Mudança de contador pró exterior

Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Mudança de contador pró exterior

Mensagem por Luisgomes »

desculpem se por acaso tiver a repetir um assunto ja tratado neste forum. Pretendo mudar um contador do interior de uma casa para o exterior, sei que muitos vão dizer que deixe o trabalho pra quem sabe mas explico a minha questão, eu trabalho com um electricista a mais de 4 anos apesar de eu não ter carteira profissional de vez em quando faço uns "biscatos" fora do horario de trabalho pra conseguir juntar mais uns trocos. No outro dia pediram-me se eu podia fazer esse trabalho, eu então expliquei que podia fazer so que a mudança do contador para a rua teria que ser feita por um electricista apos pedir autorização pra poder retirar os selos da EDP ou então depois de as caixas estarem colocadas no sitio e respeitando as normas todas a pessoa em questão ligar pra EDP e fazer esse pedido e depois esperar que eles viessem fazer esse trabalho. Gostava de saber se isso ainda é possivel de fazer ou se ouve alguma alteteração que obrigue a que esse trabalho seja feito por um electricista devidame nte cardenciado.
Heco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 abr 2009, 20:46

Re: Mudança de contador pró exterior

Mensagem por Heco »

Efectua tu o trabalho, com as precauções necessárias e esquece a selagem.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Heco Escreveu:Efectua tu o trabalho, com as precauções necessárias e esquece a selagem.
Boas.
Este tipo de post'e em nada ajudam o fórum, e muito menos dignifica a profissão.
Lá que haja quem se esteja marimbando para os problemas que porventura os outros venham a ter pelos erros que cometemos ou sugerimos, isso não é sinónimo de vir aqui dar conselhos para fazer algo ilegal.
Pelos post's que tem colocado, alerto já que não vai longe com essa postura. Com post's deste e outros que de útil nada têm? As regras são claras. 5 post's válidos e MP ao admin.
Ora, mensagens tipo Ok, mn e parabéns são da maior validade possível, já para não falar em duplo post(2 post's seguidos no mesmo tópico).
Para quem esperou desde Abril de 2009 até agora, também espera mais uns dias até ter algo útil para participar no fórum.

Ao colega que iniciou o tópico: Poderá fazer como diz: Faz a preparação de tubagens e caixas para o exterior. Depois, ou pede ao electricista com quem trabalha para fazer o pedido e poder você mesmo mudar os equipamentos, ou então pedir à EDP para mudar ela mesma o contador. Por vezes, basta o pedido, eles passam a desselar, e depois volta a passar para fazer a selagem, mas cada caso é um caso.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Mensagem por Luisgomes »

obrigado por terem tirado essa minha duvida. Em relação ao pedir ao electricista pra quen trabalho fazer o pedido vou dispensar pois ele pode não achar muita piada ao facto de eu andar a fazer este tipo de trabalhos por fora. Mas da maneira que isto está todos os trabalhos que eu possa fazer sem ser preciso um termo de responsabilidade são sempre bons pra ganhar mais uns trocos.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Rectificando alguns pormenores, pelo menos em Lisboa pede-se a desselagem na EDP amostra-se o cartão da DGE e B.I. e dão +-- oito dias para executar o trabalho o tecnico desscela mas o pessoal da EDP sela na hora conforme o dia que marcou !
Noutras Cidades desconheço se é assim! mas a EDP é Nacional de Norte a Sul. Cump:
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva

Para fazer as coisas correctamente e legalmente vai ter sempre que falar com um Tecnico Responsavel para se dirigir á EDP a pedir a desselagem.
No entanto pode ser você a executar o serviço mas com a supervisão do TR, pois é o nome dele que está em causa.
Na região do Porto o que tenho feito é ir á EDP, preencho um documento que me é fornecido na altura em que alem de dizer que vou desselar o equipamento tambem marco logo a data para a o funcionário da EDP ir fazer a selagem.
Não podemos esquecer que é mais facil fazer as coisas bem feitas que mal feitas. As mal feitas têm que ser feitas outra vez para ficarem bem.
LipElectro
Curioso
Curioso
Registado: 06 mar 2010, 18:20

Mensagem por LipElectro »

Ora Viva,

Numa das obras que acompanhei foi necessário preencher o documento necessário da EDP citado pelo colega ecastro e posteriormente quando foi efectuada a passagem para o exterior também esteve presente alguém da EDP e teve de ser tudo comunicado.
Conclusão: quem quiser e isto aplica-se a qualquer área, "faz tudo sempre a andar e sem dar cavaco a ninguém" mas isso depois também tem consequências,

Cumprimentos.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo Luisgomes um conselho, faça tudo o que quizer mas sempre pela legalidade, se quizer alterar o contador faça, mas sempre por alguêm que dê a responsabilidade do trabalho uma vez que o amigo não pode, fique ciente que a EDP não dorme! "Deus é Amigo" Cumprimentos.
lclcosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 jul 2017, 11:23

Mensagem por lclcosta »

