a primeira pergunta:
"Alguém me sabe responder se, no caso de uma istalação de um quadro electrico de um restaurante, sou obrigado a usar disjuntores F+N em todos os circuitos!?"
que na qual o "Aprendiz" respondeu:
"não é necessário"
e esta si é a continuação da pergunta:
"a certificação nao o exige, mas a nivel de protecçao, é superior?
O que me aconselham, no caso de um restaurante com os circuitos normais de iluminação, circuitos de tomadas de usos gerais, e circuitos de maquinas com algumas monofasicas e outras trifasicas!?"
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boas
Se fosse eu a fazer utilizava sempre disjuntores com corte de neutro, não por conferirem maior protecção mas sim porque para detecção de avarias e isolamento de circuitos avariados é melhor (rem caso de defeito com neutros)
Se fosse eu a fazer utilizava sempre disjuntores com corte de neutro, não por conferirem maior protecção mas sim porque para detecção de avarias e isolamento de circuitos avariados é melhor (rem caso de defeito com neutros)
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Mas os Disjuntores F+N , no caso do Neutro, simplesmente faz de corte, nao tem protecçao magnetotermica, para os tais defeitos de isolamento ou ate no caso de passagens á terra, o aparelho que tem a função de o detectar não é o Interruptor diferencial ?
E é isso que me faz confusão, porque, para mim tem toda a logica esse disjuntor cortar o neutro, no caso de estarmos perante um circuito de maquinas, em que estão ligador motores electricos, deste modo cortamos o neutro para detectar logo o problema em situação de passagem, ou se tiver que haver alguma intervenção ao aparelho o neutro nao ficar em carga, evitando o contacto com superficies ligadas ao PE (Terra)!
E é isso que me faz confusão, porque, para mim tem toda a logica esse disjuntor cortar o neutro, no caso de estarmos perante um circuito de maquinas, em que estão ligador motores electricos, deste modo cortamos o neutro para detectar logo o problema em situação de passagem, ou se tiver que haver alguma intervenção ao aparelho o neutro nao ficar em carga, evitando o contacto com superficies ligadas ao PE (Terra)!
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boast.mendes Escreveu:Mas os Disjuntores F+N , no caso do Neutro, simplesmente faz de corte, nao tem protecçao magnetotermica, para os tais defeitos de isolamento ou ate no caso de passagens á terra, o aparelho que tem a função de o detectar não é o Interruptor diferencial ?
Isso está uma confusão.
O disjuntores com corte de neutro (vou chamar DCN) não é mais do que um disjuntor (protecção à fase - magneto-térmica ou seja protecção contra curto-circuitos e sobrecargas) e corte de neutro (sem qualquer tipo de protecção).
A fugas à massa (terra) só são detectadas por aparelhos diferenciais (Interruptores diferencias-ID, ou disjuntores diferenciais-DD).
Quanto á solução para o restaurante será melhor colocares o esquema do quadro eléctrcio para podermos esclarecer a utilização de DCN o ID + Disjuntores.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
sim parece que o pessoal está a ter porrblemas na interpretação dos diferenciais e dos circuitos com problemas com fugas pelo neutro, quando é usado