Posso ter duas linhas saídas do mesmo ponto de derivação dentro da mesma conduta?

marco mpcg
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2017, 01:46

Re: Posso ter duas linhas saídas do mesmo ponto de derivação dentro da mesma conduta?

Mensagem por marco mpcg »

Pôr fotos das cenas que corrigi se calhar ainda vai demorar.

Mas mesmo depois de corrigir o que achei mal, continuei com o problema do busca-pólos acender na terra.

(Pra resumir, quem instalou em janeiro o contador inteligente se calhar esqueceu-se de voltar a ligar os fios de terra no respectivo borne, pois era daqueles de disco e volumoso, o visor do qual ficava quase a tocar na tampa interior da caixa, e como o cabo que alimenta o apartamento é de 3 condutores rígidos de 6 mm2, talvez o tecnico tenha precisado de desligar os 3 fios pra conseguir remover o contador antigo.)

Depois reclamei com a edp por causa do cabo o fio a mais na ligação entre disjuntor edp e diferencial do quadro, e vieram técnicos de uma empresa subcontratada retirar o que quem selou a parte da edp fez mal.

Depois o problema continuou e os técnicos constataram-no ainda na visita inicial. Depois culparam a instalação do apartamento, depois era do edifício ser antigo, e culpas pra mim que devia chamar um eletricista e que eles não mexem em ligações de terra. Eles ao saírem repararam que a terra que entra no apartamento nao tava ligada à terra do edifício, na zona do contador, selada pela edp e à qual eu nao tenho acesso sem chamar a edp. Eles só olharam e foram embora, repetiram que devia ser o edificio que nao tinha terra, e até lhes mostrei a ligação que a edp fez na entrada do mesmo e que aparenta ser recente, em que tem um tubo alto em que saem 4 fios grossos, e cujas ligações aparentam ser novas, e eu a insistir que se o edificio nao tinha terra por é que mesmo assim o ligaram à rede, e disseram que por ser antigo podia acontecer.

Bem, desconte com o passar de culpas lá fui ver a zona do contador, e de facto havia interrupção na terra, e como não havia bornes do contador desprotegidos, lá fui buscar o meu busca-pólos e amarrei-lhe um cordel, caso caísse dentro da caixa. Vi que num condutor de terra acendia e no outro não.

Pra despistar, sabia que o busca-pólos só acendia ao ligar o 1º disjuntor do quadro, e então desliguei-o, e voltei a testar os fios de terra e assim fiquei a saber qual o fio de terra que alimentava o apartamento, e voltei a testar pra ter certeza. Depois testei no contador ao lado, e antes tinha visto que tinha os dois fios ligados no borne de terra e constatei que o busca-pólos nao acendia. Assim fiquei a saber que o edificio quase de certeza que tinha terra.
Marco
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Has thanked: 83 times
Been thanked: 49 times
Contacto:

Re: Posso ter duas linhas saídas do mesmo ponto de derivação dentro da mesma conduta?

Mensagem por LVirtual »

e experimentou com os outros disjuntores um a um a ver se tambem havia passagem ha terra?
haver passagem no primeiro disjuntor nao descarta a hipotese de ser um aparelho a provocar essa passagem...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
marco mpcg
Curioso
Curioso

LVirtual Escreveu: 15 ago 2017, 14:58 Ja experimentou desligar todos os aparelhos das tomadas e verificar se continua a haver passagem a terra suficiente para acender o busca-polos?
essa induçao pode ser de algum dos electrodomesticos ou algum fio trilhado dentro da parede de pladur...
Obrigado pela resposta mas tava a escrever quando respondeu.

Eu revi a instalação toda, passei muita linha nova com fios novos, e cheguei a medir se havia passagem entre neutro/fase e entre fase/terra e nao detetei nada, isto com um multimetro barato em todas as escalas de resistencia, apenas acusou numa linha mas era um carregador do portatil que deixei ligado à ficha por esquecimento. O teste claro que foi feito com todos os disjuntores desligados, e especialmente os dois diferenciais, senão ia ter problemas para a minha saúde.

