e eu sem estar a acusar ninguem nem a querer criar conflitos desnecessarios, pergunto-lhe como é possivel um engenheiro projectar seja o que for se apenas se baseia em programas de computador para fazer os projectos, se nunca viu uma viga de betao armado em cru na vida, se nunca percebeu que o seu desenho teorico dessa viga ou dessa calha tecnica na realidade da obra vai ficar desviada da realidade uma grande percentagem, porque numa obra seja de raiz ou de renovação se nao houver, que nao há, uma grande conexao entre o projecto electrico e o projecto de construçao civil e entre o desejo do dono da obra e aquilo que o construtor da obra esta disposto a dar, e aquilo que o encarregado geral da obra consegue fazer com tudo o que ficou escrito anteriormente e mais aquilo que os electricistas conseguem fazer com todo o anterior, acha que a instalaçao final vai sair exactamente igual ao que desenhou, apesar de todas as regras e diplomas?parreirajoao Escreveu: 11 ago 2017, 15:02 Amigo
Os engenheiros, projetam, dimensionam, fiscalizam, coordenam, etc..
Não entendo porque é que diz que têm de vestir o fato de macaco e executar. Executar o quê?
Para instalar caminhos de cabos, puxar cabos, ligar cabos em ambas as extremidades, instalações de iluminação e tomadas, redes de terras, são exemplos de trabalhos elaborados por técnicos de eletricidade/eletricistas. Porque é que têm de ser os engenheiros?
Eu estudo, calculo, dimensiono, projeto, desenho, estimo, analiso, etc..
Olhe eu já estive em obra (a trabalhar como apoio de engenharia ao empreiteiro geral), em Bremen (durante 2 anos) e em Sines (durante 1 ano) a trabalhar na linha da frente com 600 pessoas em obra e sei bem o que é levar porrada todos os dias e aguentar a pressão, pois caso contrário "REBENTA". E a trabalhar com empresas graúdas espanholas (COBRA, ABENGOA, ABENER, TSK, TECNICAS REUNIDAS).
E sou engenheiro.
Percebo o que diz, mas não ponha todos no mesmo saco.
Há engenheiros e engenheiros e eletricistas e eletricistas.
Espero que esteja claro.
Como é que se consegue imaginar um resultado final dum trabalho em que so intervimos no desenho se depois nunca o vamos ver a realizar-se na pratica?
Por isso sim, era bom que todos os engenheiros, sejam projectistas ou nao começassem sempre por baixo, nos locais onde irao ser implementados os seus futuros trabalhos para terem uma cosciencia real do mundo fisico e nao se agarrarem tanto ao mundo teorico dos manuais e dos vencimentos altos...
Ja tive que trabalhar com engenheiros cheios de canudos que sabiam menos do que eu nas areas onde trabalhei, bem menos, acredite.
Desde ha muitos anos neste pais que canudo de engenheiro nao é sinonimo de competencia, mas sim de bom ordenado seja em que area da engenharia for.