ATI com ligação satélite

Responder
squier
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2008, 16:36

ATI com ligação satélite

Mensagem por squier »

Gostaria de saber como é permitido fazer a ligação de um entrada de satélite na ATI de modo a o mesmo canal poder ser visto em todas as Tvs da casa. Isto é, tenho um receptor no quarto da moradia unifamiliar e o mesmo canal que estou a ver todas as tomadas de tv podem ver.
Preciso de fazer descer o cabo satélite até à ATI, ir directo ao quarto onde está o receptor, transformar o sinal para UHF, vir do receptor à ATI, onde na misturadora fica disponível numa determinada freqência a procurar nas TVs.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: ATI com ligação satélite

Mensagem por Varejo »

squier Escreveu:Gostaria de saber como é permitido fazer a ligação de um entrada de satélite na ATI de modo a o mesmo canal poder ser visto em todas as Tvs da casa. Isto é, tenho um receptor no quarto da moradia unifamiliar e o mesmo canal que estou a ver todas as tomadas de tv podem ver.
Preciso de fazer descer o cabo satélite até à ATI, ir directo ao quarto onde está o receptor, transformar o sinal para UHF, vir do receptor à ATI, onde na misturadora fica disponível numa determinada freqência a procurar nas TVs.
Boas, claro que é permitido, para isso existe a ZAP (2 tomadas coaxial) na sala 1 delas recebe o sinal de satelite e pela outra envias o sinal já modulado do receptor para o TC smatv e enviar o sinal para o resto das tomadas da casa!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
squier
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2008, 16:36

Mensagem por squier »

Agradecido pelo esclarecimento. Depois preciso de algum peça especifica para fazera mistura na ATI.
Há algum esquema disponível?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

squier Escreveu:Agradecido pelo esclarecimento. Depois preciso de algum peça especifica para fazera mistura na ATI.
Há algum esquema disponível?
Boas, a tomada que recebe o sinal do receptor satélite vai ter que ir ligar na entrada (in) do TC para poder distribuir o sinal pelas saidas, portanto só tens de comprar 1 misturador, 2 entradas x 1 saida idêntico a este!!

http://www.chipplaza.com.pt/AM.jpg
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Mensagem por Miguel Rocha »

Se não estou em erro esse misturador da foto é usado para levar o sinal do LNB(sat)+TVTerrestre(da antena) no mesmo cabo. Para isso têm de ser usados 2, um em cada ponta do cabo. Para fazer como está a sugerir tem de usar misturador UHF/VHF conforme o tipo de modelador e o tipo de sinal que chegue da TVTerrestre. Essa entrada Sat não é para ligar o sinal já modulado. Corrijam-me se estiver enganado.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Miguel Rocha Escreveu:Se não estou em erro esse misturador da foto é usado para levar o sinal do LNB(sat)+TVTerrestre(da antena) no mesmo cabo. Para isso têm de ser usados 2, um em cada ponta do cabo. Para fazer como está a sugerir tem de usar misturador UHF/VHF conforme o tipo de modelador e o tipo de sinal que chegue da TVTerrestre. Essa entrada Sat não é para ligar o sinal já modulado. Corrijam-me se estiver enganado.
Boas, a foto que coloquei do misturador foi apenas 1 exemplo "modelo" que ele tem de comprar 2 entradas e 1 saida, mas concretamente tem de comprar 1 misturador com frequências entre 5mhz e 2400mhz e serve para tudo!!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

Varejo Escreveu:
squier Escreveu:Gostaria de saber como é permitido fazer a ligação de um entrada de satélite na ATI de modo a o mesmo canal poder ser visto em todas as Tvs da casa. Isto é, tenho um receptor no quarto da moradia unifamiliar e o mesmo canal que estou a ver todas as tomadas de tv podem ver.
Boas, claro que é permitido, para isso existe a ZAP (2 tomadas coaxial) na sala 1 delas recebe o sinal de satelite e pela outra envias o sinal já modulado do receptor para o TC smatv e enviar o sinal para o resto das tomadas da casa!!!
O objectivo da zap é teres a rede SMATV+MATV numa e o CATV noutra. é por isso que se chama acesso privilegiado.
Ate podes enviar o sinal UHF desmodulado no receptor no mesmo cabo que vem o smatv. mas nao é tao simples quanto usar outro cabo.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

carlos_cfr7 Escreveu:
Varejo Escreveu:
O objectivo da zap é teres a rede SMATV+MATV numa e o CATV noutra. é por isso que se chama acesso privilegiado.
Ate podes enviar o sinal UHF desmodulado no receptor no mesmo cabo que vem o smatv. mas nao é tao simples quanto usar outro cabo.
Boas, já agora convem dizer que na ZAP também se coloca 1 tomada de pares de cobre por também por causa do operadores com IPTV, por exemplo MEO ou Clix as box´s teem saida RF!!!

p.s que eu saiba os TC como são repartidores, não "entra" sinal pelas saidas, quando muito DISEqC!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Varejo Escreveu:
Boas, já agora convem dizer que na ZAP também se coloca 1 tomada de pares de cobre por também por causa do operadores com IPTV, por exemplo MEO ou Clix as box´s teem saida RF!!!

p.s que eu saiba os TC como são repartidores, não "entra" sinal pelas saidas, quando muito DISEqC!!
Essas boxes as mais pequenas até podem fica dentro do ATI. nao sei se vem incluido mas o sinal do telecomando pode ir pelo cabo coaxial ate à box.