O problema da indução acontecia com ou sem equipamentos ligados às tomadas, quer em stand by ou alguns em funcionamento.

Se fosse falha de um equipamento um dos diferenciais ia acusar quase de certeza.
Marco
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

marco mpcg Escreveu: 15 ago 2017, 15:27
LVirtual Escreveu: 15 ago 2017, 14:58 Ja experimentou desligar todos os aparelhos das tomadas e verificar se continua a haver passagem a terra suficiente para acender o busca-polos?
essa induçao pode ser de algum dos electrodomesticos ou algum fio trilhado dentro da parede de pladur...

Eu revi a instalação toda, passei muita linha nova com fios novos, e cheguei a medir se havia passagem entre neutro/fase e entre fase/terra e nao detetei nada, isto com um multimetro barato em todas as escalas de resistencia, apenas acusou numa linha mas era um carregador do portatil que deixei ligado à ficha por esquecimento. O teste claro que foi feito com todos os disjuntores desligados, e especialmente os dois diferenciais, senão ia ter problemas para a minha saúde.

O problema da indução acontecia com ou sem equipamentos ligados às tomadas, quer em stand by ou alguns em funcionamento.

Se fosse falha de um equipamento um dos diferenciais ia acusar quase de certeza.
nao se mede instalaçoes electricas em termos de volts com um multimetro em modo de resistencia, para alem de nunca conseguir obter qualquer mediçao que seja, tambem vai queimar o multimetro.
qualquer multimetro barato em modo de mediçao de tensão na escala adequada mede perfeitamente bem uma instalaçao electrica em carga.
ja agora que valor lhe aparecia no visor do multimetro.

se mesmo depois de ter substituido a maior parte dos fios e a induçao á terra ainda se mantem ja nao sera por quebra de isolamento ou induçao entre os proprios fios condutores.
se conseguiu detectar essa induçao na propria ligaçao de terra do edificio, das duas uma ou a ligaçao de terra esta mal dimensionada ou tem um ponto de energia a dar passagem a terra...

um equipamento em stand by continua alimentado e em carga.
com todas as tomadas vazias e todas as lampadas desligadas a passagem a terra mantem-se?
e com todos os disjuntores desligados excepto o geral do quadro tambem se mantem o problema?
marco mpcg
Curioso
Curioso

Continuando a historia:

Voltei a reclamar com a edp, e ao fim de 3 telefonemas, sempre a repetir o mesmo, lá à noite vieram outros tecnicos da mesma empresa ver o problema, e assim que lhes disse que havia um problema com as ligações de terra na caixa do contador disseram que nao mexiam e eu a explicar que tinha reclamado com a edp e que eles acharam por bem mandar alguém, pois era uma situação de algum perigo.

Com alguma relutancia os tecnicos abriram a caixa mas já a dizer que o diferencial ia disparar e que ia ficar sem eletricidade e que tinha de chamar um eletricista, mais outro passa culpas, mas assim que ele ligou as terras nada aconteceu, e ele até antes tocou no fio de terra que alimenta o apartamento e levou um ligeiro choque, coise que ele nao devia ter feito sem ter desligado o diferencial do quadro, se calhar foi pra ver.

No fim até mostrei ao tecnico as leituras nos bornes do diferencial do apartamento dos valores de tensão entre fase/terra, que passou a dar 240 V, e entre neutro/terra, que passou a ser de 0~1 V. Antes tinha respectivamente, com todos os disjuntores ligados excepto, o 3 que deixou de ter uma linha associada, 80 V e 30-40 V.

E expliquei-lhe que eu já tinha feito as mesmas mediçoes à frente dos anteriores tecnicos e eles viram que as tensões não eram as correctas.

Mesmo assim deixaram-me uma conta pra pagar de 10e + iva, mas queria era o problema resolvido.

