Duvida quadro parcial

Responder
jdpcsm
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Enviou: 41 vezes

Duvida quadro parcial

Mensagem por jdpcsm »

Gostaria de saber se é permitido fazer a ligação do Q.G.E. a um quadro parcial monofásico, utilizando condutores H07V-U 6mm^2, em calha tecnica com indice de proteção mecânica ik08?

Estive a ver o regulamento, e pareceu-me que compre, mas queria confirmar.

Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Duvida quadro parcial

Mensagem por nelmindo »

Julgo de que à luz das regras técnicas, isso é possível. Na anterior legislação (regulamento) não era possível.
jdpcsm
Curioso
Curioso

Mensagem por jdpcsm »

É essa a minha dúvida. Pelo regulamento parece-me possível, para ligar quadros parciais refere mínimo 6mm^2, depois condutores soltos em calha, pode ser desde que a calha tenha no mínimo IK08.
Por isso penso não existir problema.

Só mais uma dúvida, 3 condutores de 6mm^2, o tubo mínimo é 25mm? Não consigo achar a tabela.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 09 ago 2017, 21:28 É essa a minha dúvida. Pelo regulamento parece-me possível, para ligar quadros parciais refere mínimo 6mm^2, depois condutores soltos em calha, pode ser desde que a calha tenha no mínimo IK08.
Por isso penso não existir problema.

Só mais uma dúvida, 3 condutores de 6mm^2, o tubo mínimo é 25mm? Não consigo achar a tabela.
Boas
Penso não compensar nada utilizar condutores em calha técnica, se usar cabo XV 2x6+T à vista ou em calha técnica, o preço é praticamente igual, e é mais fácil de trabalhar.
Para 3 condutores de 6mm2 penso que deve usar tubo de 32mm, pois dependendo do numero de curvas e respetivo raio das mesmas, pode depois tornar-se difícil o enfiamento/desenfiamento.
Cpts.
Energy
jdpcsm
Curioso
Curioso

Mensagem por jdpcsm »

Acho que a ponta de tubo que está a ligar ao quadro cerca de 1,5m, é de 25mm, acho que o cabo não dá, teria que descarnar o cabo, para deixar só os condutores. Existe alguma inconformidade em fazer isso, descarnar uma parte do cabo para os condutores passarem no tubo? Surgiu-me agora essa dúvida.

Em principio vou usar os condutores(o cabo seria mais practico como disse), mas por causa do tubo...
Responder

Voltar para “Dúvidas”