CF bom reparo.CF,Lda Escreveu: 25 jul 2017, 20:34 Vivam.
Colega Virtual,
o que é o Q2/Q3? Bloco térmico...disjuntor-motor ..
E o 04-07 S1? Uma terceira cam do interruptor? Liga com...?
Cps
A. Castro

erro meu por falta de atençao. Má escolha do simbolo na biblioteca do DS Eletrical, ainda estou a aprender a ligar com o software e as bibliotecas ainda estao um bocado incompletas. Preciso de mais simbolos que terei eventualmente que os desenhar.
Em relaçao ao S1 04-07 nao falaria em terceira cam mas antes num bloco auxiliar de contactos NA.
Só conheço bem o material da schneider e no catalogo deles nao lhe chamam cam mas sim contactos auxiliares para acrescentar nas botoneiras de quadro. No caso e após uma consulta rapida ao guia de escolha de interruptores no site http://tools.schneider-electric.com.br/modulos/botoes/ surgiu este

Entretanto refiz o desenho com o simbolo correcto para o RT mas tanto na biblioteca do software como nas pesquisas que fiz na net so me aparece um RT de 3 fases mas com as ligaçoes desenhadas á moda do tal "enrolamento" que eu ja falei mais acima. (deve ser coincidencia este tipo de ligaçao estar agora a surgir-me constantemente.

Nas pesquisas que fiz na net aparece sempre assim em todos os manuais que vi para motores monofasicos, embora todos refiram que o neutro nao deve ser cortado por fusiveis ou disjuntores. Se puderes esclareceres este ponto fico agradecido.

A minha area principal é mais automaçao e comando lógico e nao eletricidade pura e dura.
Citando alguem desta comunidade: Se quisermos todos juntos havemos de aprender algo.
E ja agora uma coisa que me chamou a atençao e que se calhar tambem ninguem reparou ou nem pensou no caso.
Motores para bombas de agua nao costumam ser sempre trifasicos? se calhar posso estar enganado...