Claro que tirei fotos à zona do contador, pois já sabia que depois ia ser o diz que disse.
Marco
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

ha pois... e terem cobrado so 10 euros nao foi mau...
mas se diz que o 3 deixou de ter uma linha associada na mesma altura que ligaram a terra ao edificio, nao tera sido esse disjuntor que provocava todo o problema? mas como tambem nao tinha a terra ligada ao circuito geral o problema do disjuntor estava camuflado eventualmente...
marco mpcg
Curioso
Curioso

LVirtual Escreveu: 15 ago 2017, 15:36
marco mpcg Escreveu: 15 ago 2017, 15:27

nao se mede instalaçoes electricas em termos de volts com um multimetro em modo de resistencia, para alem de nunca conseguir obter qualquer mediçao que seja, tambem vai queimar o multimetro.
qualquer multimetro barato em modo de mediçao de tensão na escala adequada mede perfeitamente bem uma instalaçao electrica em carga.
ja agora que valor lhe aparecia no visor do multimetro.

se mesmo depois de ter substituido a maior parte dos fios e a induçao á terra ainda se mantem ja nao sera por quebra de isolamento ou induçao entre os proprios fios condutores.
se conseguiu detectar essa induçao na propria ligaçao de terra do edificio, das duas uma ou a ligaçao de terra esta mal dimensionada ou tem um ponto de energia a dar passagem a terra...

um equipamento em stand by continua alimentado e em carga.
com todas as tomadas vazias e todas as lampadas desligadas a passagem a terra mantem-se?
e com todos os disjuntores desligados excepto o geral do quadro tambem se mantem o problema?

Bem quanto à primeira citação, se calhar não usei os termos correctos ao dizer que verifiquei se havia passagem, mas fiz o teste pra ver se havia algum curto, e como disse, com o diferencial da edp + diferencial do quadro desligados, e o que pretendia era fazer o teste que fazem com o mega-ohmmimetro. Queria medir resistencias entre condutores, e não tensoes, pois isso já tinha feito, e queria despistar o problema.

Quanto à segunda citação, respondendo à 1ª pergunta, sim continuava a ter indução na terra.

quanto à segunda pergunta, não havia indução, mas medindo a tensão com um multimetro, nao tinha 240 V entre fase/terra, tinha 100 V ou perto disso, e 4 V entre neutro/terra, ou seja, havia problema com a alimentação do quadro.
Marco
marco mpcg
Curioso
Curioso

LVirtual Escreveu: 15 ago 2017, 15:48 ha pois... e terem cobrado so 10 euros nao foi mau...
mas se diz que o 3 deixou de ter uma linha associada na mesma altura que ligaram a terra ao edificio, nao tera sido esse disjuntor que provocava todo o problema? mas como tambem nao tinha a terra ligada ao circuito geral o problema do disjuntor estava camuflado eventualmente...
Se calhar nao expliquei bem, o 3 fui eu que anulei por não haver espaço na conduta para mais uma terra e neutro, e fiz isto antes de corrigir a instalação e de verificar tudo novamente. E também por o "artista" que fez a instalação ter passado apenas um neutro para a cozinha e 3 fases.

Agora eu pergunto, se o técnico da edp trocou o contador e viu que a terra do apartamento tava desligada da do edifício por que é que não me avisou?

Eu acho que foi ele que se esqueceu de ligar a terra, mas não tenho maneira de provar. Ele quando acabou a instalação disse-me que tava tudo bem e que podia voltar a ligar o geral.
Marco
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

nao devia te-lo deixado sair nem assinar qualquer folha de obra sem ter confirmado que todos os aparelhos funcionavam bem. alguns nao funcionam muito bem com ligaçoes à terra deficientes. principalmente sistemas electronicos cujas fontes de alimentaçao tenham o negativo da saida aterrado a massa ou terra da linha de alimentaçao. deixam logo de funcionar assim que levam com umas dezenas de volts na linha negativa da alimentaçao.
aparelhos tipo sistemas de intrusao ou incendio ou carregadores electronicos...
marco mpcg
Curioso
Curioso

É assim, o contador fica montado a uns 1,7 m do chão, e eu que mal tenho a mesma altura tenho dificuldade em olhar para o fundo da caixa, sem usar uma escada ou cadeira.

