quadro dispara ao ligar cabo com transformador

Responder
CANSIL
Curioso
Curioso
Registado: 02 jun 2008, 18:44

quadro dispara ao ligar cabo com transformador

Mensagem por CANSIL »

Boas pessoal,
Estou com um problema que eu não entendo,tenho uma iluminação de parede exterior com leds , enfiei um cabo num quadro exterior ao quadro geral interior, no quadro exterior tenho um transformador para a distribuição dos leds de 12v na parede,liguei a fase a um disjuntor livre que tinha no quadro interior e o neutro ao neutro geral, acontece que quando ligo o cabo ao transformador o disjuntor semi geral dispara, já testei o transformador a ligar direto a uma ficha e está bom, já fiz tudo e mais alguma coisa e não descubro o gato, o cabo que utilizei é restos de cabos que eu tinha de 3 metros e uni umas 5 vezes como mandam as regras de uniões elétricas, o cabo tem uns 15 metros, será que isso influencia?
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: quadro dispara ao ligar cabo com transformador

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Muito provávelmente, trata-se de estar a ligar a pontos com protecção diferencial distintas.
Tente identificar o diferencial que alimenta o disjuntor onde ligou a fase e ligue o fio azul no neutro desse diferencial.
Cps
A. Castro

CANSIL Escreveu: 25 jul 2017, 17:49 Boas pessoal,
Estou com um problema que eu não entendo,tenho uma iluminação de parede exterior com leds , enfiei um cabo num quadro exterior ao quadro geral interior, no quadro exterior tenho um transformador para a distribuição dos leds de 12v na parede,liguei a fase a um disjuntor livre que tinha no quadro interior e o neutro ao neutro geral, acontece que quando ligo o cabo ao transformador o disjuntor semi geral dispara, já testei o transformador a ligar direto a uma ficha e está bom, já fiz tudo e mais alguma coisa e não descubro o gato, o cabo que utilizei é restos de cabos que eu tinha de 3 metros e uni umas 5 vezes como mandam as regras de uniões elétricas, o cabo tem uns 15 metros, será que isso influencia?
CANSIL
Curioso
Curioso
Registado: 02 jun 2008, 18:44

Re: quadro dispara ao ligar cabo com transformador

Mensagem por CANSIL »

Boas Sr.Castro, obrigado pela atenção, eu pensava que as ligações do neutro ia tudo parar ao mesmo, mas afinal não, realmente vejo três separações dos neutros no quadro, pois era isso mesmo que estava acontecer, liguei noutro lado e já não dispara já tenho tudo a funcionar, obrigado pela ajuda.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”