Distribuição armaduras em garagem/oficina

Responder
Mariumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 jul 2017, 19:31
Enviou: 3 vezes

Distribuição armaduras em garagem/oficina

Mensagem por Mariumm »

Estou a ultimar a planificação da iluminação da minha garagem de 83metros quadrados (10.5x7.9Mt) onde vou fazer também alguns trabalhos de oficina.

Sabendo que a zona de trabalho mais pormenorizado precisa de mais luminosidade tenho prevista iluminação de reforço para essa área, quanto ao resto estou convencido que com pouco menos de 300Lumens por metro quadrado fico servido, sabendo que o pé direito da garagem são 3.40Mt e as vigas estão a 3Mt do chão estou a pensar colocar 8 armaduras, que já tenho de 2X36W (totalizando +/- 24000Lumens) nas faces interiores das vigas para evitar as sombras, isto levanta um problema de equidistâncias para ter luminosidade tão homogénea quanto possível. Embora as paredes e tecto sejam brancas/o e o piso cinza claro a tarefa para evitar ter zonas sombreadas parece-me algo desafiante...

Alguém tem sugestões de como posso conseguir a iluminação mais homogénea possível? Será mais acertado suspender as armaduras esquecendo a aplicação nas faces das vigas para tornar o seu posicionamento tão equidistante quanto possível ou as fluorescentes tubulares de metro e vinte conseguem mesmo com posicionamento algo diferente do ideal dar bem conta do recado?

Mário
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Distribuição armaduras em garagem/oficina

Mensagem por ENERGY »

Mariumm Escreveu: 31 jul 2017, 22:27 Estou a ultimar a planificação da iluminação da minha garagem de 83metros quadrados (10.5x7.9Mt) onde vou fazer também alguns trabalhos de oficina.

Sabendo que a zona de trabalho mais pormenorizado precisa de mais luminosidade tenho prevista iluminação de reforço para essa área, quanto ao resto estou convencido que com pouco menos de 300Lumens por metro quadrado fico servido, sabendo que o pé direito da garagem são 3.40Mt e as vigas estão a 3Mt do chão estou a pensar colocar 8 armaduras, que já tenho de 2X36W (totalizando +/- 24000Lumens) nas faces interiores das vigas para evitar as sombras, isto levanta um problema de equidistâncias para ter luminosidade tão homogénea quanto possível. Embora as paredes e tecto sejam brancas/o e o piso cinza claro a tarefa para evitar ter zonas sombreadas parece-me algo desafiante...

Alguém tem sugestões de como posso conseguir a iluminação mais homogénea possível? Será mais acertado suspender as armaduras esquecendo a aplicação nas faces das vigas para tornar o seu posicionamento tão equidistante quanto possível ou as fluorescentes tubulares de metro e vinte conseguem mesmo com posicionamento algo diferente do ideal dar bem conta do recado?

Mário
Boas
Algumas marcas têm programas aonde pode calcular a quantidade, etc,
Desde que as luminárias não fiquem encostadas nas vigas, os 0.40cm de diferença entre teto real e fundo das vigas, não é nada de especial em termos de iluminação.
Já pensou em Leds?
Cpts.
Energy
Mariumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 jul 2017, 19:31
Enviou: 3 vezes

Re: Distribuição armaduras em garagem/oficina

Mensagem por Mariumm »

ENERGY Escreveu: 31 jul 2017, 23:04 Boas
Algumas marcas têm programas aonde pode calcular a quantidade, etc,
Desde que as luminárias não fiquem encostadas nas vigas, os 0.40cm de diferença entre teto real e fundo das vigas, não é nada de especial em termos de iluminação.
Já pensou em Leds?
Todos os programas que eu conheço são bastante teóricos no que concerne ao cálculo de necessidades de iluminação, as minhas questões são essencialmente para tentar associar algum conhecimento vindo da experiência ao lado teórico que já compilei.

Na disposição equidistante das armaduras algumas delas iriam ficar bastante próximo das vigas o que me leva a crer que as sombras podem evidenciar-se...

Por já ter umas armaduras bem jeitosas estou a fazer as contas pensando nelas, contudo já as coloquei no OLX para ver se em troca invisto numas de Leds...
Responder

Voltar para “Dúvidas”