Eu sempre vi aquela zona selada e assumi que tava tudo bem. Tá selado não mexo. Mas já vi que sempre que a edp vier mudar contador ou fussar ne instalação que tenho de ser eu a fazer o controlo de qualidade.

Acho é estranho quem mudou o contador nao ter dito nada acerca da terra, e nem os tecnicos que vieram a 1ª vez nao terem investigado mais a situação.
Marco
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

nao lhes interessou porque o custo do trabalho iria sair do bolso deles.
é tipo antigamente que so quem tinha desligado o fio é que tinha autorizaçao para o ligar de novo. mais ninguem lhe mexia nem que lhes pagassem...
marco mpcg
Curioso
Curioso

LVirtual Escreveu: 15 ago 2017, 16:05 nao devia te-lo deixado sair nem assinar qualquer folha de obra sem ter confirmado que todos os aparelhos funcionavam bem. alguns nao funcionam muito bem com ligaçoes à terra deficientes. principalmente sistemas electronicos cujas fontes de alimentaçao tenham o negativo da saida aterrado a massa ou terra da linha de alimentaçao. deixam logo de funcionar assim que levam com umas dezenas de volts na linha negativa da alimentaçao.
aparelhos tipo sistemas de intrusao ou incendio ou carregadores electronicos...
Pois os tecnicos que vieram resolver o problema a 1ª vez não me deixaram nenhuma folha, e vi que tavam a tentar passar as culpas pra mim.

Já da segunda vez deixaram uma folha que assinei pra depois pagar, em que pedi também pra deixarem escrito que tiraram o selo da zona do contador.

Isto pra depois a edp nao dizer que fui eu que tirei o selo pra fazer aldrabices, já que o tecnico disse que nao voltava a colocar o selo pois o contador por ser inteligente já dá indicação remotamente de tentativa de violação do selo da tampa dele.

Mesmo assim vou comprar uma caixa de junção mais robusta pra unir os dois fios pois ele disse que o borne nao dava bom aperto, e depois vou selar com arame a tampa, e tirar fotos pra depois ter provas. Não quero correr riscos pois apesar de nunca ter acontecido nada nas zonas comuns do edificio nunca saberei o amanhã.
Marco
marco mpcg
Curioso
Curioso

LVirtual Escreveu: 15 ago 2017, 16:16 nao lhes interessou porque o custo do trabalho iria sair do bolso deles.
é tipo antigamente que so quem tinha desligado o fio é que tinha autorizaçao para o ligar de novo. mais ninguem lhe mexia nem que lhes pagassem...
Penso que tá a falar do borne de terra que fica na caixa do contador. Eu tou no apartamento há 5 anos e que eu saiba nunca ninguém da edp cá veio, e tenho quase a certeza que a zona do contador tava selada, pois era eu que dava as leituras, e quando mudaram o contador, lembro-me que quando o tecnico me pediu pra desligar o geral, já havia cenas pelo chão e ele não me chamou à atenção por falta de selo nem outros problemas.

Devia era ter tirado fotos antes de ele mudar o contador.

Mas agora já aprendi.
Marco
marco mpcg
Curioso
Curioso

Fotos da terra desligada na caixa do meu contador, em que se podem ver os selos:

8.JPG
8.JPG (56.14 KiB) Visto 1544 vezes
pormenor:

6.JPG

foto da caixa do contador do vizinho, com a ligação de terra bem feita:

7.JPG
7.JPG (63.15 KiB) Visto 1544 vezes

Eu não consigo perceber como eu é que sou responsabilizado. Dá para ver que os fios que ligam no meu contador tão bastante torcidos. Só falta a culpa ser outra vez minha. Quem selou é que os deixou assim e se calhar teve dificuldade em desligar o antigo e também a ligar o novo.

Sei que o contador do vizinho foi mudado quase meio ano depois do meu, e tenho quase a certeza que quem instalou o meu e mais uns no mesmo dia, não foi a mesma pessoa que instalou o do vizinho.
Marco
Responder

Voltar para “Dúvidas”