Harmonicos - Problemas na Rede

Responder
sonyk
Curioso
Curioso
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Harmonicos - Problemas na Rede

Mensagem por sonyk »

Bom dia a todos,

Peço desculpa desde já se esta n é a secção certa para esta pergunta mas precisava de saber várias coisas sobre harmónicos e a internet tem a grande desvantagem de muita da informação ser errada e um leigo como eu (conhecimentos básicos de electricidade) não saber validá-la.

Preciso de saber:

O que são harmónicos?
Como se medem?
Que efeito prático têm sobre a rede eléctrica?
Qual o seu efeito na boa gestão de redes e energia?

Muito obrigado, se não me puderem esclarecer pelo menos agradecia que me reencaminhassem para fontes fidedignas de informação.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Harmonicos - Problemas na Rede

Mensagem por Mário »

Boas "sonyk"

"O que são harmónicos?"
Uma dor de cabeça para o pessoal as anular, há as pares e as impares, normalmente na 2ª e depois na 4ª é da falta de neutro, nas 3,5,7, é dos equipamentos electrónicos e não só. Variadores de velocidade sem filtro têm muitas, muitas..

"Como se medem?"
Com um analisador que faça espectro "FTT" pode ser osciloscópio ou analisador de redes com capacidade de leitura das harmonias até à 50ª (pares e impares), mas a partir das 20ª já serão consumos baixinhos.

"Que efeito prático têm sobre a rede eléctrica?"
Obrigam a condutores sobre dimensionados, os amp. sobem, sem terem utilidade alguma, avarias em motores e equipamento electrico.

"Qual o seu efeito na boa gestão de redes e energia?"
Pagas menos energia, ou seja pagas o que gastas no real e não as percas através das harmonias.

Podes procurar no forum que existe informação diversa sobre o assunto.

Creio que já é altura de preencheres o perfil "profile", e já és mecanico ou não?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
sonyk
Curioso
Curioso
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Mensagem por sonyk »

Bom dia, obrigado pelo esclarecimento

Sim, sou engenheiro mecânico com especialidade em gestão de energia e monitorização de energia. Actualmente estou num projecto de equipamentos de monitorização de energia e houve recentemente esta questão dos harmónicos que já conhecia mas apenas de conhecimentos teóricos aprendidos ao longo do curso...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Uma situação que acontece é que antigamente usava-se na secção do neutro metade da fase do tipo 50mm em fase e 25 no neutro, actualmente pode-mos chegar a conclusão que podemos de ter 75mm ou mais para o neutro, dado as cargas desequilibradas existentes em escritórios e as famosas harmónias.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nelson82
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2008, 21:29

Mensagem por Nelson82 »

Deixo aqui um anexo útil no que diz respeito a Harmónicas, Qualidade de energia e Normas EN50160.
Anexos
QUALIDADE DE ENERGIA.pdf
(254.67 KiB) Transferido 162 vezes
Hugo Madeira
Curioso
Curioso
Registado: 24 jan 2008, 21:59

Mensagem por Hugo Madeira »

Boa tarde,

Também recomendo um documento sobre harmónicas que está no site do Leonardo Energy - Power Quality.
Cumps.
HM
jrgf90
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 jul 2017, 11:29

Mensagem por jrgf90 »

Nelson82 Escreveu: 06 abr 2011, 12:20 Deixo aqui um anexo útil no que diz respeito a Harmónicas, Qualidade de energia e Normas EN50160.
Será possível enviar-me este anexo?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”