Gostaria de saber se é permitido fazer a ligação do Q.G.E. a um quadro parcial monofásico, utilizando condutores H07V-U 6mm^2, em calha tecnica com indice de proteção mecânica ik08?
Estive a ver o regulamento, e pareceu-me que compre, mas queria confirmar.
Obrigado
Duvida quadro parcial
Re: Duvida quadro parcial
É essa a minha dúvida. Pelo regulamento parece-me possível, para ligar quadros parciais refere mínimo 6mm^2, depois condutores soltos em calha, pode ser desde que a calha tenha no mínimo IK08.
Por isso penso não existir problema.
Só mais uma dúvida, 3 condutores de 6mm^2, o tubo mínimo é 25mm? Não consigo achar a tabela.
Só mais uma dúvida, 3 condutores de 6mm^2, o tubo mínimo é 25mm? Não consigo achar a tabela.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasjdpcsm Escreveu: 09 ago 2017, 21:28 É essa a minha dúvida. Pelo regulamento parece-me possível, para ligar quadros parciais refere mínimo 6mm^2, depois condutores soltos em calha, pode ser desde que a calha tenha no mínimo IK08.
Penso não compensar nada utilizar condutores em calha técnica, se usar cabo XV 2x6+T à vista ou em calha técnica, o preço é praticamente igual, e é mais fácil de trabalhar.
Para 3 condutores de 6mm2 penso que deve usar tubo de 32mm, pois dependendo do numero de curvas e respetivo raio das mesmas, pode depois tornar-se difícil o enfiamento/desenfiamento.
Cpts.
Energy
Energy
Acho que a ponta de tubo que está a ligar ao quadro cerca de 1,5m, é de 25mm, acho que o cabo não dá, teria que descarnar o cabo, para deixar só os condutores. Existe alguma inconformidade em fazer isso, descarnar uma parte do cabo para os condutores passarem no tubo? Surgiu-me agora essa dúvida.
Em principio vou usar os condutores(o cabo seria mais practico como disse), mas por causa do tubo...
Em principio vou usar os condutores(o cabo seria mais practico como disse), mas por causa do tubo...