Bom dia,
Pretendo a vossa ajuda/esclarecimento para a seguinte situação.
Tratam-se de casas geminados onde nós moramos no andar de baixo e temo uma vizinha no andar de cima.
Os contados estão neste momento ao lado da nossa porta de entrada no andar de baixo.
Sabemos que aquela é uma área comum e por isso os vizinhos têm direito ao acesso ao contador, o que faz pouco sentido pois eles não deveriam vir para a nossa porta.
Nós queremos mudar o contador para o muro exterior onde todos teriam acesso e também evitávamos que a EDP tivesse de entrar dentro do terreno para efectuar as contagens.
No entanto claro que a vizinha não concorda que se retire os contadores cá para fora, para não perder o motivo que a pode levar até à nossa porta.
Alguém conhece alguma forma de o fazer através da EDP, talvez com uma exposição?!?
Ou então alguma forma que nos possa ajudar?
Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
lclcosta Escreveu: 11 jul 2017, 11:32 Bom dia,
Pretendo a vossa ajuda/esclarecimento para a seguinte situação.
Tratam-se de casas geminados onde nós moramos no andar de baixo e temo uma vizinha no andar de cima.
Os contados estão neste momento ao lado da nossa porta de entrada no andar de baixo.
Sabemos que aquela é uma área comum e por isso os vizinhos têm direito ao acesso ao contador, o que faz pouco sentido pois eles não deveriam vir para a nossa porta.
Nós queremos mudar o contador para o muro exterior onde todos teriam acesso e também evitávamos que a EDP tivesse de entrar dentro do terreno para efectuar as contagens.
No entanto claro que a vizinha não concorda que se retire os contadores cá para fora, para não perder o motivo que a pode levar até à nossa porta.
Alguém conhece alguma forma de o fazer através da EDP, talvez com uma exposição?!?
Ou então alguma forma que nos possa ajudar?
Obrigado
Quando instalarem os novos contadores, tens vantagem do local.
Os novos contadores é que têm o disjuntor "o que regula a potencia", o que quer dizer que quando ele desligar, tens que ir ao contador e carregar no botão de armar durante 3 seg., se o contador estiver na rua vais ter que ir à rua armar o contador.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lclcosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por lclcosta »

Bom dia Mário,
Obrigado pela resposta.
Mas eu quero mesmo mudar o contador cá para fora para que a vizinha de cima não tenha de vir para a minha porta.
A minha questão é como posso "obrigar" a EDP a fazê-lo?
Se alguém pode ajudar fico muito agradecido.
Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

lclcosta Escreveu: 12 jul 2017, 10:17 Bom dia Mário,
Obrigado pela resposta.
Mas eu quero mesmo mudar o contador cá para fora para que a vizinha de cima não tenha de vir para a minha porta.
A minha questão é como posso "obrigar" a EDP a fazê-lo?
Se alguém pode ajudar fico muito agradecido.
Obrigado
Há aqui confusão mais uma vez nos deveres e direitos dos consumidores/fornecedores.
Ponto nº1: a EDP não é obrigada a mudar contadores. Agradece que os contadores sejam mudados estarem mais acessíveis aos seus funcionários. Todas as obras inerentes à sua mudança estão ao cargo do cliente. A EDP apenas translada o contador propriamente dito (que consiste em desselar o contador, desapertar condutores, desapertar contador, a apertar contador no novo local, apertar condutores e selar contador). A deslocação do ramal e instalação do quadro onde o contador vai ser instalado, é por conta do cliente.
Ponto nº2: "Sabemos que aquela é uma área comum e por isso os vizinhos têm direito ao acesso ao contador, o que faz pouco sentido pois eles não deveriam vir para a nossa porta." Se o contador está naquela área comum, porquê o pouco sentido de eles não terem acesso a ela? Não estou a ver a configuração da habitação, mas também não estou a perceber o texto. A área comum é até onde afinal? Ela está perfeitamente definida entre vizinhos?
lclcosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por lclcosta »

Caro Nelmindo,
A área comum está definida (apesar de não ser de comum acordo), trata-se de duas habitações, rés do chão e 1º andar com uma área comum lateral que se estende à nossa porta de entrada, os contadores estão na parede ao lado da nossa porta.
Infelizmente não há comum acordo com os vizinhos de cima e mudar o contador para o muro exterior.
Nós queríamos encontrar uma forma de fazer com que a EDP decidisse mudar o contador para o exterior uma vez que por nossa conta não pode ser porque os vizinhos não concordam!
Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

lclcosta Escreveu: 12 jul 2017, 10:39 Caro Nelmindo,
A área comum está definida (apesar de não ser de comum acordo), trata-se de duas habitações, rés do chão e 1º andar com uma área comum lateral que se estende à nossa porta de entrada, os contadores estão na parede ao lado da nossa porta.
Infelizmente não há comum acordo com os vizinhos de cima e mudar o contador para o muro exterior.
Nós queríamos encontrar uma forma de fazer com que a EDP decidisse mudar o contador para o exterior uma vez que por nossa conta não pode ser porque os vizinhos não concordam!
Obrigado
Não consegue fazer isso, porque a EDP não é obrigada. O problema disto tudo, é que a instalação não é da EDP. É do cliente.
Isso é um problema (ou não problema...) que tem entre o seu vizinho, que terá que resolver (ou convencer).
lclcosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por lclcosta »

Já ouvi falar que uma reclamação junto da EDP pode ajudar se usarmos os argumentos certos...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”