Ligação pente conductor
-
- Curioso
- Registado: 23 jan 2012, 11:51
- Has thanked: 41 times
Ligação pente conductor
Bom dia,
Preciso de ligar um condutor H07U-V de 6mm à saida de um diferencial para alimentar um circuito que está na calha din abaixo.
Sendo o pente plano e o condutor redondo, dá-me a sensação que o conductor não irá ficar bem apertado, e com o tempo poderá existir problemas de aquecimento.
Eu apertei-o e ele ficou fixo, não mexe. Normalmente fazem assim ou usam outras soluções?
Procurei um barramento de fase isolado, nas lojas onde fui só têm para neutro e terra, não encontrei em cinzento ou preto.
Entretanto após uma pesquisa por uma solução, encontrei este tipo de borne de ligação com ponteira da hager, que me parece ser o indicado, alguém já usou?
Obrigado
Preciso de ligar um condutor H07U-V de 6mm à saida de um diferencial para alimentar um circuito que está na calha din abaixo.
Sendo o pente plano e o condutor redondo, dá-me a sensação que o conductor não irá ficar bem apertado, e com o tempo poderá existir problemas de aquecimento.
Eu apertei-o e ele ficou fixo, não mexe. Normalmente fazem assim ou usam outras soluções?
Procurei um barramento de fase isolado, nas lojas onde fui só têm para neutro e terra, não encontrei em cinzento ou preto.
Entretanto após uma pesquisa por uma solução, encontrei este tipo de borne de ligação com ponteira da hager, que me parece ser o indicado, alguém já usou?
Obrigado
- Anexos
-
- KF83D.jpg (67.83 KiB) Visto 2271 vezes
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Ligação pente conductor
Boasjdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 09:20 Bom dia,
Obrigado
Em vez de usar condutor rijo, usa condutor flexível (FV) com ponteiras, e tem o assunto resolvido.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
bom dia,
desde já obrigado,
o FV, é o H07V-K, correcto? Li algures, que nos quadros só se deve usar H07V-U ou H07V-R, esta informação está incorrecta?
Qual o tipo de ponteira que aconselha forquilha ou olhal?
Alguma vez, viu à venda este borne de ligação da Hager? esse em principio resolvia-me o problema, sem ter que mexer no condutor...
desde já obrigado,
o FV, é o H07V-K, correcto? Li algures, que nos quadros só se deve usar H07V-U ou H07V-R, esta informação está incorrecta?
Alguma vez, viu à venda este borne de ligação da Hager? esse em principio resolvia-me o problema, sem ter que mexer no condutor...
-
- Team Apoio
jdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 11:50 bom dia,
desde já obrigado,
Boas
Os Q.E eletrificados em quadristas vem todos eletrificados a FV, e nunca a condutor do tipo V.
As ponteiras que uso são deste tipo:
https://www.google.pt/imgres?imgurl=htt ... mrc&uact=8
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... Iw1x-cGrOg
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
E não problema, em estar tudo a condutor V(H07V-U), e esta ligação ficar a FV(H07V-K)?
E até faz sentido, é que este condutor é muito difícil de trabalhar em espaço pequenos...
E até faz sentido, é que este condutor é muito difícil de trabalhar em espaço pequenos...
-
- Team Apoio
Boasjdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 12:03 E não problema, em estar tudo a condutor V(H07V-U), e esta ligação ficar a FV(H07V-K)?
Se for uma instalação para certificar o melhor é toda a eletrificação do quadro elétrico ser a FV, agora se for uma alteração numa instalação existente que não careça de certificação, não vejo razão para alarmes, desde que sejam condutores de secção adequada, de cores regulamentares e bem apertados.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Compreendo, não é para certificar, mas quero que fique feito como se fosse. Por isso, as hipóteses que tenho, são, ou arranjo um terminal como o da foto, ou tenho de substituir, os condutores por FV e colocar ponteiras... Vou ver se encontro o terminal, se não encontrar faço como indicou.
Como está agora, o condutor H07V-U, ligado ao pente, dava alguma inconformidade?
Como está agora, o condutor H07V-U, ligado ao pente, dava alguma inconformidade?
-
- Team Apoio
Boas no caso que refere não daria qualquer não conformidade, pois mantem a mesma secção dos condutores, mas poderia chamar a atenção do Inspetor para uma vista de olhos mais profunda na Instalação Elétrica, para averiguar outras situações de eventuais irregularidades.jdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 12:31 Compreendo, não é para certificar, mas quero que fique feito como se fosse. Por isso, as hipóteses que tenho, são, ou arranjo um terminal como o da foto, ou tenho de substituir, os condutores por FV e colocar ponteiras... Vou ver se encontro o terminal, se não encontrar faço como indicou.
Eu já tive um caso de não conformidade na emenda de um cabo nessas condições, em que passei de condutores rijos para flexíveis com a mesma secção, isto numa derivação da caixa de coluna ao contador e numa loja de Centro Comercial, a emenda ficou feita com uniões de cravar e manga retrátil, dentro de uma caixa de portinhola classe 2 com fechadura da EDP, na ponta do cabo para ligar DCP tinha ponteiras, e o Inspetor assinalou uma não conformidade, claro depois tive de esclarecer por escrito a razão de tal situação, acompanhado de imagens, e o assunto morreu por ali, com a retirada da não conformidade por parte da Certiel.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
desculpe, mas a não conformidade foi por ter passado de condutores rigidos para flexiveis, mesmo mantendo a sescção?
-
- Team Apoio
Boasjdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 12:59 desculpe, mas a não conformidade foi por ter passado de condutores rigidos para flexiveis, mesmo mantendo a sescção?
Foi apenas por ter passado de condutor rijo para condutor flexível.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Mas o contrário pelo visto não dá, não conformidade, porque se no quadro tiver tudo feito com H07V-K flexivel, depois os circuitos é normal serem feitos com rigido.
Nesse caso nos circuitos de tomadas e iluminação, teríamos na entrada do disjuntor, condutor flexível e na saida rigido.Não percebo a lógica...
Nesse caso nos circuitos de tomadas e iluminação, teríamos na entrada do disjuntor, condutor flexível e na saida rigido.Não percebo a lógica...
- MFigueiredo
- Curioso
- Registado: 27 nov 2010, 17:06
- Has thanked: 9 times
- Been thanked: 7 times
Pessoalmente, sempre que o disjuntor permite, utilizo o pente de forquilha e já não interfere com o fio que utilizar.
MFigueiredo
-
- Curioso
Foi nesta ficha técnica da certiel (numero 2) que vi, que para quadros é indicado o H07V-U e o H07V-R, não referem o H07V-K (antigo FV), para uso em quadros eléctricos.
- Anexos
-
- Ficha tecnica 2.pdf
- (63.06 KiB) Transferido 179 vezes
-
- Curioso
Com o acessorio ficou assim, como está na fotografia. Uma ligação muito mais firme, do que se fosse só o condutor.
O electrecista que fez o quadro é que ligou o pente em baixo, quando devia ter ligado o pente em cima na entrada do disjuntor.
Sei que este assunto já foi muito discutido, mas se tem um 1 em cima é porque a entrada é ali, não percebo porque é que não fazem as coisas como deve ser...
O electrecista que fez o quadro é que ligou o pente em baixo, quando devia ter ligado o pente em cima na entrada do disjuntor.
Sei que este assunto já foi muito discutido, mas se tem um 1 em cima é porque a entrada é ali, não percebo porque é que não fazem as coisas como deve ser...
A ligação fica muito melhor. Esse que instalaste é duplo, com o simples ficava esteticamente mais agradável.