luisilva78 Escreveu: 03 jul 2017, 00:09Esta resposta não faz muito sentido no contexto em que estamos. Veja-se o que foi escrito no primeiro post:elecited Escreveu: 02 jul 2017, 23:07 viva,
é um dever encontrar outro eletricista, muito difícil vai ser o assumir das responsabilidades.
acho que neste caso a solução passaria por nova contratação de eletrecista e repor tudo o que está errado com a responsabilidade aplicada ao "eletrecista" que também deve assumir os custos da mão de obra material.
para a próxima certifique-se se os técnicos estão certificados para as funções a executar. não confie muito em determinados empreiteiros que só visam os orçamentos mais baixos das várias especialidades.
cumprimentosNa minha opinião penso que devia falar com o empreiteiro. A responsabilidade é dele, por isso se for necessário contratar outro electricista para resolver os problemas que o primeiro originou (que foi contratado pelo empreiteiro), é ele que deve tratar disso, e suportar os encargos que daí advenham. Mas o melhor era esperar pelo chumbo da instalação na inspecção. É obrigatória a presença do dono de obra na inspecção, nessa altura pode questionar o inspector sobre aquilo que pensa serem não conformidades.ffraca Escreveu: 22 jun 2017, 00:03 Tenho uma moradia em construção, adjudiquei tudo a um empreiteiro e o mesmo tratou de disponibilizar um electricista para fazer os trabalhos.
(...)
Mas neste momento surge-me duvidas que já tentei esclarecer e a resposta foi que já trabalham a 30 anos nisto, já passou por centenas de inspecções e portanto não aceita ser questionado por mim pelo trabalho executado.
Isto parece coisa de gente sem responsabilidade:
1. a responsabilidade é sempre do eletricista. o executante é o eletricista, o empreiteiro poderá ser o responsável perante o cliente, mas o responsável para o empreiteiro é sempre o eletricista.
2. não é obrigatória a presença do dono da obra no ato da inspeção efetuada pela certiel.
3. tem uma opção que me parece mais funcional neste caso: a certiel tem um serviço que disponibiliza um inspetor para ir ao local e elaborar um relatório sobre toda a instalação elétrica.
4. com este relatório na sua posse e antes dos trabalhos estarem concluídos apresenta-o ao empreiteiro que tem a obrigatoriedade de corrigir tudo o que está errado.
cump