Entra sinal RF e DC para o DISEqC pelas saídas. O repartidor e derivadores sao divisores de potencia (e tensao) por impedancias RF(bobines e resistencias). a impedancia que se vê da entrada para a saída é a mesma que se ve da saida para a entrada. no entanto de uma saída (a funcionar como entrada) para outra saída do mesmo repartidor é o dobro da impedancia...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

carlos_cfr7 Escreveu:
Varejo Escreveu:

Essas boxes as mais pequenas até podem fica dentro do ATI. nao sei se vem incluido mas o sinal do telecomando pode ir pelo cabo coaxial ate à box.

Entra sinal RF e DC para o DISEqC pelas saídas. O repartidor e derivadores sao divisores de potencia (e tensao) por impedancias RF(bobines e resistencias). a impedancia que se vê da entrada para a saída é a mesma que se ve da saida para a entrada. no entanto de uma saída (a funcionar como entrada) para outra saída do mesmo repartidor é o dobro da impedancia...
Boas, pode entrar sinal pela saida mas tem muita perca!!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

sim tem, num TAP de 8 saidas a impedancia entre 2 saídas deve rondar os 20dB. é o que se chama rejeiçao entre saídas. nao é nada por aí alem, mais que isso perde o sinal do ETS ate o ATI do res-do-chao.
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Caros colegas, não querendo contradizer-vos
Acho que poderá existir algo menos correcto na descrição do circuito a cima referida

1º Parabólica > Receptor
Este circuito deve ser sempre directo (Ponto a Ponto)
O LNB da parabólica é alimentado por tensões de 13 e 18Vdc enviados pelo receptor, ora logo qualquer tensão enviada pelo televisor através do coaxial poderia ser fatal para o dito cujo.

2º Transmissão RF dos receptores
Algumas gamas de receptores de satélite e power boxes da TV-Cabo não modelam o seu próprio sinal para RF
Ou seja, tem fichas RF de Input e Output que apenas fazem o Bypass dos sinais recebidos na entrada.

Se for este ocaso, como se pode fazer ?
Simples, basta instalar um modulador de AV para RF como o deste LINK

E então o sinal que sairá em 21Pinos da Box ou Decoder será injectado neste modelador onde iremos indexar um canal RF para captação na restante rede ITED.

O cabo que fará este transporte desde o modulador á caixa ATI, deverá ser ligado no Input da distribuição de TV para a restante residência.

Aconselho ainda a instalares antenas terrestres para que os restantes televisores possam captar um mínimo de 5 canais (RTP1 / Canal2 / SIC / TVI / Canal TV-Cabo)

Para comandares a Box ou Decoder á distancia podes utilizar ISTO

PS: Peço aos experts de ITED que corrijam alguma lacuna minha, pois o que aqui decomentei é simples prática de instalação.

Abraços
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Sobre o 1º ponto, convem ser directo, mas nao necessariamente. A tv nao poe tensao DC no cabo. as vezes os alimentadores dos amplificadores de mastro poe tensao no cabo, por isso convem escolher os amplificadores de mastro para parabolicas. a televes tem 1, e tem uma fonte de alimentaçao que deve ser colocada no ati. nao interfere com o receptor,a tensao é a mesma e a impedancia é alta.

2ºponto- sim nesse caso modula-se para RF para fazer a distribuiçao. e batendo na mesma tecla mais uma vez, podia-se enviar o sinal pelo mesmo cabo que vem para o receptor. :twisted: cuidado é ao escolher a frequencia da portadora para nao sobrepor outros canais UHF

Tambem se pode distribuir por radiofrequencia, mas teriamos que ter um receptor em cada tv, ou uma antena interior

ah, ha formas mais baratas de enviar o sinal do telecomando a lonas distancias. ha receptores que trazem incorporado um receptor IV pelo cabo RF. Ou seja, temou um receptor IV com 1 m d cabo ena outro extremo temos um bypass em fichas RF que liga á TV e recebe o sinal do receptor. podemos ter uns 10m de cabo coax ate o receptor, que os sinais q o IV recebe, sao enviados pelo coax ate o receptor.
penso que deve haver um conjunto generico por aí a venda. se encontrar coloco aki
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

desenterrando isto um pouco...
cá vai o link do ir coupler
em: IR Distribution via Coaxial Cable
nao pode ser usado em sistemas que usem DC para outras funçoes como receptores de satelite. :s
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”