Dúvidas em bobinar motor máquina de pressão

Responder
CANSIL
Curioso
Curioso
Registado: 02 jun 2008, 18:44

Dúvidas em bobinar motor máquina de pressão

Mensagem por CANSIL »

Boas pessoal,
Tenho uma dúvida, quero bobinar um motor , mas é só de um lado da parte de fora porque a ponta partiu e foi logo o fio de início, se fosse do final desenrolava uma volta e voltava a ligar, a questão é que eu medi o fio e é de 1mm, encomendei fio de cobre também de 1mm, mas ao medir o diâmetro é de 1.1mm , 0.1 é pouco mas fazer 300 ou 400 voltas é muito e penso que vai alterar as características do motor.Será que posso enrolar na mesma ou posso enrolar com menos voltas ou existe algum cálculo para isso , não contei o número de voltas ao desenrolar mas sei o comprimento do fio e o peso.
Se alguém me poder ajudar, agradeço.
CANSIL
Curioso
Curioso

Re: Dúvidas em bobinar motor máquina de pressão

Mensagem por CANSIL »

Ninguém percebe disto?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
CANSIL Escreveu: 09 jul 2017, 23:28 Boas pessoal,
Tenho uma dúvida, quero bobinar um motor , mas é só de um lado da parte de fora porque a ponta partiu e foi logo o fio de início, se fosse do final desenrolava uma volta e voltava a ligar, a questão é que eu medi o fio e é de 1mm, encomendei fio de cobre também de 1mm, mas ao medir o diâmetro é de 1.1mm , 0.1 é pouco mas fazer 300 ou 400 voltas é muito e penso que vai alterar as características do motor.Será que posso enrolar na mesma ou posso enrolar com menos voltas ou existe algum cálculo para isso , não contei o número de voltas ao desenrolar mas sei o comprimento do fio e o peso.
Se alguém me poder ajudar, agradeço.
Perceber, falo com alguns.
1º Como, e com que mediste o fio, (que estava no motor).
2ª Como, e com que mediste o fio novo.
3º O que é para ti o lado de fora.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CANSIL
Curioso
Curioso

Mensagem por CANSIL »

Boas Mario, obrigado pela atenção, eu digo a parte de fora é a parte do estator e medi o fio com um paquimetro digital e tem realmente a diferença de 0.1
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
CANSIL Escreveu: 14 jul 2017, 22:44 Boas Mario, obrigado pela atenção, eu digo a parte de fora é a parte do estator e medi o fio com um paquimetro digital e tem realmente a diferença de 0.1
Ok.
O motor é de rotor em curto-circuito, correcto?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CANSIL
Curioso
Curioso

Mensagem por CANSIL »

É um motor universal tem duas bobinagens, é simples de bobinar.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
CANSIL Escreveu: 15 jul 2017, 15:23 É um motor universal tem duas bobinagens, é simples de bobinar.
Há, é um motor Universal, podias ter começado por aí.

Continuando, o fio é medido com micrómetro, depois de retirar esmalte (queimando).

Se, não sabes o número de espiras, a indução magnética fica descontrolada, o que vai ter influência no induzido.

Cump.
Mário
CANSIL
Curioso
Curioso

Mensagem por CANSIL »

Sim, com micrómetro é mais rigoroso mas o meu paquimetro está bem calibrado, mede bem à centésima , medi sem decapar os dois, não contei o número de espias mas sei o comprimento do fio, possivelmente vou ter de comprar outro fio , eu pensava que podia haver algum cálculo para poder aplicar o que eu já tenho com 0.1 a mais, estive a pesquisar e há tabelas de cálculo para podermos dividir a secção do fio e utilizar por exemplo dois fios em vez de um mais grosso, cálculo para aumentar a secção e reduzir o número de espias se calhar não existe porque talvez não funcione.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
CANSIL Escreveu: 16 jul 2017, 02:42 Sim, com micrómetro é mais rigoroso mas o meu paquimetro está bem calibrado, mede bem à centésima , medi sem decapar os dois, não contei o número de espias mas sei o comprimento do fio, possivelmente vou ter de comprar outro fio , eu pensava que podia haver algum cálculo para poder aplicar o que eu já tenho com 0.1 a mais, estive a pesquisar e há tabelas de cálculo para podermos dividir a secção do fio e utilizar por exemplo dois fios em vez de um mais grosso, cálculo para aumentar a secção e reduzir o número de espias se calhar não existe porque talvez não funcione.
Não disse decapar, disse queimar.
Como mediste com esmalte, não sabes de quantas camadas é o esmalte.
Efectuar o enrolamento a um ou mais fios em paralelo, faz-se quando se utiliza fios "Grossos" .

Como é um motor em série, quando modificas o fluxo magnético de uma só bobine, descontrolas o funcionamento do motor.

Se queres bobinar o estator, tens que contar o número de espiras, queimar o fio para medir o diâmetro.
Depois fazer o enrolamento.

Cump.
Mário
CANSIL
Curioso
Curioso

Mensagem por CANSIL »

Boas, vou desenrolar a outra bobine,contar as espiras e bobinar as duas, então tenho que medir o fio sem o esmaltado, queimando para tirar o esmalte, quer dizer que possivelmente o fio original deve ser de 0.9 e com o esmalte vai para 1mm, ao medir em vários sítios dá entre 0,98 a 1mm, pois eu encomendei um fio e 1mm e ele veio com 1,1mm com esmalte, possivelmente é isso, tenho que comprar outro.
Obrigado Mário pela informação.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
CANSIL Escreveu: 19 jul 2017, 08:45 Boas, vou desenrolar a outra bobine,contar as espiras e bobinar as duas, então tenho que medir o fio sem o esmaltado, queimando para tirar o esmalte, quer dizer que possivelmente o fio original deve ser de 0.9 e com o esmalte vai para 1mm, ao medir em vários sítios dá entre 0,98 a 1mm, pois eu encomendei um fio e 1mm e ele veio com 1,1mm com esmalte, possivelmente é isso, tenho que comprar outro.
Obrigado Mário pela informação.
O fio pode ser de classe 1 ou 2 (uma ou duas camadas de esmalte), há outros tipos de esmalte, como da classe de temperatura C,(210ºC) H,(180ºC) F (150ºC) etc..

Tens que isolar o canal.
Tens que ter verniz (há muitos tipos) para envernizar o estator com a bobinagem.

Cump.
Mário
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Antes do verniz, deves também isolar as bobines, com cartão, para separar os enrolamentos e enfitar/atar a totalidade da bobinagem muito bem.
Boa sorte
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
J.Vieira Escreveu: 19 jul 2017, 14:18 Boas,
Antes do verniz, deves também isolar as bobines, com cartão, para separar os enrolamentos e enfitar/atar a totalidade da bobinagem muito bem.
Boa sorte
Não é necessário que seja com cartão, pode ser plástico, o isolamento do canal (cava).
Não há isolamento entre bobines.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”